A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Édi Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81906
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_61f1a73cd5947125dbe6fbef10243302
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo EcuménicoThe Protestant Reformation: Between the Schism and the Ecumenical DialogueReforma ProtestanteMartinho LuteroJoão CalvinoHenrique VIIISala de aula invertidaProtestant ReformationMartin LutherJohn CalvinHenry VIIIFlipped classroomRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasBased on a year of pedagogical experience of internship and bibliographical research, this report aims to approach a subject of the eighth grade, and develop it in to a work of bibliographical synthesis and create a didactic application related with the theme in study. After an analysis of the months as a trainee teacher, this paper will focus on the Protestant Reformation in three steps: first, a historical contextualization about the Western Church at the end of the Middle Ages; secondly, the study of the three main Protestant Churches of the 16th century and, finally, a short analysis on the evolution of the contact between catholics and protestants in the contemporaneity. The objective is to better understand the changes in the relationship between the two main parts of the Western Christianity, what created the churches that we studied and the elements that are equal and those who are not. In the last chapter, this report will approach the use of different types of documents in the classroom, the way they can be adapted didactically, the presentation of the flipped classroom strategy and the application in the classroom of the theme in approach. For this, we created two classes. The main materials, created by us, pretend that the students gain knowledge at home in order to they be able to expose it and be evaluated through it in the classroom. We pretend and we believe that it’s possible to promote and improve the learning, because the theorical knowledge is studied by the students themselves at home.Baseado num ano de experiência pedagógica de estágio e de pesquisa bibliográfica, este relatório pretende abordar um tema do 8º ano de escolaridade, desenvolvê-lo com base num trabalho de síntese bibliográfica e criar uma aplicação didática relacionada com a temática em apreço. Após uma análise dos meses como professor estagiário, o presente trabalho irá focar-se na Reforma Protestante, passando por três etapas: uma contextualização histórica da situação da Igreja Ocidental em fins da Idade Média, o estudo das três principais correntes protestantes do séc. XVI e, por fim, uma breve abordagem sobre a evolução do diálogo ecuménico entre católicos e protestantes na contemporaneidade. Desta forma, o objetivo passa por tornar percetível a mudança na relação entre os dois principais ramos do Cristianismo Ocidental, sem esquecer o que levou à formação das diversas Igrejas abordadas, os elementos que as unem, mas também os que as particularizam. No último capítulo, este relatório irá abordar o uso de diversos tipos de documentação em sala de aula, o modo com pode ser adaptado didaticamente, a apresentação da estratégia flipped classroom e a respetiva aplicação em sala de aula do tema previamente abordado. Para tal, estão preparadas duas aulas. O principal material produzido por nós pretende que os alunos obtenham conhecimento em casa de forma a permitir a sua exposição e avaliação oral em sala de aula. Pretendemos e acreditamos que é possível estimular a autonomia e melhorar a aprendizagem, tendo em conta que os conteúdos teóricos são trabalhados pelos próprios alunos em casa.2018-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81906http://hdl.handle.net/10316/81906TID:202044548porCarreira, Édi Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:55.041630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico
The Protestant Reformation: Between the Schism and the Ecumenical Dialogue
title A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico
spellingShingle A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico
Carreira, Édi Ferreira
Reforma Protestante
Martinho Lutero
João Calvino
Henrique VIII
Sala de aula invertida
Protestant Reformation
Martin Luther
John Calvin
Henry VIII
Flipped classroom
title_short A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico
title_full A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico
title_fullStr A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico
title_full_unstemmed A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico
title_sort A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico
author Carreira, Édi Ferreira
author_facet Carreira, Édi Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, Édi Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma Protestante
Martinho Lutero
João Calvino
Henrique VIII
Sala de aula invertida
Protestant Reformation
Martin Luther
John Calvin
Henry VIII
Flipped classroom
topic Reforma Protestante
Martinho Lutero
João Calvino
Henrique VIII
Sala de aula invertida
Protestant Reformation
Martin Luther
John Calvin
Henry VIII
Flipped classroom
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81906
http://hdl.handle.net/10316/81906
TID:202044548
url http://hdl.handle.net/10316/81906
identifier_str_mv TID:202044548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133932282707968