Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Susana Fernandes dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7668
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_62102014bc499b77ef798d4cbbf1ed9a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento femininoTomada de decisãocomportamento de compracasalautomóvelcaracterísticas sociodemográficas da mulherportuguêsDecision makingbuying behaviorcoupleautomobilewife's sociodemographic characteristicsPortugueseMestrado em MarketingO poder da família nas decisões tomadas individualmente é um fenómeno amplamente reconhecido. No entanto, com as alterações nas estruturas familiares verificadas nas últimas décadas, analisar e compreender os padrões e dinâmicas de influência da família tem ganho particular atenção. Neste sentido, a presente dissertação procura examinar, para o contexto português, a tomada de decisão de compra, em casal, de um automóvel para a família, analisando as influências relativas exercidas por ambos os cônjuges no processo de decisão e em áreas de decisão específicas, e tentando perceber se as características sociodemográficas do elemento feminino do casal têm impacto nesses padrões de influência. A investigação foi realizada adotando uma abordagem quantitativa e amostragem por conveniência, tendo 178 casais portugueses respondido ao questionário. Através da aplicação do Feasibility Triangle verificou-se que grande parte das decisões, tanto no processo de tomada de decisão como na escolha das características e atributos do automóvel, são tomadas em conjunto, ainda que aquelas que necessitam de experiência e conhecimentos específicos continuem a ser dominadas pelo homem. Os resultados também mostraram que, no geral, as influências exercidas pelos membros do casal estão relacionadas com as características sociodemográficas da mulher. As mulheres jovens, casadas há poucos anos, sem filhos e com maiores recursos económicos e educativos são as mais influentes e decidem mais em conjunto.The power of family in individually made decisions is a widely recognized phenomenon. However, with changes in family structures observed in the last few decades, analyzing and understanding the family's patterns and dynamics of influence has gained particular attention. In this sense, the present thesis seeks to examine, for the Portuguese context, the purchase decision making, by the couple, of a family car, analyzing the relative influences exerted by both spouses in the decision process and in specific areas of decision, and trying to understand if the sociodemographic characteristics of the female element of the couple have an impact on these patterns of influence. The investigation was performed adopting a quantitative approach and convenience sampling, having 178 Portuguese couples answered the questionnaire. Through the application of the Feasibility Triangle it was found that most of the decisions, both in the decision making process and in the selection of the automobile's characteristics and attributes, are made jointly, although those that require experience and expertise continue to be dominated by the husband. The results also showed that, overall, the influences exerted by the members of a couple are related with the wife's sociodemographic characteristics. Younger women, married for a few years, without children and with more economic and educational resources are the most influential and decide more jointly.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaSantos, Susana Fernandes dos2014-12-29T14:10:08Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7668porSantos, Susana Catarina de Jesus Fernandes dos (2014). "Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:48.211274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino
title Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino
spellingShingle Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino
Santos, Susana Fernandes dos
Tomada de decisão
comportamento de compra
casal
automóvel
características sociodemográficas da mulher
português
Decision making
buying behavior
couple
automobile
wife's sociodemographic characteristics
Portuguese
title_short Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino
title_full Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino
title_fullStr Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino
title_full_unstemmed Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino
title_sort Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino
author Santos, Susana Fernandes dos
author_facet Santos, Susana Fernandes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Susana Fernandes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de decisão
comportamento de compra
casal
automóvel
características sociodemográficas da mulher
português
Decision making
buying behavior
couple
automobile
wife's sociodemographic characteristics
Portuguese
topic Tomada de decisão
comportamento de compra
casal
automóvel
características sociodemográficas da mulher
português
Decision making
buying behavior
couple
automobile
wife's sociodemographic characteristics
Portuguese
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29T14:10:08Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7668
url http://hdl.handle.net/10400.5/7668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Susana Catarina de Jesus Fernandes dos (2014). "Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131024908615680