Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/7668 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_62102014bc499b77ef798d4cbbf1ed9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7668 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento femininoTomada de decisãocomportamento de compracasalautomóvelcaracterísticas sociodemográficas da mulherportuguêsDecision makingbuying behaviorcoupleautomobilewife's sociodemographic characteristicsPortugueseMestrado em MarketingO poder da família nas decisões tomadas individualmente é um fenómeno amplamente reconhecido. No entanto, com as alterações nas estruturas familiares verificadas nas últimas décadas, analisar e compreender os padrões e dinâmicas de influência da família tem ganho particular atenção. Neste sentido, a presente dissertação procura examinar, para o contexto português, a tomada de decisão de compra, em casal, de um automóvel para a família, analisando as influências relativas exercidas por ambos os cônjuges no processo de decisão e em áreas de decisão específicas, e tentando perceber se as características sociodemográficas do elemento feminino do casal têm impacto nesses padrões de influência. A investigação foi realizada adotando uma abordagem quantitativa e amostragem por conveniência, tendo 178 casais portugueses respondido ao questionário. Através da aplicação do Feasibility Triangle verificou-se que grande parte das decisões, tanto no processo de tomada de decisão como na escolha das características e atributos do automóvel, são tomadas em conjunto, ainda que aquelas que necessitam de experiência e conhecimentos específicos continuem a ser dominadas pelo homem. Os resultados também mostraram que, no geral, as influências exercidas pelos membros do casal estão relacionadas com as características sociodemográficas da mulher. As mulheres jovens, casadas há poucos anos, sem filhos e com maiores recursos económicos e educativos são as mais influentes e decidem mais em conjunto.The power of family in individually made decisions is a widely recognized phenomenon. However, with changes in family structures observed in the last few decades, analyzing and understanding the family's patterns and dynamics of influence has gained particular attention. In this sense, the present thesis seeks to examine, for the Portuguese context, the purchase decision making, by the couple, of a family car, analyzing the relative influences exerted by both spouses in the decision process and in specific areas of decision, and trying to understand if the sociodemographic characteristics of the female element of the couple have an impact on these patterns of influence. The investigation was performed adopting a quantitative approach and convenience sampling, having 178 Portuguese couples answered the questionnaire. Through the application of the Feasibility Triangle it was found that most of the decisions, both in the decision making process and in the selection of the automobile's characteristics and attributes, are made jointly, although those that require experience and expertise continue to be dominated by the husband. The results also showed that, overall, the influences exerted by the members of a couple are related with the wife's sociodemographic characteristics. Younger women, married for a few years, without children and with more economic and educational resources are the most influential and decide more jointly.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaSantos, Susana Fernandes dos2014-12-29T14:10:08Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7668porSantos, Susana Catarina de Jesus Fernandes dos (2014). "Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:48.211274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino |
title |
Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino |
spellingShingle |
Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino Santos, Susana Fernandes dos Tomada de decisão comportamento de compra casal automóvel características sociodemográficas da mulher português Decision making buying behavior couple automobile wife's sociodemographic characteristics Portuguese |
title_short |
Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino |
title_full |
Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino |
title_fullStr |
Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino |
title_full_unstemmed |
Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino |
title_sort |
Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino |
author |
Santos, Susana Fernandes dos |
author_facet |
Santos, Susana Fernandes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Helena Martins Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Susana Fernandes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tomada de decisão comportamento de compra casal automóvel características sociodemográficas da mulher português Decision making buying behavior couple automobile wife's sociodemographic characteristics Portuguese |
topic |
Tomada de decisão comportamento de compra casal automóvel características sociodemográficas da mulher português Decision making buying behavior couple automobile wife's sociodemographic characteristics Portuguese |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-29T14:10:08Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/7668 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/7668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Susana Catarina de Jesus Fernandes dos (2014). "Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131024908615680 |