O consumidor orientado para o slow-fashion : relação entre perfil, orientação e intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Inês Margarida Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19935
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling O consumidor orientado para o slow-fashion : relação entre perfil, orientação e intenção de compraFast-FashionSustentabilidadeSlow-FashionCaracterísticas SociodemográficasCaracterísticas PsicográficasOrientaçãoIntenção de CompraSustainabilitySociodemographic CharacteristicsPsychographic CharacteristicsOrientationPurchase IntentMestrado em MarketingEm resultado dos desafios ambientais e sociais que o planeta enfrenta atualmente e que comprometem a sua sustentabilidade, um número crescente de consumidores preocupa-se com estas questões, apoiando movimentos que garantem a satisfação das necessidades presentes sem comprometer as futuras e pressionando as empresas no mesmo sentido. Um desses movimentos sustentáveis é o slow-fashion, que em contraste com o fast-fashion, batalha contra os impactos negativos de uma das indústrias mais poluentes e menos éticas, a da moda. Neste sentido, tendo em conta a clara expansão deste movimento e o conhecimento restrito sobre o tema, o objetivo geral da presente dissertação passa por identificar a dimensão e o perfil sociodemográfico e psicográfico do grupo de consumidores portugueses de artigos de moda altamente orientados para o slow-fashion, tal como por determinar a sua intenção de compra. Os resultados indicam que o grupo de inquiridos altamente orientados para o slow-fashion detém uma dimensão significativa na amostra. Em relação ao perfil, são as mulheres com mais de 54 anos que possuem uma orientação mais elevada, não se verificando diferenças quanto a habilitações literárias e rendimento. Para além disso, os valores ambientais, valores altruístas, crenças negativas sobre sweatshop e crenças negativas sobre questões ambientais na indústria da moda, mostram-se relevantes na explicação desta orientação, ao contrário dos valores egoístas. Por fim, quanto maior a orientação para o slow-fashion, maior a intenção em comprar estes produtos.As a result of the environmental and social challenges faced by the planet nowadays which undermine its sustainability, a growing number of consumers is concerned about these issues, supporting movements that ensure the satisfaction of present needs without compromising future ones and putting pressure on companies to do it as well. One of these sustainable movements is slow-fashion, that, in contrast to fast-fashion, battles against the negative impacts of one of the most polluting and unethical industries, the fashion industry. Thus, considering the clear expansion of this movement and the limited knowledge on it, the goal of this dissertation is to identify the dimension and the sociodemographic and psychographic profile of the Portuguese consumers group that has a high slow-fashion orientation and determine their purchase intention. The results show that the respondents' group that has a high slow-fashion orientation owns a significant size in the sample. Regarding their profile, women over 54 are the ones who have a higher orientation to slow-fashion, with no differences in terms of academic qualifications and income. In addition, the environmental values, altruistic values, negative beliefs about sweatshop and negative beliefs about environmental issues in the fashion industry are relevant in explaining this orientation, as opposed to egoistic values. Finally, the higher the consumer orientation, the greater the purchase intention.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaVaz, Inês Margarida Pereira2020-03-20T17:34:33Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19935porVaz, Inês Margarida Pereira (2019). "O consumidor orientado para o slow-fashion : relação entre perfil, orientação e intenção de compra", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:46.516495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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