Atitudes dos estudantes de enfermagem perante a pessoa com doença mental
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000100035 |
Resumo: | Resumo Enquadramento: as atitudes dos estudantes de enfermagem perante a pessoa com doença mental podem influenciar as suas aprendizagens e o desenvolvimento de competências, comprometendo a prestação de cuidados como futuros enfermeiros. Objetivo: conhecer as atitudes dos estudantes de enfermagem perante a pessoa com doença mental e verificar a correlação existente entre a frequência das unidades curriculares de Saúde Mental e Psiquiatria e as suas atitudes perante a pessoa com doença mental. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo-correlacional. Amostra de conveniência com 47 estudantes do curso de licenciatura em enfermagem de uma Escola Superior de Saúde da região norte de Portugal. Dados colhidos através de questionário on-line, constituído pelo Attribution Questionaire (AQ-27) (Sousa et al., 2008). Recorreu-se à análise estatística descritiva e inferencial, através do Statistical Package for the Social Sciences (versão 26). Resultados: verificou-se a presença de estigma moderado nas atitudes dos estudantes de enfermagem. Observaram-se diferenças estatisticamente significativas entre o semestre do curso sobre as categorias Irritação [X2 (3) =14,416; P=0,002], Perigosidade [X2 (3) =11,650; P=0,009] e Medo [X2 (3) =12,523; P=0,006] e Pena [F (3,43) = 5,471; P=0,003]. Conclusão: o ensino teórico e prático revelou diminuição de atitudes estigmatizantes, bem como a experiência prévia em Saúde Mental. |
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