Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sandra Cristina da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14362
Resumo: O presente estudo encontra-se relacionado com a temática da sensibilização à diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática no 1ºCEB e teve como principal objetivo compreender de que forma a abordagem sensibilização à diversidade linguística e cultural pode contribuir para o ensino-aprendizagem da gramática, mais propriamente da flexão nominal em género. De forma a dar resposta ao objetivo definido para o nosso estudo, delineámos e implementámos um projeto de intervenção didática constituído por sete sessões de trabalho. No decorrer das sessões abordámos conteúdos do conhecimento explícito da língua, relativos ao plano morfológico (flexão nominal, género - masculino e feminino) e às classes de palavras (nomes, próprio e comum, e adjetivo). Para a abordagem dos conteúdos programáticos mencionados realizámos atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural, através da apresentação e exploração de uma história, com a qual pretendíamos promover atitudes positivas de abertura à diferença linguística, cultural e étnica, e fazer contactar com unidades linguísticas em diferentes línguas. Neste estudo adotámos uma metodologia de tipo investigação-ação. No projeto participaram os alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos, de um agrupamento de escolas do concelho de Ílhavo e duas investigadoras, professoras estagiárias responsáveis pela conceção e implementação do projeto de intervenção. Para a recolha dos dados foram selecionados alguns instrumentos e técnicas como: a observação, os registos audiovisuais e fotográficos, as fichas de avaliação individual e o portefólio. A análise dos dados permite-nos constatar que a articulação entre a sensibilização à diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática é uma mais-valia promotora de aprendizagens significativas. Através dos resultados obtidos pudemos verificar que esta articulação contribui para o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos e, ainda, para o reconhecimento e valorização de outras línguas e uma maior abertura ao Outro.
id RCAP_6226591220f61248a24b871021ed81ee
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEBEducação pré-escolarDiversidade linguísticaEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento das criançasPortfólioGramáticaO presente estudo encontra-se relacionado com a temática da sensibilização à diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática no 1ºCEB e teve como principal objetivo compreender de que forma a abordagem sensibilização à diversidade linguística e cultural pode contribuir para o ensino-aprendizagem da gramática, mais propriamente da flexão nominal em género. De forma a dar resposta ao objetivo definido para o nosso estudo, delineámos e implementámos um projeto de intervenção didática constituído por sete sessões de trabalho. No decorrer das sessões abordámos conteúdos do conhecimento explícito da língua, relativos ao plano morfológico (flexão nominal, género - masculino e feminino) e às classes de palavras (nomes, próprio e comum, e adjetivo). Para a abordagem dos conteúdos programáticos mencionados realizámos atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural, através da apresentação e exploração de uma história, com a qual pretendíamos promover atitudes positivas de abertura à diferença linguística, cultural e étnica, e fazer contactar com unidades linguísticas em diferentes línguas. Neste estudo adotámos uma metodologia de tipo investigação-ação. No projeto participaram os alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos, de um agrupamento de escolas do concelho de Ílhavo e duas investigadoras, professoras estagiárias responsáveis pela conceção e implementação do projeto de intervenção. Para a recolha dos dados foram selecionados alguns instrumentos e técnicas como: a observação, os registos audiovisuais e fotográficos, as fichas de avaliação individual e o portefólio. A análise dos dados permite-nos constatar que a articulação entre a sensibilização à diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática é uma mais-valia promotora de aprendizagens significativas. Através dos resultados obtidos pudemos verificar que esta articulação contribui para o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos e, ainda, para o reconhecimento e valorização de outras línguas e uma maior abertura ao Outro.The present study is related to the theme of linguistic diversity awareness and the teaching of grammar in primary school level and had as main purpose to understand how the awareness of linguistic and cultural diversity (awakening to languages approach) can contribute to the teaching and learning of grammar, more exactly the nominal inflection of gender. In order to meet the set purpose of our study, we designed and implemented a didactical intervention project consisting of seven sessions. Throughout the sessions we have addressed the contents of the explicit knowledge of the language, concerning morphology (nominal inflection; masculine and feminine gender) and word category (proper nouns, common nouns and adjectives). To the approach of the programmatic contents mentioned, we performed activities of language awareness through the presentation and analysis of a story, with which we intended to promote positive attitudes concerning linguistic, cultural and ethnic diversity in order to make contact with linguistics units in other languages (minority languages). In this study we have adopted an action-research type methodology. This project involved the participation of a first grade class, constituted by twenty students, two researchers, who were responsible for the planning and intervention project. To collect data it was selected some instruments were selected such as: observation, audiovisual and photographic records, individual evaluation sheets and the portfolio. The analysis of the data allow us to observe that the link between the awareness of linguistic and cultural diversity and the teaching of grammar is a great asset that promotes significant learning. We could verify that this link contributes to the development of language awareness and still promotes the recognition and enhancements of other languages, cultures and peoples.Universidade de Aveiro2015-07-08T10:50:18Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14362TID:201592398porPereira, Sandra Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:15Zoai:ria.ua.pt:10773/14362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:57.234296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB
title Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB
spellingShingle Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB
Pereira, Sandra Cristina da Silva
Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Portfólio
Gramática
title_short Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB
title_full Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB
title_fullStr Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB
title_full_unstemmed Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB
title_sort Diversidade linguística no ensino da flexão nominal em género no 1º CEB
author Pereira, Sandra Cristina da Silva
author_facet Pereira, Sandra Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sandra Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Portfólio
Gramática
topic Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Portfólio
Gramática
description O presente estudo encontra-se relacionado com a temática da sensibilização à diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática no 1ºCEB e teve como principal objetivo compreender de que forma a abordagem sensibilização à diversidade linguística e cultural pode contribuir para o ensino-aprendizagem da gramática, mais propriamente da flexão nominal em género. De forma a dar resposta ao objetivo definido para o nosso estudo, delineámos e implementámos um projeto de intervenção didática constituído por sete sessões de trabalho. No decorrer das sessões abordámos conteúdos do conhecimento explícito da língua, relativos ao plano morfológico (flexão nominal, género - masculino e feminino) e às classes de palavras (nomes, próprio e comum, e adjetivo). Para a abordagem dos conteúdos programáticos mencionados realizámos atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural, através da apresentação e exploração de uma história, com a qual pretendíamos promover atitudes positivas de abertura à diferença linguística, cultural e étnica, e fazer contactar com unidades linguísticas em diferentes línguas. Neste estudo adotámos uma metodologia de tipo investigação-ação. No projeto participaram os alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos, de um agrupamento de escolas do concelho de Ílhavo e duas investigadoras, professoras estagiárias responsáveis pela conceção e implementação do projeto de intervenção. Para a recolha dos dados foram selecionados alguns instrumentos e técnicas como: a observação, os registos audiovisuais e fotográficos, as fichas de avaliação individual e o portefólio. A análise dos dados permite-nos constatar que a articulação entre a sensibilização à diversidade linguística e cultural e o ensino da gramática é uma mais-valia promotora de aprendizagens significativas. Através dos resultados obtidos pudemos verificar que esta articulação contribui para o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos e, ainda, para o reconhecimento e valorização de outras línguas e uma maior abertura ao Outro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-07-08T10:50:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14362
TID:201592398
url http://hdl.handle.net/10773/14362
identifier_str_mv TID:201592398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137550171897856