Representações sobre as dificuldades linguísticas de alunos estrangeiros do 2º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14861 |
Resumo: | Na era da globalização, Portugal surge como um país cujas fronteiras se abrem a um número crescente de imigrantes oriundos das mais diversas partes do mundo, denominando-se, assim, país de acolhimento. Perante tal fenómeno emerge a necessidade de implementar um sistema de medidas que salvaguardem os direitos destas minorias e sobretudo que as abriguem dos perigos de exclusão social. Neste sentido, a escola, como instituição de educação, destaca-se pelo seu importante papel na formação de princípios de valorização da diversidade linguística e cultural e pela sensibilização do respeito pelo Outro linguística e culturalmente diferente, sendo o domínio da língua portuguesa o principal requisito para o sucesso social e escolar. Partindo deste pressuposto, o nosso estudo incide sobre as representações de três alunas estrangeiras (Brasil, China e Moldávia), no Segundo Ciclo do Ensino Básico, no decorrer do ano 2012/2013, e sobre a consciência das suas dificuldades por parte dessas alunas. As representações das dificuldades e a consciência sobre elas são analisadas através de biografias linguísticas escritas e de entrevistas individuais. Com este estudo pretendemos realçar o papel e a influência das representações na aprendizagem de uma língua, bem como a importância do desenvolvimento da consciência (meta)linguística. Pretendemos ainda alertar os professores para estes aspetos que potenciam o sucesso educativo e contribuem para uma melhor integração do aluno na escola e na sociedade. Através dos resultados obtidos, pudemos concluir que os alunos que detêm representações positivas face à língua portuguesa atribuem um grande valor à língua e à importância da sua apropriação e estão mais predispostos à sua aprendizagem. |
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Representações sobre as dificuldades linguísticas de alunos estrangeiros do 2º CEBDiversidade linguísticaPluralismo culturalIntegração escolarAlunos estrangeirosEnsino básico 2º cicloConsciência metalinguísticaDesenvolvimento das competênciasNa era da globalização, Portugal surge como um país cujas fronteiras se abrem a um número crescente de imigrantes oriundos das mais diversas partes do mundo, denominando-se, assim, país de acolhimento. Perante tal fenómeno emerge a necessidade de implementar um sistema de medidas que salvaguardem os direitos destas minorias e sobretudo que as abriguem dos perigos de exclusão social. Neste sentido, a escola, como instituição de educação, destaca-se pelo seu importante papel na formação de princípios de valorização da diversidade linguística e cultural e pela sensibilização do respeito pelo Outro linguística e culturalmente diferente, sendo o domínio da língua portuguesa o principal requisito para o sucesso social e escolar. Partindo deste pressuposto, o nosso estudo incide sobre as representações de três alunas estrangeiras (Brasil, China e Moldávia), no Segundo Ciclo do Ensino Básico, no decorrer do ano 2012/2013, e sobre a consciência das suas dificuldades por parte dessas alunas. As representações das dificuldades e a consciência sobre elas são analisadas através de biografias linguísticas escritas e de entrevistas individuais. Com este estudo pretendemos realçar o papel e a influência das representações na aprendizagem de uma língua, bem como a importância do desenvolvimento da consciência (meta)linguística. Pretendemos ainda alertar os professores para estes aspetos que potenciam o sucesso educativo e contribuem para uma melhor integração do aluno na escola e na sociedade. Através dos resultados obtidos, pudemos concluir que os alunos que detêm representações positivas face à língua portuguesa atribuem um grande valor à língua e à importância da sua apropriação e estão mais predispostos à sua aprendizagem.In the era of globalization, Portugal appears as a country whose borders open up to an increasing number of immigrants coming from all over the world, calling itself, therefore, host country. Before this phenomenon emerges the need to implement a system of measures to safeguard the rights of these minorities and especially protect them against the dangers of social exclusion. In this sense, school, as an education institution, stands out for its important role in the formation of valuation principles of linguistic and cultural diversity and for the awareness of respect for others that are linguistically and culturally different, being the domain of Portuguese Language the main requirement for social and school success. Based on this assumption, our study focuses on the representations of three foreign students (Brasil, China and Moldova), from the 2nd cycle of basic education, during the academic year of 2012/2013 and the awareness of those difficulties on the part of those students. The representations of the difficulties and awareness about them are analyzed through written language biographies and individual interviews. With this study we want to enhance the role and the influence of representations in the learning of a language, as well as the importance of the development of (meta)linguistic consciousness. We still intend to alert teachers to these aspects that enhance the educational success and contribute to a better integration of the student in school and in society. Fro the results obtained, we could conclude that the students who hold positive representations regarding portuguese language attribute a big value to language and the significance of this appropriation and they are more likely to learning.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:50Z2014-12-01T00:00:00Z2014-122016-11-24T11:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14861TID:201564920porCunha, Ana Sofia Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:18Zoai:ria.ua.pt:10773/14861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:21.075092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Na era da globalização, Portugal surge como um país cujas fronteiras se abrem a um número crescente de imigrantes oriundos das mais diversas partes do mundo, denominando-se, assim, país de acolhimento. Perante tal fenómeno emerge a necessidade de implementar um sistema de medidas que salvaguardem os direitos destas minorias e sobretudo que as abriguem dos perigos de exclusão social. Neste sentido, a escola, como instituição de educação, destaca-se pelo seu importante papel na formação de princípios de valorização da diversidade linguística e cultural e pela sensibilização do respeito pelo Outro linguística e culturalmente diferente, sendo o domínio da língua portuguesa o principal requisito para o sucesso social e escolar. Partindo deste pressuposto, o nosso estudo incide sobre as representações de três alunas estrangeiras (Brasil, China e Moldávia), no Segundo Ciclo do Ensino Básico, no decorrer do ano 2012/2013, e sobre a consciência das suas dificuldades por parte dessas alunas. As representações das dificuldades e a consciência sobre elas são analisadas através de biografias linguísticas escritas e de entrevistas individuais. Com este estudo pretendemos realçar o papel e a influência das representações na aprendizagem de uma língua, bem como a importância do desenvolvimento da consciência (meta)linguística. Pretendemos ainda alertar os professores para estes aspetos que potenciam o sucesso educativo e contribuem para uma melhor integração do aluno na escola e na sociedade. Através dos resultados obtidos, pudemos concluir que os alunos que detêm representações positivas face à língua portuguesa atribuem um grande valor à língua e à importância da sua apropriação e estão mais predispostos à sua aprendizagem. |
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