Representações sobre as dificuldades linguísticas de alunos estrangeiros do 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Sofia Fernandes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14861
Resumo: Na era da globalização, Portugal surge como um país cujas fronteiras se abrem a um número crescente de imigrantes oriundos das mais diversas partes do mundo, denominando-se, assim, país de acolhimento. Perante tal fenómeno emerge a necessidade de implementar um sistema de medidas que salvaguardem os direitos destas minorias e sobretudo que as abriguem dos perigos de exclusão social. Neste sentido, a escola, como instituição de educação, destaca-se pelo seu importante papel na formação de princípios de valorização da diversidade linguística e cultural e pela sensibilização do respeito pelo Outro linguística e culturalmente diferente, sendo o domínio da língua portuguesa o principal requisito para o sucesso social e escolar. Partindo deste pressuposto, o nosso estudo incide sobre as representações de três alunas estrangeiras (Brasil, China e Moldávia), no Segundo Ciclo do Ensino Básico, no decorrer do ano 2012/2013, e sobre a consciência das suas dificuldades por parte dessas alunas. As representações das dificuldades e a consciência sobre elas são analisadas através de biografias linguísticas escritas e de entrevistas individuais. Com este estudo pretendemos realçar o papel e a influência das representações na aprendizagem de uma língua, bem como a importância do desenvolvimento da consciência (meta)linguística. Pretendemos ainda alertar os professores para estes aspetos que potenciam o sucesso educativo e contribuem para uma melhor integração do aluno na escola e na sociedade. Através dos resultados obtidos, pudemos concluir que os alunos que detêm representações positivas face à língua portuguesa atribuem um grande valor à língua e à importância da sua apropriação e estão mais predispostos à sua aprendizagem.
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