Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso, José Domínguez
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Castedo, Antonio López, Juste, Margarita Rosa Pino, Varela, Elia Vázquez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7749
Resumo: O sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa.
id RCAP_6228c5816301783b51c60ab49d580200
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidadIntegración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidadIntegración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidadArtigosO sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa.The Spanish educational system defends an inclusive approach in attending to the diversity of students in compulsory educational institutions. A qualitativequantitative research was carried out to check the gradual substitution of the integrative practices by the inclusive ones in educational centres. Two methodological phases were completed: in a first step qualitative data were collected and analysed (focus group), and in a second step a quantitative analysis was made (questionnaire feedback). The first analysis (qualitative) shows a predominance of aspects that hinder the attention to diversity (64%), compared to those which promote it (36%). The data obtained from the quantitative analysis reflects more integrative tendencies (74%), than inclusiveones (26%). Also, the inferential analysis indicates that the more educational experience, the less importance is given to the attention to diversity, and viceversa.El sistema educativo español aboga por la inclusión educativa en la atención al alumnado diverso en los centros de enseñanza obligatoria. Se realizó una investigación cualitativa-cuantitativa, cuyo objetivo era comprobar la sustitución paulatina de la perspectiva integradora por las prácticas inclusivas en los centros educativos. Así, los métodos se ejecutaron de manera secuencial: en una primera etapa se recolectaran y analizaran los datos cualitativos (grupos de enfoque), y en una segunda fase se recabaran y examinaran datos cuantitativos (cuestionario de opinión). El primer análisis muestra un predominio de aspectos que entorpecen la atención a la diversidad (64%), frente a los que la favorecen (36%). El segundo refleja un predominio del modelo de integración (74%), en detrimento del modelo de inclusión (26%). Además, el análisis inferencial revela que a mayor experiencia docente menor importancia se le concede a la atención del alumnado diverso, y viceversa.Instituto de Educação - Universidade do Minho2015-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7749por2183-04520871-9187Alonso, José DomínguezCastedo, Antonio LópezJuste, Margarita Rosa PinoVarela, Elia Vázquezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:44.797686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
title Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
spellingShingle Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
Alonso, José Domínguez
Artigos
title_short Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
title_full Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
title_fullStr Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
title_full_unstemmed Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
title_sort Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
author Alonso, José Domínguez
author_facet Alonso, José Domínguez
Castedo, Antonio López
Juste, Margarita Rosa Pino
Varela, Elia Vázquez
author_role author
author2 Castedo, Antonio López
Juste, Margarita Rosa Pino
Varela, Elia Vázquez
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso, José Domínguez
Castedo, Antonio López
Juste, Margarita Rosa Pino
Varela, Elia Vázquez
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.7749
url https://doi.org/10.21814/rpe.7749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222756364288