Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.7749 |
Resumo: | O sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa. |
id |
RCAP_6228c5816301783b51c60ab49d580200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7749 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidadIntegración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidadIntegración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidadArtigosO sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa.The Spanish educational system defends an inclusive approach in attending to the diversity of students in compulsory educational institutions. A qualitativequantitative research was carried out to check the gradual substitution of the integrative practices by the inclusive ones in educational centres. Two methodological phases were completed: in a first step qualitative data were collected and analysed (focus group), and in a second step a quantitative analysis was made (questionnaire feedback). The first analysis (qualitative) shows a predominance of aspects that hinder the attention to diversity (64%), compared to those which promote it (36%). The data obtained from the quantitative analysis reflects more integrative tendencies (74%), than inclusiveones (26%). Also, the inferential analysis indicates that the more educational experience, the less importance is given to the attention to diversity, and viceversa.El sistema educativo español aboga por la inclusión educativa en la atención al alumnado diverso en los centros de enseñanza obligatoria. Se realizó una investigación cualitativa-cuantitativa, cuyo objetivo era comprobar la sustitución paulatina de la perspectiva integradora por las prácticas inclusivas en los centros educativos. Así, los métodos se ejecutaron de manera secuencial: en una primera etapa se recolectaran y analizaran los datos cualitativos (grupos de enfoque), y en una segunda fase se recabaran y examinaran datos cuantitativos (cuestionario de opinión). El primer análisis muestra un predominio de aspectos que entorpecen la atención a la diversidad (64%), frente a los que la favorecen (36%). El segundo refleja un predominio del modelo de integración (74%), en detrimento del modelo de inclusión (26%). Además, el análisis inferencial revela que a mayor experiencia docente menor importancia se le concede a la atención del alumnado diverso, y viceversa.Instituto de Educação - Universidade do Minho2015-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7749por2183-04520871-9187Alonso, José DomínguezCastedo, Antonio LópezJuste, Margarita Rosa PinoVarela, Elia Vázquezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:44.797686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad |
title |
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad |
spellingShingle |
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad Alonso, José Domínguez Artigos |
title_short |
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad |
title_full |
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad |
title_fullStr |
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad |
title_full_unstemmed |
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad |
title_sort |
Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad |
author |
Alonso, José Domínguez |
author_facet |
Alonso, José Domínguez Castedo, Antonio López Juste, Margarita Rosa Pino Varela, Elia Vázquez |
author_role |
author |
author2 |
Castedo, Antonio López Juste, Margarita Rosa Pino Varela, Elia Vázquez |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alonso, José Domínguez Castedo, Antonio López Juste, Margarita Rosa Pino Varela, Elia Vázquez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.7749 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.7749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130222756364288 |