Promoção da saúde visual na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7878 |
Resumo: | Introdução: Literacia em saúde refere-se à “capacidade dos indivíduos obterem acesso, compreenderem e usarem informação de maneira a promover e manter a boa saúde”. Assim sendo, uma limitada literacia em saúde afeta significativamente a qualidade de vida. O investimento em programas de promoção da saúde é suscetível de produzir um retorno substancial na saúde e no bem-estar das populações. A promoção de práticas saudáveis durante a adolescência é crucial para a prevenção de problemas de saúde na idade adulta e a escola detém a posição ideal para promover e manter a saúde. Promover a saúde visual é cada vez mais importante, pois os estilos de vida atuais, visualmente exigentes, reduzem a eficiência visual e diminuem a produtividade. O objetivo deste estudo foi dotar uma amostra de adolescentes de conhecimentos que os tornem capazes de promover e proteger a sua saúde visual (1ª parte) e averiguar se após as ações de promoção da saúde visual se registam mudanças nos hábitos visuo-posturais (2ª parte). Métodos: Na primeira parte, dinamizaram-se ações de formação, em sala de aula, nas turmas do 6º ano. Participaram 71 estudantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos. A aquisição de conhecimentos foi inferida através de questionários de autopreenchimento em formato de papel. Seguiu-se um período de follow-up, durante um mês, após as ações de formação. Na segunda parte, participaram alunos do 6º e 7º ano, num total de 112 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos. O grupo experimental foi constituído pelos alunos do 6º ano e o grupo de controlo foi constituído pelos alunos do 7º ano. Os primeiros beneficiaram das ações de formação, mas os segundos não. Ambos os grupos responderam a um questionário em ambiente de sala de aula sobre hábitos, antes e depois da dinamização das ações de formação. Resultados: Na primeira parte, em relação às ações de formação, os conhecimentos dos alunos, aumentaram significativamente. Em relação a hábitos visuo-posturais de uma forma geral, verificou-se uma tendência para os hábitos melhorarem nas duas primeiras semanas e de seguida piorarem, mas sem significado estatístico. A frequência de uso de óculos de sol ao ar livre, nos dias de sol, aumentou significativamente ao longo de todo o período de follow-up. Na segunda parte, verificou-se, de uma forma geral, que os hábitos dos alunos do grupo experimental melhoraram comparativamente aos do grupo de controlo, mas sem significância estatística. Contudo na postura “sentado à secretária a ler ou a escrever”, a melhoria foi significativa. Conclusão: Este estudo permite concluir que a dinamização de ações de formação é eficaz no aumento dos conhecimentos sobre saúde visual, e contribui para a adoção de hábitos mais saudáveis. Refira-se contudo que o curto espaço temporal para acompanhamento, não permitiu registar alterações significativas na maioria dos hábitos visuo-posturais adotados pelos alunos. |
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Promoção da saúde visual na escolaEducação Para A SaúdeLiteracia Em SaúdePromoção da SaúdeSaúde VisualDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Ciências da VisãoIntrodução: Literacia em saúde refere-se à “capacidade dos indivíduos obterem acesso, compreenderem e usarem informação de maneira a promover e manter a boa saúde”. Assim sendo, uma limitada literacia em saúde afeta significativamente a qualidade de vida. O investimento em programas de promoção da saúde é suscetível de produzir um retorno substancial na saúde e no bem-estar das populações. A promoção de práticas saudáveis durante a adolescência é crucial para a prevenção de problemas de saúde na idade adulta e a escola detém a posição ideal para promover e manter a saúde. Promover a saúde visual é cada vez mais importante, pois os estilos de vida atuais, visualmente exigentes, reduzem a eficiência visual e diminuem a produtividade. O objetivo deste estudo foi dotar uma amostra de adolescentes de conhecimentos que os tornem capazes de promover e proteger a sua saúde visual (1ª parte) e averiguar se após as ações de promoção da saúde visual se registam mudanças nos hábitos visuo-posturais (2ª parte). Métodos: Na primeira parte, dinamizaram-se ações de formação, em sala de aula, nas turmas do 6º ano. Participaram 71 estudantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos. A aquisição de conhecimentos foi inferida através de questionários de autopreenchimento em formato de papel. Seguiu-se um período de follow-up, durante um mês, após as ações de formação. Na segunda parte, participaram alunos do 6º e 7º ano, num total de 112 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos. O grupo experimental foi constituído pelos alunos do 6º ano e o grupo de controlo foi constituído pelos alunos do 7º ano. Os primeiros beneficiaram das ações de formação, mas os segundos não. Ambos os grupos responderam a um questionário em ambiente de sala de aula sobre hábitos, antes e depois da dinamização das ações de formação. Resultados: Na primeira parte, em relação às ações de formação, os conhecimentos dos alunos, aumentaram significativamente. Em relação a hábitos visuo-posturais de uma forma geral, verificou-se uma tendência para os hábitos melhorarem nas duas primeiras semanas e de seguida piorarem, mas sem significado estatístico. A frequência de uso de óculos de sol ao ar livre, nos dias de sol, aumentou significativamente ao longo de todo o período de follow-up. Na segunda parte, verificou-se, de uma forma geral, que os hábitos dos alunos do grupo experimental melhoraram comparativamente aos do grupo de controlo, mas sem significância estatística. Contudo na postura “sentado à secretária a ler ou a escrever”, a melhoria foi significativa. Conclusão: Este estudo permite concluir que a dinamização de ações de formação é eficaz no aumento dos conhecimentos sobre saúde visual, e contribui para a adoção de hábitos mais saudáveis. Refira-se contudo que o curto espaço temporal para acompanhamento, não permitiu registar alterações significativas na maioria dos hábitos visuo-posturais adotados pelos alunos.Introduction: Health literacy refers to the “ability of individuals to access, understand and use information in ways that promote and maintain good health”. Thus, limited health literacy significantly affects quality of life. Investment in health promotion programs is likely to produce a substantial return on the health and well-being of populations. Promoting healthy practices during adolescence is crucial for the prevention of health problems in adulthood and the school holds the ideal position to promote and maintain health. Promoting visual health is getting more important because today’s lifestyles, visually demanding, reduce visual efficiency and decrease productivity. The aims of this study was to provide to a sample of adolescents knowledge that will enable them to promote and protect their visual health (1st part) and determinate if visuo-postural habits change after health promotion actions (2nd part). Methods: In the first part, training actions took place in the classroom in the 6th grade classes. 71 students, aged between 11 and 14 years, participated. The acquisition of knowledge was inferred through self-filling questionnaires in paper format. A follow-up period followed for a month after the training actions. In the second part, students from the 6th and 7th year participated, with a total of 112 students, aged between 12 and 14 years. The experimental group was formed by students of the 6th grade and the control group was formed by students of the 7th grade. The first benefited from the training actions, but not the second. Both groups answered a questionnaire in classroom, before and after the dynamization of the training actions. Results: In the first part, regarding the training actions, the knowledge of the students, increased significantly. With regard to visual and postural habits, in general, there was a tendency for habits improve in the first two weeks, and then worsen, but without statistical significance. The frequency of the use of outdoor sunglasses on sunny days, increased significantly throughout the follow-up period. In the second part, it was general observed that the students’ habits of experimental group improved comparatively to those of the control group, but without statistical significance. However, in the posture “sitting at the desk reading or writing”, the improvement was significant. Conclusion: This study concludes that the dynamization of training actions is effective in increasing knowledge about visual health, and contributes to the adoption of healthier habits. It should be noted, however, that the short time frame for follow-up did not allow significant changes in most of the visuo-postural habits adopted by the students.Nunes, Amélia Maria Monteiro FernandesuBibliorumGonçalves, Marta Sofia Gomes2019-12-16T16:45:39Z2017-10-312017-9-292017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7878TID:202337626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:20.436282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução: Literacia em saúde refere-se à “capacidade dos indivíduos obterem acesso, compreenderem e usarem informação de maneira a promover e manter a boa saúde”. Assim sendo, uma limitada literacia em saúde afeta significativamente a qualidade de vida. O investimento em programas de promoção da saúde é suscetível de produzir um retorno substancial na saúde e no bem-estar das populações. A promoção de práticas saudáveis durante a adolescência é crucial para a prevenção de problemas de saúde na idade adulta e a escola detém a posição ideal para promover e manter a saúde. Promover a saúde visual é cada vez mais importante, pois os estilos de vida atuais, visualmente exigentes, reduzem a eficiência visual e diminuem a produtividade. O objetivo deste estudo foi dotar uma amostra de adolescentes de conhecimentos que os tornem capazes de promover e proteger a sua saúde visual (1ª parte) e averiguar se após as ações de promoção da saúde visual se registam mudanças nos hábitos visuo-posturais (2ª parte). Métodos: Na primeira parte, dinamizaram-se ações de formação, em sala de aula, nas turmas do 6º ano. Participaram 71 estudantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos. A aquisição de conhecimentos foi inferida através de questionários de autopreenchimento em formato de papel. Seguiu-se um período de follow-up, durante um mês, após as ações de formação. Na segunda parte, participaram alunos do 6º e 7º ano, num total de 112 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos. O grupo experimental foi constituído pelos alunos do 6º ano e o grupo de controlo foi constituído pelos alunos do 7º ano. Os primeiros beneficiaram das ações de formação, mas os segundos não. Ambos os grupos responderam a um questionário em ambiente de sala de aula sobre hábitos, antes e depois da dinamização das ações de formação. Resultados: Na primeira parte, em relação às ações de formação, os conhecimentos dos alunos, aumentaram significativamente. Em relação a hábitos visuo-posturais de uma forma geral, verificou-se uma tendência para os hábitos melhorarem nas duas primeiras semanas e de seguida piorarem, mas sem significado estatístico. A frequência de uso de óculos de sol ao ar livre, nos dias de sol, aumentou significativamente ao longo de todo o período de follow-up. Na segunda parte, verificou-se, de uma forma geral, que os hábitos dos alunos do grupo experimental melhoraram comparativamente aos do grupo de controlo, mas sem significância estatística. Contudo na postura “sentado à secretária a ler ou a escrever”, a melhoria foi significativa. Conclusão: Este estudo permite concluir que a dinamização de ações de formação é eficaz no aumento dos conhecimentos sobre saúde visual, e contribui para a adoção de hábitos mais saudáveis. Refira-se contudo que o curto espaço temporal para acompanhamento, não permitiu registar alterações significativas na maioria dos hábitos visuo-posturais adotados pelos alunos. |
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