Efeito da geometria de reparação na resistência ao impacto de compósitos laminados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Sara Rita de Macedo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7704
Resumo: As estruturas das aeronaves chegam a incorporar mais de 50% de materiais compósitos e estão sujeitas a impactos durante o voo, a descolagem, a aterragem e nas atividades de manutenção. Estes eventos, para além de introduzirem danos internos, são responsáveis pela diminuição da resistência e rigidez dessas estruturas. Deste modo torna-se inevitável a sua substituição ou reparação. Para os danos menores e mais localizados, é vantajoso isolar e reparar apenas a área danificada de forma a corrigir a integridade da estrutura danificada. Assim, este trabalho pretende estudar o efeito da geometria de reparação na resistência ao impacto de compósitos laminados. As geometrias de reparação estudadas são do tipo “patch repair” que podemos traduzir como remendo compósito colado. Foram utilizadas geometrias de reparação por sobreposição simples (SS) e de sobreposição dupla (SD). Foi possível concluir que as reparações de SD são claramente preferíveis às de SS visto que, em termos médios, a vida é 51,9 vezes superior às SS.
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