Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34043 https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.155 |
Resumo: | Muitos especialistas referem que a autoeficácia se reflete na qualidade do desempenho e aprendizagem. Baixos níveis de autoeficácia podem resultar em sentimentos depressivos, baixa autoestima, pensamentos pessimistas, e ansiedade. Bons níveis de autoeficácia favorecem a aprendizagem, o desempenho, melhoram a motivação, a resiliência, a saúde. Este estudo teve como objetivo construir e validar uma escala, que permita analisar a autoeficácia e fontes de autoeficácia que podem influenciar as crenças dos alunos de música clássica. Com recurso a um painel Delphi composto por cinco especialistas, elaboraram-se os itens da escala. A escala resultante, composta por 22 itens, baseou-se na escala da autoeficácia geral de Ralf Schwarzer e Matthias Jerusalem, e nas quatro fontes de autoeficácia de Albert Bandura. A escala foi administrada a 150 participantes, alunos de várias classes de instrumentos e canto, que frequentam instituições de ensino politécnico e universitário em Portugal. As análises estatísticas demonstraram boa confiabilidade. Podemos considerar a escala elaborada um instrumento útil para avaliar os níveis de autoeficácia e as fontes de autoeficácia que influenciam as crenças dos músicos. |
id |
RCAP_624dc93fcf9d188ed16897cf0ce00f07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/34043 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita.EscalasAotueficáciaMúsicosPerformanceMuitos especialistas referem que a autoeficácia se reflete na qualidade do desempenho e aprendizagem. Baixos níveis de autoeficácia podem resultar em sentimentos depressivos, baixa autoestima, pensamentos pessimistas, e ansiedade. Bons níveis de autoeficácia favorecem a aprendizagem, o desempenho, melhoram a motivação, a resiliência, a saúde. Este estudo teve como objetivo construir e validar uma escala, que permita analisar a autoeficácia e fontes de autoeficácia que podem influenciar as crenças dos alunos de música clássica. Com recurso a um painel Delphi composto por cinco especialistas, elaboraram-se os itens da escala. A escala resultante, composta por 22 itens, baseou-se na escala da autoeficácia geral de Ralf Schwarzer e Matthias Jerusalem, e nas quatro fontes de autoeficácia de Albert Bandura. A escala foi administrada a 150 participantes, alunos de várias classes de instrumentos e canto, que frequentam instituições de ensino politécnico e universitário em Portugal. As análises estatísticas demonstraram boa confiabilidade. Podemos considerar a escala elaborada um instrumento útil para avaliar os níveis de autoeficácia e as fontes de autoeficácia que influenciam as crenças dos músicos.Revista Portuguesa de Educação Artística2023-02-08T12:16:35Z2023-02-082021-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34043http://hdl.handle.net/10174/34043https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.155porhttps://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/155cdamas@uevora.pt203Carlos Alexandre, Mourão de Carvalho e Damasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:36:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:44.889105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita. |
title |
Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita. |
spellingShingle |
Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita. Carlos Alexandre, Mourão de Carvalho e Damas Escalas Aotueficácia Músicos Performance |
title_short |
Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita. |
title_full |
Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita. |
title_fullStr |
Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita. |
title_full_unstemmed |
Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita. |
title_sort |
Escala da Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita. |
author |
Carlos Alexandre, Mourão de Carvalho e Damas |
author_facet |
Carlos Alexandre, Mourão de Carvalho e Damas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Alexandre, Mourão de Carvalho e Damas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escalas Aotueficácia Músicos Performance |
topic |
Escalas Aotueficácia Músicos Performance |
description |
Muitos especialistas referem que a autoeficácia se reflete na qualidade do desempenho e aprendizagem. Baixos níveis de autoeficácia podem resultar em sentimentos depressivos, baixa autoestima, pensamentos pessimistas, e ansiedade. Bons níveis de autoeficácia favorecem a aprendizagem, o desempenho, melhoram a motivação, a resiliência, a saúde. Este estudo teve como objetivo construir e validar uma escala, que permita analisar a autoeficácia e fontes de autoeficácia que podem influenciar as crenças dos alunos de música clássica. Com recurso a um painel Delphi composto por cinco especialistas, elaboraram-se os itens da escala. A escala resultante, composta por 22 itens, baseou-se na escala da autoeficácia geral de Ralf Schwarzer e Matthias Jerusalem, e nas quatro fontes de autoeficácia de Albert Bandura. A escala foi administrada a 150 participantes, alunos de várias classes de instrumentos e canto, que frequentam instituições de ensino politécnico e universitário em Portugal. As análises estatísticas demonstraram boa confiabilidade. Podemos considerar a escala elaborada um instrumento útil para avaliar os níveis de autoeficácia e as fontes de autoeficácia que influenciam as crenças dos músicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-28T00:00:00Z 2023-02-08T12:16:35Z 2023-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/34043 http://hdl.handle.net/10174/34043 https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.155 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/34043 https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/155 cdamas@uevora.pt 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação Artística |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação Artística |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136709118525440 |