A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Sandra
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Simões, Dora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853
Resumo: A internet e os social media apresentam-se atualmente como plataformas que, sendo facilmente acedidas por qualquer pessoa, podem potenciar às organizações um meio acessível para melhorar a comunicação com os seus clientes atuais e potenciais. Desta forma, podem ajudar a promover o conhecimento da marca, a melhorar o atendimento e a satisfação do cliente e são uma via económica para a implementação dos planos de marketing das organizações. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o grau de utilização da internet e de social media por jovens e a potencial recetividade do marketing de social media por estes. Partindo de um estudo de caso de estudantes de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior portuguesa, os dados foram recolhidos através da disponibilização de um questionário online e foram analisados estatisticamente. Os principais resultados mostram que os jovens dedicam diariamente várias horas a navegar na internet para realizarem várias atividades, entre as quais o uso dos social media. Neste tipo de plataformas, normalmente, seguem sem postar notícias em páginas de marcas de que gostam, considerando para si uma mais-valia a divulgação e promoção de marcas.
id RCAP_625f407795ce1eb94f4eb5623d59e3c1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?A internet e os social media apresentam-se atualmente como plataformas que, sendo facilmente acedidas por qualquer pessoa, podem potenciar às organizações um meio acessível para melhorar a comunicação com os seus clientes atuais e potenciais. Desta forma, podem ajudar a promover o conhecimento da marca, a melhorar o atendimento e a satisfação do cliente e são uma via económica para a implementação dos planos de marketing das organizações. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o grau de utilização da internet e de social media por jovens e a potencial recetividade do marketing de social media por estes. Partindo de um estudo de caso de estudantes de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior portuguesa, os dados foram recolhidos através da disponibilização de um questionário online e foram analisados estatisticamente. Os principais resultados mostram que os jovens dedicam diariamente várias horas a navegar na internet para realizarem várias atividades, entre as quais o uso dos social media. Neste tipo de plataformas, normalmente, seguem sem postar notícias em páginas de marcas de que gostam, considerando para si uma mais-valia a divulgação e promoção de marcas.PRISMA.COM2015-03-26T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853PRISMA.COM; N.º 27 (2015); 38-561646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853/1686Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilipe, SandraSimões, Dora2022-09-06T09:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:23.355513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?
title A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?
spellingShingle A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?
Filipe, Sandra
title_short A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?
title_full A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?
title_fullStr A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?
title_full_unstemmed A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?
title_sort A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?
author Filipe, Sandra
author_facet Filipe, Sandra
Simões, Dora
author_role author
author2 Simões, Dora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Sandra
Simões, Dora
description A internet e os social media apresentam-se atualmente como plataformas que, sendo facilmente acedidas por qualquer pessoa, podem potenciar às organizações um meio acessível para melhorar a comunicação com os seus clientes atuais e potenciais. Desta forma, podem ajudar a promover o conhecimento da marca, a melhorar o atendimento e a satisfação do cliente e são uma via económica para a implementação dos planos de marketing das organizações. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o grau de utilização da internet e de social media por jovens e a potencial recetividade do marketing de social media por estes. Partindo de um estudo de caso de estudantes de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior portuguesa, os dados foram recolhidos através da disponibilização de um questionário online e foram analisados estatisticamente. Os principais resultados mostram que os jovens dedicam diariamente várias horas a navegar na internet para realizarem várias atividades, entre as quais o uso dos social media. Neste tipo de plataformas, normalmente, seguem sem postar notícias em páginas de marcas de que gostam, considerando para si uma mais-valia a divulgação e promoção de marcas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-26T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853/1686
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
dc.source.none.fl_str_mv PRISMA.COM; N.º 27 (2015); 38-56
1646-3153
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130170767966208