A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853 |
Resumo: | A internet e os social media apresentam-se atualmente como plataformas que, sendo facilmente acedidas por qualquer pessoa, podem potenciar às organizações um meio acessível para melhorar a comunicação com os seus clientes atuais e potenciais. Desta forma, podem ajudar a promover o conhecimento da marca, a melhorar o atendimento e a satisfação do cliente e são uma via económica para a implementação dos planos de marketing das organizações. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o grau de utilização da internet e de social media por jovens e a potencial recetividade do marketing de social media por estes. Partindo de um estudo de caso de estudantes de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior portuguesa, os dados foram recolhidos através da disponibilização de um questionário online e foram analisados estatisticamente. Os principais resultados mostram que os jovens dedicam diariamente várias horas a navegar na internet para realizarem várias atividades, entre as quais o uso dos social media. Neste tipo de plataformas, normalmente, seguem sem postar notícias em páginas de marcas de que gostam, considerando para si uma mais-valia a divulgação e promoção de marcas. |
id |
RCAP_625f407795ce1eb94f4eb5623d59e3c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?A internet e os social media apresentam-se atualmente como plataformas que, sendo facilmente acedidas por qualquer pessoa, podem potenciar às organizações um meio acessível para melhorar a comunicação com os seus clientes atuais e potenciais. Desta forma, podem ajudar a promover o conhecimento da marca, a melhorar o atendimento e a satisfação do cliente e são uma via económica para a implementação dos planos de marketing das organizações. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o grau de utilização da internet e de social media por jovens e a potencial recetividade do marketing de social media por estes. Partindo de um estudo de caso de estudantes de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior portuguesa, os dados foram recolhidos através da disponibilização de um questionário online e foram analisados estatisticamente. Os principais resultados mostram que os jovens dedicam diariamente várias horas a navegar na internet para realizarem várias atividades, entre as quais o uso dos social media. Neste tipo de plataformas, normalmente, seguem sem postar notícias em páginas de marcas de que gostam, considerando para si uma mais-valia a divulgação e promoção de marcas.PRISMA.COM2015-03-26T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853PRISMA.COM; N.º 27 (2015); 38-561646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853/1686Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilipe, SandraSimões, Dora2022-09-06T09:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:23.355513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing? |
title |
A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing? |
spellingShingle |
A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing? Filipe, Sandra |
title_short |
A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing? |
title_full |
A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing? |
title_fullStr |
A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing? |
title_full_unstemmed |
A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing? |
title_sort |
A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing? |
author |
Filipe, Sandra |
author_facet |
Filipe, Sandra Simões, Dora |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Dora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Sandra Simões, Dora |
description |
A internet e os social media apresentam-se atualmente como plataformas que, sendo facilmente acedidas por qualquer pessoa, podem potenciar às organizações um meio acessível para melhorar a comunicação com os seus clientes atuais e potenciais. Desta forma, podem ajudar a promover o conhecimento da marca, a melhorar o atendimento e a satisfação do cliente e são uma via económica para a implementação dos planos de marketing das organizações. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o grau de utilização da internet e de social media por jovens e a potencial recetividade do marketing de social media por estes. Partindo de um estudo de caso de estudantes de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior portuguesa, os dados foram recolhidos através da disponibilização de um questionário online e foram analisados estatisticamente. Os principais resultados mostram que os jovens dedicam diariamente várias horas a navegar na internet para realizarem várias atividades, entre as quais o uso dos social media. Neste tipo de plataformas, normalmente, seguem sem postar notícias em páginas de marcas de que gostam, considerando para si uma mais-valia a divulgação e promoção de marcas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-26T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853 https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1853/1686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM; N.º 27 (2015); 38-56 1646-3153 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130170767966208 |