Internacionalização de empresas de construção portuguesas: análise dos factores de sucesso e da gestão de risco em mercados emergentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/6155 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, Perfil de Construção |
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Internacionalização de empresas de construção portuguesas: análise dos factores de sucesso e da gestão de risco em mercados emergentesInternacionalizaçãoAnálise de riscoModelo de internacionalizaçãoFactores chave na internacionalizaçãoDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, Perfil de ConstruçãoNum contexto de crise económica europeia, e níveis de crescimento nacionais muito baixos ou nulos, é essencial para as empresas portuguesas a entrada em novos mercados internacionais, tratando-se da sobrevivência das próprias empresas. Os mercados emergentes aparecem como os mais rentáveis na concretização de internacionalizações e o envolvimento de empresas portuguesas neste tipo de mercados é há muito reconhecido. No entanto, a participação de empresas em mercados emergentes apresenta enormes desafios, requerendo às empresas que desenvolvam estratégias apropriadas para uma internacionalização de sucesso. É neste contexto que este trabalho se propõe entender quais os factores cruciais que constituem uma base sólida para uma internacionalização de sucesso. A metodologia adoptada neste estudo incluiu a elaboração de um questionário e respectiva análise estatística. Como resultado foi possível: identificar a envolvência de empresas portuguesas em mercados emergentes; definir as condições gerais de uma empresa que permitem um estabelecimento nestes mercados; definir oportunidades e ameaças que condicionam a tomada de decisão de uma internacionalização; a elaboração de uma correcta análise de risco; o estabelecimento de estratégias adequadas na entrada dos diferentes mercados. Dos resultados foi ainda possível elaborar um processo de internacionalização, de forma a responder às necessidades da indústria.Faculdade de Ciências e TecnologiaCachadinha, NunoRUNGama, Miguel Labrincha Da2011-10-19T10:41:34Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:37:12Zoai:run.unl.pt:10362/6155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:44.754510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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