Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Rita Ramos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11949
Resumo: O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o documento pretende explanar o processo formativo da mestranda, por meio de uma reflexão crítica em torno do seu desenvolvimento e aprendizagem profissional, decorrente do estágio em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer deste período de formação inicial, foram mobilizados referenciais teóricos e legais que, aliados ao conhecimento das características e particularidades dos contextos de estágio e das crianças, permitiram a realização de uma prática educativa sustentada e contextualizada, tal como se pretende espelhar neste relatório. O desenvolvimento de saberes profissionais teve como alicerce a metodologia de investigação-ação, da qual se evidencia o papel determinante da observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, na criação de práticas criativas e inovadoras, com vista a uma transformação da educação. Neste sentido, defendendo uma perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, tomou-se a criança como protagonista na construção do seu próprio conhecimento, através da valorização dos seus interesses, necessidades e conhecimentos prévios, que, por sua vez, permitiram o desenvolvimento de uma práxis diferenciada e integradora. Deste modo, a construção de uma atitude reflexiva e investigativa, influenciada pela colaboração estabelecida com os vários intervenientes do processo educativo, potenciaram o desenvolvimento de competências de cariz emancipatório que contribuiram, de forma significativa, para a construção da identidade profissional da mestranda.
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