Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11949 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o documento pretende explanar o processo formativo da mestranda, por meio de uma reflexão crítica em torno do seu desenvolvimento e aprendizagem profissional, decorrente do estágio em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer deste período de formação inicial, foram mobilizados referenciais teóricos e legais que, aliados ao conhecimento das características e particularidades dos contextos de estágio e das crianças, permitiram a realização de uma prática educativa sustentada e contextualizada, tal como se pretende espelhar neste relatório. O desenvolvimento de saberes profissionais teve como alicerce a metodologia de investigação-ação, da qual se evidencia o papel determinante da observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, na criação de práticas criativas e inovadoras, com vista a uma transformação da educação. Neste sentido, defendendo uma perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, tomou-se a criança como protagonista na construção do seu próprio conhecimento, através da valorização dos seus interesses, necessidades e conhecimentos prévios, que, por sua vez, permitiram o desenvolvimento de uma práxis diferenciada e integradora. Deste modo, a construção de uma atitude reflexiva e investigativa, influenciada pela colaboração estabelecida com os vários intervenientes do processo educativo, potenciaram o desenvolvimento de competências de cariz emancipatório que contribuiram, de forma significativa, para a construção da identidade profissional da mestranda. |
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Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaInvestigação-açãoSocioconstrutivismoReflexãoColaboraçãoSupervised educational practiceResearch-actionSocioconstructivismReflectionCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o documento pretende explanar o processo formativo da mestranda, por meio de uma reflexão crítica em torno do seu desenvolvimento e aprendizagem profissional, decorrente do estágio em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer deste período de formação inicial, foram mobilizados referenciais teóricos e legais que, aliados ao conhecimento das características e particularidades dos contextos de estágio e das crianças, permitiram a realização de uma prática educativa sustentada e contextualizada, tal como se pretende espelhar neste relatório. O desenvolvimento de saberes profissionais teve como alicerce a metodologia de investigação-ação, da qual se evidencia o papel determinante da observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, na criação de práticas criativas e inovadoras, com vista a uma transformação da educação. Neste sentido, defendendo uma perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, tomou-se a criança como protagonista na construção do seu próprio conhecimento, através da valorização dos seus interesses, necessidades e conhecimentos prévios, que, por sua vez, permitiram o desenvolvimento de uma práxis diferenciada e integradora. Deste modo, a construção de uma atitude reflexiva e investigativa, influenciada pela colaboração estabelecida com os vários intervenientes do processo educativo, potenciaram o desenvolvimento de competências de cariz emancipatório que contribuiram, de forma significativa, para a construção da identidade profissional da mestranda.The present Internship Report, developed within the curricular unit of Supervised Educational Practice, is presented as a partial requirement to obtain a master's degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. Thus, the document intends to explain the formative process of the master student, through a critical reflection about its development and professional learning, resulting from the internship in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. During this period of initial formation, theoretical and legal references were mobilized which, allied to the knowledge of the characteristics and particularities of the internship contexts and the children, allowed the realization of a sustained and contextualized educational practice, as it is intended to be reflected in this report. The development of professional knowledge was based on the research-action methodology, which shows the determinant role of observation, planning, action, reflection and evaluation, in the creation of creative and innovative practices, with a view to transform education. In this sense, defending a socioconstructivist perspective of learning, the child was taken as protagonist in the construction of his own knowledge, through the valorization of his interests, needs and previous knowledge, which, in turn, allowed the development of a differentiated and integrative praxis. In this way, the construction of a reflexive and investigative attitude, influenced by the collaboration established with the various actors of the educational process, fostered the development of emancipatory skills that contributed significantly to the construction of the professional identity of the master student.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Joana Rita Ramos2018-09-13T13:57:40Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11949TID:201977087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:16.325430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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