Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18239 |
Resumo: | O presente relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso formativo realizado pela mestranda, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, através de uma análise e reflexão acerca do mesmo, explanando a importância do estágio realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e construção de um perfil duplo. A prática pedagógica regeu-se a partir de fundamentos teóricos e legais, imprescindíveis para a formação profissional, em conjunto também com o conhecimento acerca das características do grupo e do contexto educativo, formando assim uma prática sustentada, com significado e intencionalidade. Para tal corroborar, serão apresentadas algumas das atividades dinamizadas em ambos os contextos, sob uma perspetiva analítica e reflexiva, e que reflita a mobilização dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos, que se baseiam numa perspetiva socioconstrutivista, focando a criança como principal agente do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Importa também salientar o contributo da Metodologia de Investigação-Ação, cujo enfoque se situa nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, procurando a melhoria da ação educativa através de um olhar crítico e reflexivo. O trabalho colaborativo e as relações estabelecidas com todos os intervenientes do processo educativo, através da partilha de saberes, ajudaram a traçar este percurso formativo, contribuindo também para a construção da identidade profissional enquanto futura docente de perfil duplo. |
id |
RCAP_991fdfb8a0481bc0d9f6499d8fe9e188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18239 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioPrática educativaSocioconstrutivismoMetodologia de investigação-açãoReflexãoColaboraçãoEducational practiceSocioconstructivismMethodologyReflectionCollaborationResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso formativo realizado pela mestranda, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, através de uma análise e reflexão acerca do mesmo, explanando a importância do estágio realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e construção de um perfil duplo. A prática pedagógica regeu-se a partir de fundamentos teóricos e legais, imprescindíveis para a formação profissional, em conjunto também com o conhecimento acerca das características do grupo e do contexto educativo, formando assim uma prática sustentada, com significado e intencionalidade. Para tal corroborar, serão apresentadas algumas das atividades dinamizadas em ambos os contextos, sob uma perspetiva analítica e reflexiva, e que reflita a mobilização dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos, que se baseiam numa perspetiva socioconstrutivista, focando a criança como principal agente do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Importa também salientar o contributo da Metodologia de Investigação-Ação, cujo enfoque se situa nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, procurando a melhoria da ação educativa através de um olhar crítico e reflexivo. O trabalho colaborativo e as relações estabelecidas com todos os intervenientes do processo educativo, através da partilha de saberes, ajudaram a traçar este percurso formativo, contribuindo também para a construção da identidade profissional enquanto futura docente de perfil duplo.The main objective of this report is to reflect the formative path taken by the master's student, within the Supervised Educational Practice, through an analysis and reflection on it, explaining the importance of the internship carried out in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education for her personal and professional development,and the construction of the dual teaching profile. The pedagogical practice was guided by theoretical and legal foundations, essential for professional training, together with knowledge about the characteristics of the group and the educational context, thus forming a sustained practice, with meaning and intentionality. To corroborate this, some of the activities promoted in both contexts will be presented, under an analytical and reflective perspective, reflecting the mobilization of pedagogical, didactic, and scientific knowledge, which are based on a socio-constructivist perspective, focusing on the child as the main agent of their development and learning process. lt is also important to highlight the contribution of the Research-Action Methodology, which focuses on the processes of observation, planning, action, reflection, and evaluation, seeking to improve educational action through a criticai and reflective look. The collaborative work and the relationships established with ali those involved in the educational process, through the sharing of knowledge, helped to trace this formative path, also contributing to the construction of a professional identity as a future teacher with a dualprofile.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Helena Sofia Moreira2021-08-03T12:01:08Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18239TID:202776131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:50.691957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Silva, Helena Sofia Moreira Prática educativa Socioconstrutivismo Metodologia de investigação-ação Reflexão Colaboração Educational practice Socioconstructivism Methodology Reflection Collaboration Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Silva, Helena Sofia Moreira |
author_facet |
Silva, Helena Sofia Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Helena Sofia Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa Socioconstrutivismo Metodologia de investigação-ação Reflexão Colaboração Educational practice Socioconstructivism Methodology Reflection Collaboration Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa Socioconstrutivismo Metodologia de investigação-ação Reflexão Colaboração Educational practice Socioconstructivism Methodology Reflection Collaboration Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso formativo realizado pela mestranda, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, através de uma análise e reflexão acerca do mesmo, explanando a importância do estágio realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e construção de um perfil duplo. A prática pedagógica regeu-se a partir de fundamentos teóricos e legais, imprescindíveis para a formação profissional, em conjunto também com o conhecimento acerca das características do grupo e do contexto educativo, formando assim uma prática sustentada, com significado e intencionalidade. Para tal corroborar, serão apresentadas algumas das atividades dinamizadas em ambos os contextos, sob uma perspetiva analítica e reflexiva, e que reflita a mobilização dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos, que se baseiam numa perspetiva socioconstrutivista, focando a criança como principal agente do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Importa também salientar o contributo da Metodologia de Investigação-Ação, cujo enfoque se situa nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, procurando a melhoria da ação educativa através de um olhar crítico e reflexivo. O trabalho colaborativo e as relações estabelecidas com todos os intervenientes do processo educativo, através da partilha de saberes, ajudaram a traçar este percurso formativo, contribuindo também para a construção da identidade profissional enquanto futura docente de perfil duplo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03T12:01:08Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18239 TID:202776131 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18239 |
identifier_str_mv |
TID:202776131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131468223479808 |