Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helena Sofia Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18239
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso formativo realizado pela mestranda, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, através de uma análise e reflexão acerca do mesmo, explanando a importância do estágio realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e construção de um perfil duplo. A prática pedagógica regeu-se a partir de fundamentos teóricos e legais, imprescindíveis para a formação profissional, em conjunto também com o conhecimento acerca das características do grupo e do contexto educativo, formando assim uma prática sustentada, com significado e intencionalidade. Para tal corroborar, serão apresentadas algumas das atividades dinamizadas em ambos os contextos, sob uma perspetiva analítica e reflexiva, e que reflita a mobilização dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos, que se baseiam numa perspetiva socioconstrutivista, focando a criança como principal agente do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Importa também salientar o contributo da Metodologia de Investigação-Ação, cujo enfoque se situa nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, procurando a melhoria da ação educativa através de um olhar crítico e reflexivo. O trabalho colaborativo e as relações estabelecidas com todos os intervenientes do processo educativo, através da partilha de saberes, ajudaram a traçar este percurso formativo, contribuindo também para a construção da identidade profissional enquanto futura docente de perfil duplo.
id RCAP_991fdfb8a0481bc0d9f6499d8fe9e188
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática educativaSocioconstrutivismoMetodologia de investigação-açãoReflexãoColaboraçãoEducational practiceSocioconstructivismMethodologyReflectionCollaborationResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso formativo realizado pela mestranda, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, através de uma análise e reflexão acerca do mesmo, explanando a importância do estágio realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e construção de um perfil duplo. A prática pedagógica regeu-se a partir de fundamentos teóricos e legais, imprescindíveis para a formação profissional, em conjunto também com o conhecimento acerca das características do grupo e do contexto educativo, formando assim uma prática sustentada, com significado e intencionalidade. Para tal corroborar, serão apresentadas algumas das atividades dinamizadas em ambos os contextos, sob uma perspetiva analítica e reflexiva, e que reflita a mobilização dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos, que se baseiam numa perspetiva socioconstrutivista, focando a criança como principal agente do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Importa também salientar o contributo da Metodologia de Investigação-Ação, cujo enfoque se situa nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, procurando a melhoria da ação educativa através de um olhar crítico e reflexivo. O trabalho colaborativo e as relações estabelecidas com todos os intervenientes do processo educativo, através da partilha de saberes, ajudaram a traçar este percurso formativo, contribuindo também para a construção da identidade profissional enquanto futura docente de perfil duplo.The main objective of this report is to reflect the formative path taken by the master's student, within the Supervised Educational Practice, through an analysis and reflection on it, explaining the importance of the internship carried out in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education for her personal and professional development,and the construction of the dual teaching profile. The pedagogical practice was guided by theoretical and legal foundations, essential for professional training, together with knowledge about the characteristics of the group and the educational context, thus forming a sustained practice, with meaning and intentionality. To corroborate this, some of the activities promoted in both contexts will be presented, under an analytical and reflective perspective, reflecting the mobilization of pedagogical, didactic, and scientific knowledge, which are based on a socio-constructivist perspective, focusing on the child as the main agent of their development and learning process. lt is also important to highlight the contribution of the Research-Action Methodology, which focuses on the processes of observation, planning, action, reflection, and evaluation, seeking to improve educational action through a criticai and reflective look. The collaborative work and the relationships established with ali those involved in the educational process, through the sharing of knowledge, helped to trace this formative path, also contributing to the construction of a professional identity as a future teacher with a dualprofile.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Helena Sofia Moreira2021-08-03T12:01:08Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18239TID:202776131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:50.691957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Silva, Helena Sofia Moreira
Prática educativa
Socioconstrutivismo
Metodologia de investigação-ação
Reflexão
Colaboração
Educational practice
Socioconstructivism
Methodology
Reflection
Collaboration
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Silva, Helena Sofia Moreira
author_facet Silva, Helena Sofia Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Helena Sofia Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Socioconstrutivismo
Metodologia de investigação-ação
Reflexão
Colaboração
Educational practice
Socioconstructivism
Methodology
Reflection
Collaboration
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa
Socioconstrutivismo
Metodologia de investigação-ação
Reflexão
Colaboração
Educational practice
Socioconstructivism
Methodology
Reflection
Collaboration
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso formativo realizado pela mestranda, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, através de uma análise e reflexão acerca do mesmo, explanando a importância do estágio realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e construção de um perfil duplo. A prática pedagógica regeu-se a partir de fundamentos teóricos e legais, imprescindíveis para a formação profissional, em conjunto também com o conhecimento acerca das características do grupo e do contexto educativo, formando assim uma prática sustentada, com significado e intencionalidade. Para tal corroborar, serão apresentadas algumas das atividades dinamizadas em ambos os contextos, sob uma perspetiva analítica e reflexiva, e que reflita a mobilização dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos, que se baseiam numa perspetiva socioconstrutivista, focando a criança como principal agente do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Importa também salientar o contributo da Metodologia de Investigação-Ação, cujo enfoque se situa nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, procurando a melhoria da ação educativa através de um olhar crítico e reflexivo. O trabalho colaborativo e as relações estabelecidas com todos os intervenientes do processo educativo, através da partilha de saberes, ajudaram a traçar este percurso formativo, contribuindo também para a construção da identidade profissional enquanto futura docente de perfil duplo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03T12:01:08Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18239
TID:202776131
url http://hdl.handle.net/10400.22/18239
identifier_str_mv TID:202776131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468223479808