A noção de declive nas funções afim, linear e constante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27939 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
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A noção de declive nas funções afim, linear e constanteConversãoFunçõesDificuldadesRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Este relatório tem por base a intervenção letiva em uma turma do 8.º ano do ensino básico, com 30 alunos, da Escola Secundária de Caneças. Esta intervenção incidiu sobre a subunidade didática – Gráficos de Funções Afins e decorreu no início do 3.º Período do ano letivo 2015/2016, durante 18 tempos letivos. Os dados foram recolhidos tendo como principal objetivo analisar as aprendizagens dos alunos no que diz respeito à noção de declive nas funções afim, linear e constante, bem como na compreensão que revelam desta noção nos diversos tipos de função, mas também no domínio nas diferentes representações de uma função. A unidade de ensino foi delineada segundo uma abordagem maioritariamente exploratória, tendo sempre como objetivo as aprendizagens dos alunos. Como tal, foram utilizadas fichas de trabalho e tarefas diversificadas ao longo de toda a lecionação da subunidade, privilegiando o trabalho autónomo a pares e os momentos de discussão e síntese de conteúdos. Algumas das tarefas foram trabalhados com o software GeoGebra. Optei neste estudo por uma abordagem qualitativa, onde fui simultaneamente professora e investigadora. Os principais métodos de recolha de dados foram a observação, com registo áudio e vídeo, as produções escritas dos alunos e a entrevista a dois pares de alunos selecionados. Com a análise de dados foi possível concluir que os alunos não revelam dificuldades na noção de declive na função linear, no entanto, essa noção revelou-se menos consolidada nas funções constantes. No momento em que foi introduzido a fórmula do cálculo analítico do declive a maioria dos alunos aplica-a corretamente, mas passou a usá-la, quase em exclusivo, para todo o tipo de funções. Desta forma, os alunos demonstram a sua preferência por uma ferramenta que lhes permite obter sempre os resultados que procuram, em detrimento de abordagens mais intuitivas da noção de declive. Os alunos quando confrontados com valores de declive distintos conseguem, na sua maioria, analisar a influência dos mesmos na inclinação das retas. Na função afim, os alunos revelaram mais dificuldades na sua representação tabular, bem como na conversão para a expressão algébrica.This report is based on the work with an 8th grader class with 30 students from the Secondary School of Caneças. This intervention focused on the teaching subunit – Graph of Affine Functions – and was held at the beginning of the 3rd period of the academic year of 2015/2016 during a period of 18 lessons. Data were collected with the primary purpose of analyzing the level of knowledge that the students had regarding the notion of the slope in affine, linear and constant functions, but also the level of understanding revealed on the different representations of a function. The teaching subunit was developed with a mainly exploratory approach in mind and always focused on the student learning process. Consequently, worksheets and different tasks were specifically developed and used, favoring the students’ autonomous work in pairs but also contributing to moments of discussion mainly for content synthesis. The students used GeoGebra software with some of the tasks. In this study my option was for a qualitative approach, assuming simultaneously the role of a teacher and a researcher. Observation was the primarily data collection method used, mainly with audio and video recording, the students’ written work and the interview of two pairs of selected students. With the data analysis it was possible to conclude that the students showed no difficulty in the notion of slope in linear functions. However, this notion of slope proved less consolidated when it concerned constant functions. After the introduction of the formula for the analytical calculation of the slope most students start to apply it correctly, but also started to used it almost exclusively for all types of functions. Thus, students seemed to demonstrate their preference for a tool that allows them to always get the results they seek over a more intuitive approach of the notion of the slope. When students were challenged with different slope values they demonstrate they were able to analyze the respective influence on the slope. On the affine function, students showed more difficulties in tabular representation as well as in the conversion to algebraic expression.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Nápoles, Susana Metelo de, 1949-Repositório da Universidade de LisboaTeixeira, Inês Isabel Canário, 1988-2017-06-01T14:28:36Z20162016-10-072016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27939TID:201695081porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:11.660403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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