Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alexandra Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22047
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_62771fedce26ece6c6cb9f9a188fc9c6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22047
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresasActivos ImateriaisConhecimentoInovaçãoCiência & TecnologiaValor ContabilísticoValor de MercadoIntangible AssetsKnowledgeInnovationScience & TechnologyAccounting ValueMarket ValueMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialVivemos hoje no limiar de uma nova era económica, profundamente marcada pelo deslocamento do eixo de criação de valor para um novo factor produtivo e para as actividades a ele associadas - o conhecimento, que, desta forma, adquire um novo papel estratégico e central na economia. É, pois, fundamental que os agentes económicos percebam esta mudança e se adaptem, desenvolvendo novas estratégias baseadas na promoção da inovação e na incorporação de conhecimento, como forma de resposta aos novos mercados globais, cada vez mais competitivos e exigentes. Neste trabalho procuramos reflectir sobre esta crescente importância dos activos intangíveis, nomeadamente do conhecimento, não só ao nível da competitividade e produtividade das empresas, mas também, e sobretudo, na óptica da sua valorização de mercado, demonstrando que, embora de difícil quantificação, a incorporação do conhecimento nas actividades produtivas contribui, de facto, para a maior valorização das empresas, assumindo, por vezes, um peso relativo superior ao dos tradicionais activos materiais.We´re living at the start point of a new economic era, marked by the changing of the value creation basis to a new productive resource and its related activities. Knowledge is getting, this way, a new strategic role and centrality in companies and national economy. On this context, it’s essential that all economic actors understand this change and adapt themselves, through the development of new strategies based on innovation and knowledge incorporation, in order to be able to respond to these new global markets, which tend to be more competitive and more demanding. This work pretends to be a reflection about this growing importance of intangible assets, namely knowledge, not only at the competitive and productive level but also from its market value point of view. We can demonstrate that, in spite of the difficulties in measuring it up, knowledge, in fact, contributes to the companies’ market valorization, assuming, sometimes, a relative weight even higher than traditional tangible assets.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Fernando Miranda BorgesRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Alexandra Cristina Rodrigues2021-09-27T14:59:14Z2005-052005-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22047porGonçalves, Alexandra Cristina Rodrigues (2005). "Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:33.501468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas
title Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas
spellingShingle Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas
Gonçalves, Alexandra Cristina Rodrigues
Activos Imateriais
Conhecimento
Inovação
Ciência & Tecnologia
Valor Contabilístico
Valor de Mercado
Intangible Assets
Knowledge
Innovation
Science & Technology
Accounting Value
Market Value
title_short Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas
title_full Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas
title_fullStr Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas
title_full_unstemmed Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas
title_sort Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas
author Gonçalves, Alexandra Cristina Rodrigues
author_facet Gonçalves, Alexandra Cristina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fernando Miranda Borges
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alexandra Cristina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Activos Imateriais
Conhecimento
Inovação
Ciência & Tecnologia
Valor Contabilístico
Valor de Mercado
Intangible Assets
Knowledge
Innovation
Science & Technology
Accounting Value
Market Value
topic Activos Imateriais
Conhecimento
Inovação
Ciência & Tecnologia
Valor Contabilístico
Valor de Mercado
Intangible Assets
Knowledge
Innovation
Science & Technology
Accounting Value
Market Value
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05
2005-05-01T00:00:00Z
2021-09-27T14:59:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22047
url http://hdl.handle.net/10400.5/22047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Alexandra Cristina Rodrigues (2005). "Contribuição para a medição do impacte do conhecimento na valorização das empresas”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551710226219008