Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6185
Resumo: Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária
id RCAP_6277a038ba461868d2585c07500e7bb1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de LisboaCentro comercialretalhomodelo espacialspatial lagspatial errorautocorrelação espacialShopping centreretailspatial modelspatial autocorrelationMestrado em Gestão e Avaliação ImobiliáriaUm dos principais desafios para os proprietários de centros comerciais é como atrair visitantes aos seus centros. Esta tese examina os determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa através de um modelo de spatial lag. Esta metodologia tem sido raramente utilizada em estudos sobre a atratividade dos centros comerciais e demonstra-se que é melhor face a uma estimativa com um modelo de estimação OLS. A análise também mostra que a presença de uma âncora alimentar e a proximidade a uma estação de metro são determinantes importantes na atração de visitantes a um centro comercial. No geral, os resultados também indicam que, no caso da Área Metropolitana de Lisboa, os centros comerciais competem uns com os outros, mas há também efeitos positivos de aglomeração.One of the main challenges for mall owners is how to attract shoppers to patronize their malls. This thesis examines the determinants of the number of visitors to a shopping center in the Lisbon’s Metropolitan Area using a spatial lag model. This methodology has been rarely used in studies exploring shopping center attractiveness and is shown to improve upon standard OLS estimation of cross-sectional data. The analysis also shows that housing a supermarket and proximity to a metro station are important determinants of shopping center patronage. Overall, the results also indicate that in the case of the Lisbon Metro Area, shopping centers do compete with each other, but there are also positive agglomeration effects.Instituto Superior de Economia e GestãoFranco, SofiaRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de2013-11-21T11:38:00Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6185porAlmeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de. 2013. "Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:36.641827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa
title Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa
spellingShingle Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa
Almeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de
Centro comercial
retalho
modelo espacial
spatial lag
spatial error
autocorrelação espacial
Shopping centre
retail
spatial model
spatial autocorrelation
title_short Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa
title_full Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa
title_fullStr Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa
title_full_unstemmed Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa
title_sort Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa
author Almeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de
author_facet Almeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Sofia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Centro comercial
retalho
modelo espacial
spatial lag
spatial error
autocorrelação espacial
Shopping centre
retail
spatial model
spatial autocorrelation
topic Centro comercial
retalho
modelo espacial
spatial lag
spatial error
autocorrelação espacial
Shopping centre
retail
spatial model
spatial autocorrelation
description Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21T11:38:00Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6185
url http://hdl.handle.net/10400.5/6185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de. 2013. "Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131011355770880