A melhoria dos processos de negócio e a sua aplicação nas empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3812 |
Resumo: | No mercado actual, global e virtual, em constante mudança, as organizações são confrontadas com o aumento da concorrência, da exigência de clientes e de funcionários, com a redução do ciclo de vida dos produtos e com as rápidas mudanças da tecnologia. Assim, precisam de se tornar mais eficazes, eficientes e flexíveis para sobreviverem e competirem. Para tal, têm que procurar, continuamente, a melhoria e a inovação, através da gestão da qualidade total, do just-in-time, da reengenharia, do benchmarking, da melhoria contínua e da monitorização do desempenho. O objectivo último das organizações é melhorar o funcionamento interno e alcançar a flexibilidade exigida pelas constantes mudanças e, assim, satisfazer as expectativas dos clientes. Desta forma, a melhoria contínua dos processos, é essencial, como instrumento da gestão moderna para atingir de forma sistemática e permanente, com base no cliente, a melhoria do desempenho da organização. Este trabalho teve início com o estudo teórico sobre temas, tais como os processos, a gestão dos processos e as metodologias da melhoria dos processos. Posteriormente, foi desenvolvido um caso de estudo para investigar como e porque é que as empresas portuguesas utilizam as metodologias de melhoria dos processos. Em suma, as organizações dão elevada importância à melhoria contínua dos processos de negócios. Pelo que, se destaca a gestão baseada nos processos e o funcionamento da metodologia de melhoria contínua com o objectivo de aumentar a eficácia, a eficiência e a competitividade da organização. |
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A melhoria dos processos de negócio e a sua aplicação nas empresasGestão do conhecimentoGestão estratégicaGestão da qualidadePolítica de inovaçãoEficácia das organizaçõesNo mercado actual, global e virtual, em constante mudança, as organizações são confrontadas com o aumento da concorrência, da exigência de clientes e de funcionários, com a redução do ciclo de vida dos produtos e com as rápidas mudanças da tecnologia. Assim, precisam de se tornar mais eficazes, eficientes e flexíveis para sobreviverem e competirem. Para tal, têm que procurar, continuamente, a melhoria e a inovação, através da gestão da qualidade total, do just-in-time, da reengenharia, do benchmarking, da melhoria contínua e da monitorização do desempenho. O objectivo último das organizações é melhorar o funcionamento interno e alcançar a flexibilidade exigida pelas constantes mudanças e, assim, satisfazer as expectativas dos clientes. Desta forma, a melhoria contínua dos processos, é essencial, como instrumento da gestão moderna para atingir de forma sistemática e permanente, com base no cliente, a melhoria do desempenho da organização. Este trabalho teve início com o estudo teórico sobre temas, tais como os processos, a gestão dos processos e as metodologias da melhoria dos processos. Posteriormente, foi desenvolvido um caso de estudo para investigar como e porque é que as empresas portuguesas utilizam as metodologias de melhoria dos processos. Em suma, as organizações dão elevada importância à melhoria contínua dos processos de negócios. Pelo que, se destaca a gestão baseada nos processos e o funcionamento da metodologia de melhoria contínua com o objectivo de aumentar a eficácia, a eficiência e a competitividade da organização.In today’s permanently changing global and virtual market, organizations are facing increasing levels of competition, demanding customers and employees, shrinking product lifecycles and rapid technological changes. So as to survive and to remain competitive, organizations must become more effective, efficient and flexible. In order to do so, companies must pursue enhancement and innovation constantly, by means of the total quality management, just-in-time, reengineering, benchmarking, continuous improvement and performance measurement. Organizations’ ultimate goal is to achieve the levels of internal performance and flexibility requested by constant changes and to satisfy customers’ expectation. In this sense, continuous process improvement is essential as an instrument of modern management, for a systematic and permanent improvement of companies’ performance, based on customer focus. This work started with a theoretical study about themes, such as business process, process management and business process improvement methodologies. After this, a case study was developed in order to investigate how and why Portuguese enterprises are using process improvement methodologies. In summary, organizations give high importance to the business process continuous improvement. The study concludes that processbased management and continuous improvement methodology are means of increasing companies’ efficiency, effectiveness and competitiveness.Universidade de Aveiro2011-07-20T09:25:37Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3812porMarques, Carla Susana Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:46Zoai:ria.ua.pt:10773/3812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:55.305398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No mercado actual, global e virtual, em constante mudança, as organizações são confrontadas com o aumento da concorrência, da exigência de clientes e de funcionários, com a redução do ciclo de vida dos produtos e com as rápidas mudanças da tecnologia. Assim, precisam de se tornar mais eficazes, eficientes e flexíveis para sobreviverem e competirem. Para tal, têm que procurar, continuamente, a melhoria e a inovação, através da gestão da qualidade total, do just-in-time, da reengenharia, do benchmarking, da melhoria contínua e da monitorização do desempenho. O objectivo último das organizações é melhorar o funcionamento interno e alcançar a flexibilidade exigida pelas constantes mudanças e, assim, satisfazer as expectativas dos clientes. Desta forma, a melhoria contínua dos processos, é essencial, como instrumento da gestão moderna para atingir de forma sistemática e permanente, com base no cliente, a melhoria do desempenho da organização. Este trabalho teve início com o estudo teórico sobre temas, tais como os processos, a gestão dos processos e as metodologias da melhoria dos processos. Posteriormente, foi desenvolvido um caso de estudo para investigar como e porque é que as empresas portuguesas utilizam as metodologias de melhoria dos processos. Em suma, as organizações dão elevada importância à melhoria contínua dos processos de negócios. Pelo que, se destaca a gestão baseada nos processos e o funcionamento da metodologia de melhoria contínua com o objectivo de aumentar a eficácia, a eficiência e a competitividade da organização. |
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