A melhoria dos processos de negócio e a sua aplicação nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carla Susana Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3812
Resumo: No mercado actual, global e virtual, em constante mudança, as organizações são confrontadas com o aumento da concorrência, da exigência de clientes e de funcionários, com a redução do ciclo de vida dos produtos e com as rápidas mudanças da tecnologia. Assim, precisam de se tornar mais eficazes, eficientes e flexíveis para sobreviverem e competirem. Para tal, têm que procurar, continuamente, a melhoria e a inovação, através da gestão da qualidade total, do just-in-time, da reengenharia, do benchmarking, da melhoria contínua e da monitorização do desempenho. O objectivo último das organizações é melhorar o funcionamento interno e alcançar a flexibilidade exigida pelas constantes mudanças e, assim, satisfazer as expectativas dos clientes. Desta forma, a melhoria contínua dos processos, é essencial, como instrumento da gestão moderna para atingir de forma sistemática e permanente, com base no cliente, a melhoria do desempenho da organização. Este trabalho teve início com o estudo teórico sobre temas, tais como os processos, a gestão dos processos e as metodologias da melhoria dos processos. Posteriormente, foi desenvolvido um caso de estudo para investigar como e porque é que as empresas portuguesas utilizam as metodologias de melhoria dos processos. Em suma, as organizações dão elevada importância à melhoria contínua dos processos de negócios. Pelo que, se destaca a gestão baseada nos processos e o funcionamento da metodologia de melhoria contínua com o objectivo de aumentar a eficácia, a eficiência e a competitividade da organização.
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