O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, José Fernando da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1668
Resumo: Ao contabilista são colocados novos desafios quanto à informação de gestão. Cada vez mais as organizações têm a necessidade de complementar a informação financeira, de carácter eminentemente histórico do desempenho das organizações, com indicadores de performance não-financeiros dos indutores de performance futura. Esta medição da performance tem cada vez mais um papel crucial na comunicação, medição, acompanhamento, implementação e reavaliação da estratégia. Esta dissertação procura apresentar um sistema de informação abrangente, que integre informação financeira e não-financeira, a partir da metodologia proposta pelo Método Learn. Este método propõe um modelo de gestão por processos centrado no Capital Humano e no Capital Organizacional, permitindo o conhecimento da organização no seu todo, a sua constante comunicação e a melhoria contínua do desempenho organizacional. Apresenta-se um estudo de caso industrial, dando-se maior relevância às técnicas de diagnóstico, definição de objectivos, escolha de indicadores e estabelecimento de metas. ABSTRACT: Accountants face new challenges concerning information for management. Organisations are increasingly in need of complementing financial information with performance history, as well as with non-financial indicators of the drivers of future performance. This performance measurement is more crucial in the communication, measurement, monitoring, implementation and review of strategy. The purpose of this paper is to present an information system that integrates financial and non-financial information, based on Método Learn. This is a business process management approach centred on Human and Organisational Capital, which also allows the understanding of the organization as a whole, its constant communication and continuous improvement. This work presents an industrial case study, providing greater relevance to the techniques of diagnosis, definition of objectives, selection of indicators and goal setting.
id RCAP_02c3a49aa0ae8d5ad024dc89da05b9cb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um casoGestão financeiraGestão estratégicaGestão do conhecimentoEficácia das organizaçõesAo contabilista são colocados novos desafios quanto à informação de gestão. Cada vez mais as organizações têm a necessidade de complementar a informação financeira, de carácter eminentemente histórico do desempenho das organizações, com indicadores de performance não-financeiros dos indutores de performance futura. Esta medição da performance tem cada vez mais um papel crucial na comunicação, medição, acompanhamento, implementação e reavaliação da estratégia. Esta dissertação procura apresentar um sistema de informação abrangente, que integre informação financeira e não-financeira, a partir da metodologia proposta pelo Método Learn. Este método propõe um modelo de gestão por processos centrado no Capital Humano e no Capital Organizacional, permitindo o conhecimento da organização no seu todo, a sua constante comunicação e a melhoria contínua do desempenho organizacional. Apresenta-se um estudo de caso industrial, dando-se maior relevância às técnicas de diagnóstico, definição de objectivos, escolha de indicadores e estabelecimento de metas. ABSTRACT: Accountants face new challenges concerning information for management. Organisations are increasingly in need of complementing financial information with performance history, as well as with non-financial indicators of the drivers of future performance. This performance measurement is more crucial in the communication, measurement, monitoring, implementation and review of strategy. The purpose of this paper is to present an information system that integrates financial and non-financial information, based on Método Learn. This is a business process management approach centred on Human and Organisational Capital, which also allows the understanding of the organization as a whole, its constant communication and continuous improvement. This work presents an industrial case study, providing greater relevance to the techniques of diagnosis, definition of objectives, selection of indicators and goal setting.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:45:11Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1668porAbreu, José Fernando da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:17Zoai:ria.ua.pt:10773/1668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:16.808500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso
title O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso
spellingShingle O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso
Abreu, José Fernando da Silva
Gestão financeira
Gestão estratégica
Gestão do conhecimento
Eficácia das organizações
title_short O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso
title_full O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso
title_fullStr O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso
title_full_unstemmed O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso
title_sort O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso
author Abreu, José Fernando da Silva
author_facet Abreu, José Fernando da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, José Fernando da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão financeira
Gestão estratégica
Gestão do conhecimento
Eficácia das organizações
topic Gestão financeira
Gestão estratégica
Gestão do conhecimento
Eficácia das organizações
description Ao contabilista são colocados novos desafios quanto à informação de gestão. Cada vez mais as organizações têm a necessidade de complementar a informação financeira, de carácter eminentemente histórico do desempenho das organizações, com indicadores de performance não-financeiros dos indutores de performance futura. Esta medição da performance tem cada vez mais um papel crucial na comunicação, medição, acompanhamento, implementação e reavaliação da estratégia. Esta dissertação procura apresentar um sistema de informação abrangente, que integre informação financeira e não-financeira, a partir da metodologia proposta pelo Método Learn. Este método propõe um modelo de gestão por processos centrado no Capital Humano e no Capital Organizacional, permitindo o conhecimento da organização no seu todo, a sua constante comunicação e a melhoria contínua do desempenho organizacional. Apresenta-se um estudo de caso industrial, dando-se maior relevância às técnicas de diagnóstico, definição de objectivos, escolha de indicadores e estabelecimento de metas. ABSTRACT: Accountants face new challenges concerning information for management. Organisations are increasingly in need of complementing financial information with performance history, as well as with non-financial indicators of the drivers of future performance. This performance measurement is more crucial in the communication, measurement, monitoring, implementation and review of strategy. The purpose of this paper is to present an information system that integrates financial and non-financial information, based on Método Learn. This is a business process management approach centred on Human and Organisational Capital, which also allows the understanding of the organization as a whole, its constant communication and continuous improvement. This work presents an industrial case study, providing greater relevance to the techniques of diagnosis, definition of objectives, selection of indicators and goal setting.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T13:45:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1668
url http://hdl.handle.net/10773/1668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452090195968