Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia Ladeira, Carla Marina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30537
Resumo: Embora tenha ocorrido um foco maior no conhecimento sobre a criança e a infância, a partir da década de 50 do século passado, foi possível perceber que prevalecem as investigações e publicações baseadas no estudo de populações dos países industrializados. Há, em várias fontes, um reconhecimento da necessidade de maior investimento, pela comunidade científica, no estudo das populações africanas, e moçambicana em particular. As crianças, em Moçambique, representam 52% da população (menos de 18 anos). Dessas crianças, 48% vive em situação de pobreza absoluta; o acesso a serviços de aprendizagem precoce de qualidade (três-cinco anos) é de apenas cinco por cento (UNICEF, 2014) e os estudos sobre o desenvolvimento da criança são escassos.
id RCAP_628673813a636852439c3fc04232e305
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no ChibutoEmbora tenha ocorrido um foco maior no conhecimento sobre a criança e a infância, a partir da década de 50 do século passado, foi possível perceber que prevalecem as investigações e publicações baseadas no estudo de populações dos países industrializados. Há, em várias fontes, um reconhecimento da necessidade de maior investimento, pela comunidade científica, no estudo das populações africanas, e moçambicana em particular. As crianças, em Moçambique, representam 52% da população (menos de 18 anos). Dessas crianças, 48% vive em situação de pobreza absoluta; o acesso a serviços de aprendizagem precoce de qualidade (três-cinco anos) é de apenas cinco por cento (UNICEF, 2014) e os estudos sobre o desenvolvimento da criança são escassos.Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa2023-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30537Cadernos de Estudos Africanos; N.º 39 (2020): Educação e Cooperação: Desafios de uma agenda global2182-74001645-3794reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30537https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30537/21866http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia Ladeira, Carla Marina2023-12-04T17:15:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:10.526176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto
title Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto
spellingShingle Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto
Maia Ladeira, Carla Marina
title_short Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto
title_full Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto
title_fullStr Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto
title_full_unstemmed Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto
title_sort Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto
author Maia Ladeira, Carla Marina
author_facet Maia Ladeira, Carla Marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia Ladeira, Carla Marina
description Embora tenha ocorrido um foco maior no conhecimento sobre a criança e a infância, a partir da década de 50 do século passado, foi possível perceber que prevalecem as investigações e publicações baseadas no estudo de populações dos países industrializados. Há, em várias fontes, um reconhecimento da necessidade de maior investimento, pela comunidade científica, no estudo das populações africanas, e moçambicana em particular. As crianças, em Moçambique, representam 52% da população (menos de 18 anos). Dessas crianças, 48% vive em situação de pobreza absoluta; o acesso a serviços de aprendizagem precoce de qualidade (três-cinco anos) é de apenas cinco por cento (UNICEF, 2014) e os estudos sobre o desenvolvimento da criança são escassos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30537
url https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30537
https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30537/21866
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Africanos; N.º 39 (2020): Educação e Cooperação: Desafios de uma agenda global
2182-7400
1645-3794
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136315165376512