Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Ormene Carvalho Coutinho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Wada, Elizabeth Kyoko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13003
Resumo: Events involve host and guest at special moments, providing unique experiences, which are impossible to reproduce in any environment or situation. At corporations, this bond is intended to achieve or maintain a positive and profitable participant’s attitude toward the company, creating competitive advantage and maximizing the return on investment. As part of tourism and hospitality sector, events need to be adapted to the changing environment. Its managementhas two aspects: the determination of its needs and then its implementation, including its several stages, with different areas of responsibility for hiring vendors and its fulfilment. This paper presents a comparative case study of three companies, seeking to identify the expected achievement of corporate events and the responsible areas involved. It also aims at exploring how the existing literature is adopted in the practical aspects of events, contributing to the design of new directions for the tourism sector.  
id RCAP_62954ae993aea4e0f3cfebd2cea42eda
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/13003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e NextelEvents involve host and guest at special moments, providing unique experiences, which are impossible to reproduce in any environment or situation. At corporations, this bond is intended to achieve or maintain a positive and profitable participant’s attitude toward the company, creating competitive advantage and maximizing the return on investment. As part of tourism and hospitality sector, events need to be adapted to the changing environment. Its managementhas two aspects: the determination of its needs and then its implementation, including its several stages, with different areas of responsibility for hiring vendors and its fulfilment. This paper presents a comparative case study of three companies, seeking to identify the expected achievement of corporate events and the responsible areas involved. It also aims at exploring how the existing literature is adopted in the practical aspects of events, contributing to the design of new directions for the tourism sector.  Eventos envolvem anfitrião e convidado em momentos especiais, proporcionando experiências únicas, impossíveis de serem reproduzidas em qualquer outro ambiente ou situação. Nas organizações, esse vínculo se destina a alcançar ou manter uma relação positiva e atitude lucrativa do participante em relação à empresa, criando vantagem competitiva e maximizando o retorno sobre o investimento. Como integrantes do setor do turismo e da hospitalidade, os eventos acompanham a necessidade de adequação às mudanças do ambiente. Sua gestão apresenta dois aspectos: a determinação de sua necessidade e posteriormente sua realização, compreendendo suas diferentes etapas, de responsabilidade de áreas distintas para contratação de fornecedores e realização. Este trabalho traz um estudo de caso comparativo entre três empresas, procurando identificar o resultado esperado com a realização dos eventos corporativos e a respectiva responsabilidade das áreas envolvidas. Além disso, pretende explorar como a literatura existente é adotada nos aspectos práticos dos eventos, contribuindo para o traçado de novos rumos para o setor do turismo.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13003oai:proa.ua.pt:article/13003Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 17/18 (2012); 771-783Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 17/18 (2012); 771-7832182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13003https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13003https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13003/8635https://creativecommons.org/license/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDorneles, Ormene Carvalho CoutinhoWada, Elizabeth Kyoko2022-09-26T10:57:13Zoai:proa.ua.pt:article/13003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:52.925464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel
title Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel
spellingShingle Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel
Dorneles, Ormene Carvalho Coutinho
title_short Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel
title_full Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel
title_fullStr Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel
title_full_unstemmed Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel
title_sort Eventos Corporativos e sua Importância Estratégica para as Empresas. Estudo de Casos Múltiplos: Pfizer, L’Oréal e Nextel
author Dorneles, Ormene Carvalho Coutinho
author_facet Dorneles, Ormene Carvalho Coutinho
Wada, Elizabeth Kyoko
author_role author
author2 Wada, Elizabeth Kyoko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Ormene Carvalho Coutinho
Wada, Elizabeth Kyoko
description Events involve host and guest at special moments, providing unique experiences, which are impossible to reproduce in any environment or situation. At corporations, this bond is intended to achieve or maintain a positive and profitable participant’s attitude toward the company, creating competitive advantage and maximizing the return on investment. As part of tourism and hospitality sector, events need to be adapted to the changing environment. Its managementhas two aspects: the determination of its needs and then its implementation, including its several stages, with different areas of responsibility for hiring vendors and its fulfilment. This paper presents a comparative case study of three companies, seeking to identify the expected achievement of corporate events and the responsible areas involved. It also aims at exploring how the existing literature is adopted in the practical aspects of events, contributing to the design of new directions for the tourism sector.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13003
oai:proa.ua.pt:article/13003
url https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13003
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/13003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13003
https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13003
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13003/8635
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/license/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/license/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 17/18 (2012); 771-783
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 17/18 (2012); 771-783
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130520703991808