Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2030 |
Resumo: | Este estudo de caso foi desenvolvido a partir da busca pela identificação do papel que a inovação e o empreendedorismo desempenham na formulação de estratégias em empresas competitivas, especialmente através do intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo. Um retrospecto investigando a percepção prática e teórica sobre a inovação e o empreendedorismo e, se são percebidos pelo mercado em geral como possíveis elementos estratégicos do negócio, desde o período pós-fordista até os dias de hoje, permitiu a construção de uma base para, a partir do isomorfismo institucional, traçar a importância e o seu respaldo conceitual. O objetivo foi apontar como a L’Oréal do Brasil, empresa escolhida para o estudo, estimula a inovação junto aos seus funcionários e se essa abordagem pode ser identificada com os conceitos do intraempreendedorismo, apresentados por esta pesquisa, para na sequência buscar indícios do impacto do intraempreendedorismo como diferencial ou vantagem competitiva, como parte da formulação de estratégias ou em seu desempenho no mercado |
id |
UFF-2_5d201fa73f369cb161f5b054abd43276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2030 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de casoIntraempreendedorismoEmpreendedorismo corporativoL'Oréal do BrasilInovaçãoFormulação estratégicaEmpreendedorismoInovação de processoEstratégia empresarialVantagem competitivaIntrapreneuringCorporate entrepreneurshipL'Oréal do BrasilInnovationStrategic formulationEste estudo de caso foi desenvolvido a partir da busca pela identificação do papel que a inovação e o empreendedorismo desempenham na formulação de estratégias em empresas competitivas, especialmente através do intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo. Um retrospecto investigando a percepção prática e teórica sobre a inovação e o empreendedorismo e, se são percebidos pelo mercado em geral como possíveis elementos estratégicos do negócio, desde o período pós-fordista até os dias de hoje, permitiu a construção de uma base para, a partir do isomorfismo institucional, traçar a importância e o seu respaldo conceitual. O objetivo foi apontar como a L’Oréal do Brasil, empresa escolhida para o estudo, estimula a inovação junto aos seus funcionários e se essa abordagem pode ser identificada com os conceitos do intraempreendedorismo, apresentados por esta pesquisa, para na sequência buscar indícios do impacto do intraempreendedorismo como diferencial ou vantagem competitiva, como parte da formulação de estratégias ou em seu desempenho no mercadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis case study was developed from a search to identify the role that innovation and entrepreneurship perform in strategy formulation on competitive companies, specially through intrapreneurship or corporate entrepreneurship. A retrospect, investigating both practical and theoretical perceptions on innovation and entrepreneurship and if they are seen as possible strategic elements for the business, since after the Fordism period to the current contemporary administration, allowed this research to build a theoretical base, starting from institutional isomorphism, to trace its importance and conceptual relevance. The main objective was to point how L’Oréal do Brasil, company chosen for this study, stimulates innovation by their employees and if this approach can be identified with the intrapreneuring concepts that this research was based on, followed by the search of any evidences of the impact of intrapreneuring as a differential or competitive advantage, as part of the strategy formulation process or in its market performanceCerchiaro, Isabel BalloussierGurgel, Claudio Roberto MarquesHalpern, Eduardo EspíndolaVieira, Carla Daniella Komora2016-07-27T19:18:17Z2016-07-27T19:18:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2030Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-13T22:03:13Zoai:app.uff.br:1/2030Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:30.368117Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso |
title |
Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso |
spellingShingle |
Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso Vieira, Carla Daniella Komora Intraempreendedorismo Empreendedorismo corporativo L'Oréal do Brasil Inovação Formulação estratégica Empreendedorismo Inovação de processo Estratégia empresarial Vantagem competitiva Intrapreneuring Corporate entrepreneurship L'Oréal do Brasil Innovation Strategic formulation |
title_short |
Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso |
title_full |
Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso |
title_fullStr |
Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso |
title_sort |
Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso |
author |
Vieira, Carla Daniella Komora |
author_facet |
Vieira, Carla Daniella Komora |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerchiaro, Isabel Balloussier Gurgel, Claudio Roberto Marques Halpern, Eduardo Espíndola |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Carla Daniella Komora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intraempreendedorismo Empreendedorismo corporativo L'Oréal do Brasil Inovação Formulação estratégica Empreendedorismo Inovação de processo Estratégia empresarial Vantagem competitiva Intrapreneuring Corporate entrepreneurship L'Oréal do Brasil Innovation Strategic formulation |
topic |
Intraempreendedorismo Empreendedorismo corporativo L'Oréal do Brasil Inovação Formulação estratégica Empreendedorismo Inovação de processo Estratégia empresarial Vantagem competitiva Intrapreneuring Corporate entrepreneurship L'Oréal do Brasil Innovation Strategic formulation |
description |
Este estudo de caso foi desenvolvido a partir da busca pela identificação do papel que a inovação e o empreendedorismo desempenham na formulação de estratégias em empresas competitivas, especialmente através do intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo. Um retrospecto investigando a percepção prática e teórica sobre a inovação e o empreendedorismo e, se são percebidos pelo mercado em geral como possíveis elementos estratégicos do negócio, desde o período pós-fordista até os dias de hoje, permitiu a construção de uma base para, a partir do isomorfismo institucional, traçar a importância e o seu respaldo conceitual. O objetivo foi apontar como a L’Oréal do Brasil, empresa escolhida para o estudo, estimula a inovação junto aos seus funcionários e se essa abordagem pode ser identificada com os conceitos do intraempreendedorismo, apresentados por esta pesquisa, para na sequência buscar indícios do impacto do intraempreendedorismo como diferencial ou vantagem competitiva, como parte da formulação de estratégias ou em seu desempenho no mercado |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-27T19:18:17Z 2016-07-27T19:18:17Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2030 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2030 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823695579054080 |