Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carla Daniella Komora
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2030
Resumo: Este estudo de caso foi desenvolvido a partir da busca pela identificação do papel que a inovação e o empreendedorismo desempenham na formulação de estratégias em empresas competitivas, especialmente através do intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo. Um retrospecto investigando a percepção prática e teórica sobre a inovação e o empreendedorismo e, se são percebidos pelo mercado em geral como possíveis elementos estratégicos do negócio, desde o período pós-fordista até os dias de hoje, permitiu a construção de uma base para, a partir do isomorfismo institucional, traçar a importância e o seu respaldo conceitual. O objetivo foi apontar como a L’Oréal do Brasil, empresa escolhida para o estudo, estimula a inovação junto aos seus funcionários e se essa abordagem pode ser identificada com os conceitos do intraempreendedorismo, apresentados por esta pesquisa, para na sequência buscar indícios do impacto do intraempreendedorismo como diferencial ou vantagem competitiva, como parte da formulação de estratégias ou em seu desempenho no mercado
id UFF-2_5d201fa73f369cb161f5b054abd43276
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2030
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de casoIntraempreendedorismoEmpreendedorismo corporativoL'Oréal do BrasilInovaçãoFormulação estratégicaEmpreendedorismoInovação de processoEstratégia empresarialVantagem competitivaIntrapreneuringCorporate entrepreneurshipL'Oréal do BrasilInnovationStrategic formulationEste estudo de caso foi desenvolvido a partir da busca pela identificação do papel que a inovação e o empreendedorismo desempenham na formulação de estratégias em empresas competitivas, especialmente através do intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo. Um retrospecto investigando a percepção prática e teórica sobre a inovação e o empreendedorismo e, se são percebidos pelo mercado em geral como possíveis elementos estratégicos do negócio, desde o período pós-fordista até os dias de hoje, permitiu a construção de uma base para, a partir do isomorfismo institucional, traçar a importância e o seu respaldo conceitual. O objetivo foi apontar como a L’Oréal do Brasil, empresa escolhida para o estudo, estimula a inovação junto aos seus funcionários e se essa abordagem pode ser identificada com os conceitos do intraempreendedorismo, apresentados por esta pesquisa, para na sequência buscar indícios do impacto do intraempreendedorismo como diferencial ou vantagem competitiva, como parte da formulação de estratégias ou em seu desempenho no mercadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis case study was developed from a search to identify the role that innovation and entrepreneurship perform in strategy formulation on competitive companies, specially through intrapreneurship or corporate entrepreneurship. A retrospect, investigating both practical and theoretical perceptions on innovation and entrepreneurship and if they are seen as possible strategic elements for the business, since after the Fordism period to the current contemporary administration, allowed this research to build a theoretical base, starting from institutional isomorphism, to trace its importance and conceptual relevance. The main objective was to point how L’Oréal do Brasil, company chosen for this study, stimulates innovation by their employees and if this approach can be identified with the intrapreneuring concepts that this research was based on, followed by the search of any evidences of the impact of intrapreneuring as a differential or competitive advantage, as part of the strategy formulation process or in its market performanceCerchiaro, Isabel BalloussierGurgel, Claudio Roberto MarquesHalpern, Eduardo EspíndolaVieira, Carla Daniella Komora2016-07-27T19:18:17Z2016-07-27T19:18:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2030Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-13T22:03:13Zoai:app.uff.br:1/2030Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:30.368117Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso
title Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso
spellingShingle Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso
Vieira, Carla Daniella Komora
Intraempreendedorismo
Empreendedorismo corporativo
L'Oréal do Brasil
Inovação
Formulação estratégica
Empreendedorismo
Inovação de processo
Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Intrapreneuring
Corporate entrepreneurship
L'Oréal do Brasil
Innovation
Strategic formulation
title_short Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso
title_full Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso
title_fullStr Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso
title_full_unstemmed Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso
title_sort Intraempreendedorismo na L’Oréal do Brasil: um estudo de caso
author Vieira, Carla Daniella Komora
author_facet Vieira, Carla Daniella Komora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerchiaro, Isabel Balloussier
Gurgel, Claudio Roberto Marques
Halpern, Eduardo Espíndola
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carla Daniella Komora
dc.subject.por.fl_str_mv Intraempreendedorismo
Empreendedorismo corporativo
L'Oréal do Brasil
Inovação
Formulação estratégica
Empreendedorismo
Inovação de processo
Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Intrapreneuring
Corporate entrepreneurship
L'Oréal do Brasil
Innovation
Strategic formulation
topic Intraempreendedorismo
Empreendedorismo corporativo
L'Oréal do Brasil
Inovação
Formulação estratégica
Empreendedorismo
Inovação de processo
Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Intrapreneuring
Corporate entrepreneurship
L'Oréal do Brasil
Innovation
Strategic formulation
description Este estudo de caso foi desenvolvido a partir da busca pela identificação do papel que a inovação e o empreendedorismo desempenham na formulação de estratégias em empresas competitivas, especialmente através do intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo. Um retrospecto investigando a percepção prática e teórica sobre a inovação e o empreendedorismo e, se são percebidos pelo mercado em geral como possíveis elementos estratégicos do negócio, desde o período pós-fordista até os dias de hoje, permitiu a construção de uma base para, a partir do isomorfismo institucional, traçar a importância e o seu respaldo conceitual. O objetivo foi apontar como a L’Oréal do Brasil, empresa escolhida para o estudo, estimula a inovação junto aos seus funcionários e se essa abordagem pode ser identificada com os conceitos do intraempreendedorismo, apresentados por esta pesquisa, para na sequência buscar indícios do impacto do intraempreendedorismo como diferencial ou vantagem competitiva, como parte da formulação de estratégias ou em seu desempenho no mercado
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27T19:18:17Z
2016-07-27T19:18:17Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2030
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2030
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823695579054080