INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rui Jorge Gama
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Fernandes, Ricardo Jorge Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/12408
Resumo: A inovação, num contexto marcado, quer por rápidas mudanças tecnológicas e sociais, quer por tendências de âmbito global das actividades económicas, é consensualmente considerada como motor do desenvolvimento sócio-económico que tem no conhecimento o seu principal recurso estratégico e na aprendizagem o seu principal processo. Encarando a inovação como uma das variáveis para se poder medir os territórios do conhecimento, o Community Innovation Survey 4 (CIS 4) pode ser uma nova fonte para se poder compreender o comportamento dos processos e actividades de inovação em Portugal, ao nível do produto, do processo e da inovação organizacional e de marketing, bem como dos seus condicionantes, consequências e potencialidades. Com efeito, paralelamente à análise do contexto sócio-económico dos territórios, é central sublinhar de que forma a inovação é entendida pelas empresas portuguesas, tentando-se compreender a dinâmica da aplicação destas estratégias no passado recente, o seu aproveitamento e os seus resultados na situação presente da economia do país.
id RCAP_6299fb74be59cb706a02b1f25a8c3c14
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/12408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)Community Innovation Survey 4InovaçãoEmpresasPolíticas de desenvolvimentoA inovação, num contexto marcado, quer por rápidas mudanças tecnológicas e sociais, quer por tendências de âmbito global das actividades económicas, é consensualmente considerada como motor do desenvolvimento sócio-económico que tem no conhecimento o seu principal recurso estratégico e na aprendizagem o seu principal processo. Encarando a inovação como uma das variáveis para se poder medir os territórios do conhecimento, o Community Innovation Survey 4 (CIS 4) pode ser uma nova fonte para se poder compreender o comportamento dos processos e actividades de inovação em Portugal, ao nível do produto, do processo e da inovação organizacional e de marketing, bem como dos seus condicionantes, consequências e potencialidades. Com efeito, paralelamente à análise do contexto sócio-económico dos territórios, é central sublinhar de que forma a inovação é entendida pelas empresas portuguesas, tentando-se compreender a dinâmica da aplicação destas estratégias no passado recente, o seu aproveitamento e os seus resultados na situação presente da economia do país.2008-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/12408http://hdl.handle.net/10316/12408porGAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2008) Inovação, conhecimento e indústria em Portugal: uma análise do Community innovation survey 4 (CIS 4). Actas do 3º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.Fernandes, Rui Jorge GamaFernandes, Ricardo Jorge Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T03:23:14Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/12408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:28.559678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)
title INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)
spellingShingle INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)
Fernandes, Rui Jorge Gama
Community Innovation Survey 4
Inovação
Empresas
Políticas de desenvolvimento
title_short INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)
title_full INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)
title_fullStr INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)
title_full_unstemmed INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)
title_sort INOVAÇÃO, CONHECIMENTO E INDÚSTRIA EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE DO COMMUNITY INNOVATION SURVEY 4 (CIS 4)
author Fernandes, Rui Jorge Gama
author_facet Fernandes, Rui Jorge Gama
Fernandes, Ricardo Jorge Lopes
author_role author
author2 Fernandes, Ricardo Jorge Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rui Jorge Gama
Fernandes, Ricardo Jorge Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Community Innovation Survey 4
Inovação
Empresas
Políticas de desenvolvimento
topic Community Innovation Survey 4
Inovação
Empresas
Políticas de desenvolvimento
description A inovação, num contexto marcado, quer por rápidas mudanças tecnológicas e sociais, quer por tendências de âmbito global das actividades económicas, é consensualmente considerada como motor do desenvolvimento sócio-económico que tem no conhecimento o seu principal recurso estratégico e na aprendizagem o seu principal processo. Encarando a inovação como uma das variáveis para se poder medir os territórios do conhecimento, o Community Innovation Survey 4 (CIS 4) pode ser uma nova fonte para se poder compreender o comportamento dos processos e actividades de inovação em Portugal, ao nível do produto, do processo e da inovação organizacional e de marketing, bem como dos seus condicionantes, consequências e potencialidades. Com efeito, paralelamente à análise do contexto sócio-económico dos territórios, é central sublinhar de que forma a inovação é entendida pelas empresas portuguesas, tentando-se compreender a dinâmica da aplicação destas estratégias no passado recente, o seu aproveitamento e os seus resultados na situação presente da economia do país.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/12408
http://hdl.handle.net/10316/12408
url http://hdl.handle.net/10316/12408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2008) Inovação, conhecimento e indústria em Portugal: uma análise do Community innovation survey 4 (CIS 4). Actas do 3º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133681504223232