Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrósio, Sofia Isabel
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/306
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_62a8b7a2e69aae07b3a8fdd5f487bc0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolarPsicologia educacionalEducational psychologyDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO objectivo deste trabalho, é procurar compreender o processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar. A autonomia na criança, é analisada como um processo que se inicia na infância mais precoce e se desenvolve por toda a vida do ser humano. Partindo de uma metodologia de investigação qualitativa, focaliza-se a compreensão do processo de conquista de autonomia em crianças de cinco anos de idade, tomando como quadro teórico de referência as orientações do pensamento psicanalítico, e a observação e estudo de práticas educativas aplicadas em educação de infância em Portugal. A partir desta investigação, foi possível repensar e adaptar práticas educativas em educação pré-escolar que melhor se dirigem ao desenvolvimento psicológico das crianças que se encontram num período de transição escolar, ou seja, na passagem de uma educação pré-escolar para a escolarização de 1º ciclo. Estas práticas educativas, quer sejam analisadas através das atitudes que os pais têm para com os seus filhos, ou pelas atitudes que os educadores têm para com as crianças, inseridas numa dinâmica familiar e numa filosofia de escola, não podem ser pensadas separadamente do afecto e da relação de afecto que todos os educadores estabelecem com as crianças. O afecto e as práticas educativas são considerados neste trabalho como os pilares basilares de desenvolvimento do processo de conquista de uma autonomia pessoal. Desta forma, e uma vez que a educação pré-escolar apresenta-se hoje como uma das áreas prioritárias de intervenção em toda a Comunidade Europeia, alertando os educadores de infância para a importância da autonomia na criança, propõe-se neste trabalho de investigação, o desafio de compreender como se processa a conquista da autonomia na criança em idade pré-escolar, através do estudo teórico dos processos psicológicos e relações que a ela se encontram subjacentes, e da observação de crianças e das suas interacções no jardim de infância.Instituto Superior de Psicologia AplicadaPereira, FredericoRepositório do ISPAAmbrósio, Sofia Isabel2010-12-27T12:33:40Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:26.575767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolar
title Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolar
spellingShingle Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolar
Ambrósio, Sofia Isabel
Psicologia educacional
Educational psychology
title_short Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolar
title_full Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolar
title_fullStr Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolar
title_full_unstemmed Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolar
title_sort Processo de conquista de autonomia em crianças de idade pré-escolar: Contributo para a análise das práticas educativas em contexto escolar
author Ambrósio, Sofia Isabel
author_facet Ambrósio, Sofia Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Frederico
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Ambrósio, Sofia Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educational psychology
topic Psicologia educacional
Educational psychology
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01T00:00:00Z
1999-01-01T00:00:00Z
2010-12-27T12:33:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/306
url http://hdl.handle.net/10400.12/306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130045087744000