Traineeship report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Gabriela de Bonito Sampaio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11899
Resumo: A promoção de iniciativas de Cooperação para o Desenvolvimento constitui, juntamente com os conceitos da Educação, áreas de intervenção que contribuem para a concretização dos objetivos globais da Agenda 2030, um plano partilhado para paz e prosperidade para as pessoas e para o planeta, agora e no futuro [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)], salientando-se especificamente a meta 4.7 do ODS 4 – Educação de Qualidade. Sendo a Educação para o Desenvolvimento intrínseca à atividade das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, torna-se necessário encontrar soluções pedagógicas adaptadas aos desafios atuais e até civilizacionais, particularmente na era da transformação digital das organizações, incluindo as sem fins lucrativos, e especificamente nas suas práticas letivas. Uma das vertentes a explorar é a da utilização da gamificação digital como estratégia de sensibilização e aprendizagem no âmbito da formação não formal da Educação Global, contribuindo para um processo educativo constante que favoreça as inter-relações sociais, culturais, políticas e económicas entre o Norte e o Sul. Pretende-se, igualmente, que a estratégia promova valores e atitudes de solidariedade e justiça que devem caracterizar uma cidadania global responsável, sensibilizando e mobilizando as sociedades para as prioridades do desenvolvimento humano sustentável. Neste enquadramento, propõe-se o estudo sobre a metodologia do desenho e conceção de protótipo de ferramenta digital baseada nas temáticas da Educação Global/Educação para o Desenvolvimento com recurso à gamificação, observando igualmente os seus impactos sociais e ambientais.
id RCAP_62b3c03387b071fcca746f808604f177
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/11899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Traineeship reportRelatório de estágioCooperação para o desenvolvimentoObjetivos de desenvolvimento sustentávelEducação globalFerramenta de aprendizagemGamificação digitalCooperation for developmentSustainable development goalsGlobal educationLearning toolDigital gamificationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA promoção de iniciativas de Cooperação para o Desenvolvimento constitui, juntamente com os conceitos da Educação, áreas de intervenção que contribuem para a concretização dos objetivos globais da Agenda 2030, um plano partilhado para paz e prosperidade para as pessoas e para o planeta, agora e no futuro [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)], salientando-se especificamente a meta 4.7 do ODS 4 – Educação de Qualidade. Sendo a Educação para o Desenvolvimento intrínseca à atividade das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, torna-se necessário encontrar soluções pedagógicas adaptadas aos desafios atuais e até civilizacionais, particularmente na era da transformação digital das organizações, incluindo as sem fins lucrativos, e especificamente nas suas práticas letivas. Uma das vertentes a explorar é a da utilização da gamificação digital como estratégia de sensibilização e aprendizagem no âmbito da formação não formal da Educação Global, contribuindo para um processo educativo constante que favoreça as inter-relações sociais, culturais, políticas e económicas entre o Norte e o Sul. Pretende-se, igualmente, que a estratégia promova valores e atitudes de solidariedade e justiça que devem caracterizar uma cidadania global responsável, sensibilizando e mobilizando as sociedades para as prioridades do desenvolvimento humano sustentável. Neste enquadramento, propõe-se o estudo sobre a metodologia do desenho e conceção de protótipo de ferramenta digital baseada nas temáticas da Educação Global/Educação para o Desenvolvimento com recurso à gamificação, observando igualmente os seus impactos sociais e ambientais.The promotion of Cooperation for Development initiatives constitutes, together with the concepts of Education, areas of intervention that contribute to the achievement of the global objectives of the 2030 Agenda, a shared blueprint for peace and prosperity for people and the planet, now and in the future [the Sustainable Development Goals (SDGs)], specifically highlighting target 4.7 of SDG 4 – Quality Education. Since Education for Development is intrinsic to the activity of Non-Governmental Organizations for Development (NGDO), it becomes necessary to find pedagogical solutions adapted to civilizational challenges, particularly in the era of digital transformation of organizations, including non-profit organizations, and specifically in their teaching practices. One of the aspects to be explored is the use of digital gamification as a strategy for raising awareness and learning within the scope of Global Education non-formal training, contributing to a constant educational process that favors social, cultural, political and economic interrelationships between North and South. It is also intended that the strategy promote values and attitudes of solidarity and justice that should characterize responsible global citizenship, raising awareness and mobilizing societies towards the priorities of sustainable human development In this framework, a study is proposed on the methodology of designing a prototype of a digital tool based on the themes of Global Education/Education for Development using gamification, also noting its social and environmental impacts.Cardoso, João CasqueiraRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFaria, Gabriela de Bonito Sampaio2023-06-072025-06-07T00:00:00Z2023-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11899porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-13T02:01:11Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:23.353845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Traineeship report
Relatório de estágio
title Traineeship report
spellingShingle Traineeship report
Faria, Gabriela de Bonito Sampaio
Cooperação para o desenvolvimento
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Educação global
Ferramenta de aprendizagem
Gamificação digital
Cooperation for development
Sustainable development goals
Global education
Learning tool
Digital gamification
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Traineeship report
title_full Traineeship report
title_fullStr Traineeship report
title_full_unstemmed Traineeship report
title_sort Traineeship report
author Faria, Gabriela de Bonito Sampaio
author_facet Faria, Gabriela de Bonito Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, João Casqueira
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Gabriela de Bonito Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação para o desenvolvimento
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Educação global
Ferramenta de aprendizagem
Gamificação digital
Cooperation for development
Sustainable development goals
Global education
Learning tool
Digital gamification
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Cooperação para o desenvolvimento
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Educação global
Ferramenta de aprendizagem
Gamificação digital
Cooperation for development
Sustainable development goals
Global education
Learning tool
Digital gamification
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description A promoção de iniciativas de Cooperação para o Desenvolvimento constitui, juntamente com os conceitos da Educação, áreas de intervenção que contribuem para a concretização dos objetivos globais da Agenda 2030, um plano partilhado para paz e prosperidade para as pessoas e para o planeta, agora e no futuro [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)], salientando-se especificamente a meta 4.7 do ODS 4 – Educação de Qualidade. Sendo a Educação para o Desenvolvimento intrínseca à atividade das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, torna-se necessário encontrar soluções pedagógicas adaptadas aos desafios atuais e até civilizacionais, particularmente na era da transformação digital das organizações, incluindo as sem fins lucrativos, e especificamente nas suas práticas letivas. Uma das vertentes a explorar é a da utilização da gamificação digital como estratégia de sensibilização e aprendizagem no âmbito da formação não formal da Educação Global, contribuindo para um processo educativo constante que favoreça as inter-relações sociais, culturais, políticas e económicas entre o Norte e o Sul. Pretende-se, igualmente, que a estratégia promova valores e atitudes de solidariedade e justiça que devem caracterizar uma cidadania global responsável, sensibilizando e mobilizando as sociedades para as prioridades do desenvolvimento humano sustentável. Neste enquadramento, propõe-se o estudo sobre a metodologia do desenho e conceção de protótipo de ferramenta digital baseada nas temáticas da Educação Global/Educação para o Desenvolvimento com recurso à gamificação, observando igualmente os seus impactos sociais e ambientais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-07
2023-06-07T00:00:00Z
2025-06-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/11899
url http://hdl.handle.net/10284/11899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131673211699200