Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graciano, Marcos Danilo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255975
Resumo: A referida pesquisa apresenta o desenvolvimento de um produto digital, em formato de game mobile, direcionado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos buscando a apresentação, conscientização, importância e difusão dos conteúdos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Agenda 2030 da ONU) em contextos gameficados e lúdicos. Para a concepção de um produto digital, é necessária a utilização de ferramentas de planejamento e concepção, como o Design Thinking, uma das metodologias aplicadas. Já para a produção do produto, foram utilizados softwares específicos para o desenvolvimento de jogos, como Unity (engine de programação), LMMS (ferramenta produtora de áudios) e a ferramenta piskel (produção das artes). Além do desenvolvimento do produto e da escrita do trabalho teórico, foi realizada, também, uma pesquisa com 70 usuários (35 professores de ensino superior da área de tecnologia e 35 alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC, ambiente onde o pesquisador é professor titular desde 2014). O resultado final foi a escrita de um roteiro completo do produto, apresentando 8 mini games que abrangem o conteúdo de 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E, enquanto protótipo finalizado, apresentam-se a introdução do jogo e dois dos minis games já executados e prontos para interação.
id UNSP_cdb983c000fc65859b6ff7d8c2969264
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255975
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONUDevelopment of a gamified methodology for awareness about the Sustainable Development Goals (SDGs) of the UN 2030 AgendaObjetivos de Desenvolvimento SustentávelODSGameficaçãoSerious GamesAprendizagem indiretaSustainable Development GoalsGamificationIndirect learningA referida pesquisa apresenta o desenvolvimento de um produto digital, em formato de game mobile, direcionado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos buscando a apresentação, conscientização, importância e difusão dos conteúdos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Agenda 2030 da ONU) em contextos gameficados e lúdicos. Para a concepção de um produto digital, é necessária a utilização de ferramentas de planejamento e concepção, como o Design Thinking, uma das metodologias aplicadas. Já para a produção do produto, foram utilizados softwares específicos para o desenvolvimento de jogos, como Unity (engine de programação), LMMS (ferramenta produtora de áudios) e a ferramenta piskel (produção das artes). Além do desenvolvimento do produto e da escrita do trabalho teórico, foi realizada, também, uma pesquisa com 70 usuários (35 professores de ensino superior da área de tecnologia e 35 alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC, ambiente onde o pesquisador é professor titular desde 2014). O resultado final foi a escrita de um roteiro completo do produto, apresentando 8 mini games que abrangem o conteúdo de 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E, enquanto protótipo finalizado, apresentam-se a introdução do jogo e dois dos minis games já executados e prontos para interação.This research presents the development of a digital product, in the format of a mobile game, aimed at children and adolescents aged 10 to 14 seeking to present, raise awareness, importance and disseminate the contents of the Sustainable Development Goals – SDGs (UN Agenda 2030 ) in gamified and playful contexts. To design a digital product, it is necessary to use planning and design tools, such as Design Thinking, one of the methodologies applied. For the production of the product, specific software was used for game development, such as Unity (programming engine), LMMS (audio production tool) and the piskel tool (art production). In addition to developing the product and writing the theoretical work, a survey was also carried out with 70 users (35 higher education professors in the area of technology and 35 students from the Technology in Digital Games course at the Faculty of Technology of Ourinhos – FATEC , an environment where the researcher has been a full professor since 2014). The end result was the writing of a complete product roadmap, featuring 8 mini games that cover the content of 11 Sustainable Development Goals. And, as a finished prototype, the introduction of the game and two of the mini games already executed and ready for interaction are presented.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Graciano, Marcos Danilo2024-06-13T18:23:48Z2024-06-13T18:23:48Z2024-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGRACIANO, Marcos Danilo. Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. 2024. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255975lattes.cnpq.br/8008895489996719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-14T06:12:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:16.046615Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
Development of a gamified methodology for awareness about the Sustainable Development Goals (SDGs) of the UN 2030 Agenda
title Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
spellingShingle Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
Graciano, Marcos Danilo
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS
Gameficação
Serious Games
Aprendizagem indireta
Sustainable Development Goals
Gamification
Indirect learning
title_short Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
title_full Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
title_fullStr Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
title_sort Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
author Graciano, Marcos Danilo
author_facet Graciano, Marcos Danilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Graciano, Marcos Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS
Gameficação
Serious Games
Aprendizagem indireta
Sustainable Development Goals
Gamification
Indirect learning
topic Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS
Gameficação
Serious Games
Aprendizagem indireta
Sustainable Development Goals
Gamification
Indirect learning
description A referida pesquisa apresenta o desenvolvimento de um produto digital, em formato de game mobile, direcionado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos buscando a apresentação, conscientização, importância e difusão dos conteúdos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Agenda 2030 da ONU) em contextos gameficados e lúdicos. Para a concepção de um produto digital, é necessária a utilização de ferramentas de planejamento e concepção, como o Design Thinking, uma das metodologias aplicadas. Já para a produção do produto, foram utilizados softwares específicos para o desenvolvimento de jogos, como Unity (engine de programação), LMMS (ferramenta produtora de áudios) e a ferramenta piskel (produção das artes). Além do desenvolvimento do produto e da escrita do trabalho teórico, foi realizada, também, uma pesquisa com 70 usuários (35 professores de ensino superior da área de tecnologia e 35 alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC, ambiente onde o pesquisador é professor titular desde 2014). O resultado final foi a escrita de um roteiro completo do produto, apresentando 8 mini games que abrangem o conteúdo de 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E, enquanto protótipo finalizado, apresentam-se a introdução do jogo e dois dos minis games já executados e prontos para interação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-13T18:23:48Z
2024-06-13T18:23:48Z
2024-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRACIANO, Marcos Danilo. Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. 2024. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255975
lattes.cnpq.br/8008895489996719
identifier_str_mv GRACIANO, Marcos Danilo. Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. 2024. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
lattes.cnpq.br/8008895489996719
url https://hdl.handle.net/11449/255975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129153597177856