Campanha para a sensibilização da adoção de animais de companhia e combate ao seu abandono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Madalena Sofia dos Santos Almeida e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14261
Resumo: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling Campanha para a sensibilização da adoção de animais de companhia e combate ao seu abandonoAbandono de animaisAdoção de animaisComunicação digitalMarketing socialRedes sociaisAnimal abandonmentAnimal adoptionCommunicationCommunicationSocial marketingSocial mediaTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma Campanha para a sensibilização da Adoção de Animais de Companhia e Combate ao seu abandono, de acordo com uma estratégia de marketing social, que promove a adoção de animais de companhia e combate ao seu abandono; com o objetivo claro de sensibilizar a sociedade relativamente a estes temas. A marca Zu é uma das marcas pertencentes ao grupo Sonae, responsável pela comercialização de produtos para animais, seja para saúde, alimentação, higiene e lazer, bem como prestação de serviços de tosquia e banhos. Inaugurada em 2014, conta atualmente com 25 lojas no território nacional e o seu principal objetivo consiste em ser uma referência nesta área para todos os donos de animais, oferecendo produtos de qualidade e serviços especializados, sendo que todos os seus colaboradores são da área de medicina ou enfermagem veterinária, de modo a possuírem o ‘know’ adequado às suas funções e conforme às expectativas dos clientes. O trabalho desenvolvido tem como base uma estratégia de marketing social, visando solucionar um problema social e ao mesmo tempo, transmitindo os valores da marca, aproximando-se mais dos seus consumidores; através das redes sociais. O plano de comunicação para redes sociais será posto em prática no Instagram, Facebook e Youtube da marca, dado que 61% dos utilizadores portugueses de Internet, também se encontram no Instagram e 90% dos mesmos no Facebook. (Bacelar, 2019). Este projeto será útil para a marca Zu, uma vez que irá aumentar a notoriedade da marca e a nível social, irá promover a mudança de comportamentos, nomeadamente fomentar a adoção e combater o abandono animal. Em suma, e tendo em conta a metodologia de investigação utilizada, conclui-se que este projeto é pertinente, uma vez que segundo os resultados do inquérito, não há campanhas suficientes acerca desta temática.ABSTRACT: This work consists in the development of a Campaign to raise awareness of the Adoption of Companion Animals and Fight against their abandonment, according to a social marketing strategy, which promotes the adoption of pets and combats their abandonment; with the clear objective of making society aware of these issues. The Zu brand is one of the brands belonging to the Sonae group, responsible for the marketing of products for animals, whether for health, food, hygiene and leisure, as well as the provision of clipping and bathing services. Opened in 2014, it currently has 25 stores nationwide and its main objective is to be a reference in this area for all pet owners, offering quality products and specialized services, and all of its employees are from the medical area or veterinary nursing, in order to have the 'know' adequate to their functions and according to the clients' expectations. The work developed is based on a social marketing strategy, aimed at solving a social problem and, at the same time, transmitting the brand's values, getting closer to its consumers; through social media. The communication plan for social networks will be implemented on the brand's Instagram, Facebook and Youtube, given that 61% of Portuguese Internet users are also on Instagram and 90% of them on Facebook. (Bacelar, 2019). This project will be useful for the Zu brand, as it will increase brand awareness and at a social level, it will promote behavior change, namely foster adoption and combat animal abandonment. In short, and taking into account the research methodology used, it is concluded that this project is relevant, since according to the survey results, there are not enough campaigns on this topic.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLCosta, Madalena Sofia dos Santos Almeida e2022-02-07T15:07:46Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14261TID:202888037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:05.999848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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