Instrumentos de sopro, influências na cavidade oral e abordagem terapêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giard, François Renaud Simon Marie
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33859
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
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spelling Instrumentos de sopro, influências na cavidade oral e abordagem terapêuticaCavidade oralInstrumentos de soproInfluênciasSolução terapêuticaDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas MonizCada Médico Dentista, durante a sua vida profissional, será confrontado com pacientes com características físicas ou mentais especiais. Os músicos de instrumentos de sopro estão entre eles, sejam eles amadores ou intérpretes de concerto, estes indivíduos têm características comuns que por vezes terão de ser tidas em conta para certos tratamentos. É nesta perspetiva que o meu trabalho intitulado "Instrumentos de sopro: Influências na cavidade oral e abordagem terapêutica" foi orientado. Como trompetista desde os 7 anos de idade, e tendo estudado música num conservatório, tenho sido por vezes confrontada com grandes dificuldades na minha prática após certos tratamentos dentários, especialmente ortodônticos. Assim, foi muito naturalmente que este tema me veio à mente, permitindo-me estudar medicina das artes. Com o desenvolvimento da música e a sua acessibilidade, não há dúvida que esta classe de pacientes aparecerá cada vez mais, muitas vezes com expectativas particulares, bem como patologias especiais que requerem uma maior atenção e o uso de tratamentos alternativos. Na primeira parte, recordaremos algumas bases anatómicas que serão necessárias para uma boa compreensão da continuação deste trabalho. Na segunda parte, estudaremos a física do som, o funcionamento dos instrumentos de sopro e relacionaremos a classificação de Strayer com as estruturas anatómicas postas em prática. Depois, graças a esta classificação, veremos na 3ª parte os impactos desta prática, em relação ao grupo de instrumentos tocados, depois na 4ª parte serão apresentados os tratamentos, os cuidados particulares e as alternativas possíveis de certos gestos que permitem cuidar melhor destes pacientes. Finalmente, iremos expor algumas anedotas de tratamentos dentários sobre músicos conhecidos e desconhecidos. Para esta revisão, contarei principalmente com artigos encontrados nas bases de dados das bibliotecas Pubmed, Cochrane, Encyclopédie Médical e as referências do IUEM. Utilizei artigos em português, francês, inglês e espanhol, e as palavras-chave foram: Cavidade oral, Instrumentos de sopro, influências, solução terapêutica.Every dentist during his or her professional life will be confronted with patients with special physical or mental characteristics. Wind instrument musicians are among them, be they amateurs or concert performers, these individuals have common traits that will sometimes have to be considered for certain treatments. It is in this perspective that my work entitled " Wind instruments: Influences on the oral cavity and therapeutic approach " was oriented. As a trumpet player myself since the age of 7, and having studied music at a conservatory, I have sometimes been confronted with great difficulties in my practice after certain dental treatments, especially orthodontic ones. So, it was quite naturally that this theme came to me, allowing me to study medicine of the arts. With the development of music and its accessibility, there is no doubt that this class of patients will appear more and more, often with expectations, as well as special pathologies requiring special attention and the use of alternative treatments. In the first part, we will recall some anatomical bases that will be necessary for a good understanding of the continuation of this work. In the second part, we will study the physics of sound, the functioning of wind instruments and we will relate Strayer's classification with the anatomical structures put into practice. Then, thanks to this classification, we will see in the 3rd part the impacts of this practice, in relation to the group of instruments played, then in the 4th part we will present the treatments, the particular care and the possible alternatives of certain gestures that allow a better care of these patients. Finally, we will present some dental treatment anecdotes about known and unknown musicians. For this review, I will rely mainly on articles found in the Pubmed, Cochrane, Encyclopédie Médical and IUEM library databases. I will use references in Portuguese, French, English and Spanish, and the key words will be: Oral cavity, wind instruments, influences, therapeutic solution.Chaque dentiste durant sa vie professionnelle sera confronté à des patients ayant des caractéristiques particulières, physiques ou psychiques. Les musiciens d’instruments à vent en font partie, qu’ils soient amateurs ou concertistes, ces individues possèdent des traits communs qu’il faudra parfois prendre en compte pour certains traitements. C’est dans cette optique que mon travail intitulé « Instruments à vent, influences dans la cavité orale e abordage thérapeutique » s’est orienté. Etant moi-même trompettiste depuis l’âge de 7 ans, et ayant suivis un cursus de musique dans un conservatoire, j’ai parfois été confronté à de grandes difficultés dans ma pratique après certains traitements dentaires, notamment orthodontiques. C’est donc assez naturellement que m’est apparu ce thème, me permettant d’étudier la médecine des arts. Avec le développement de la musique et de son accessibilité, il ne fait aucun doute que cette classe de patients apparaitra de plus en plus, avec souvent des attentes particulières, ainsi que des pathologies spéciales nécessitant une attention particulière et l’utilisation de traitements alternatifs. Dans la première partie, nous rappellerons quelques bases anatomiques qui seront nécessaires pour bien comprendre la suite de ces travaux. Dans la deuxième partie, nous étudierons la physique du son, le fonctionnement des instruments à vent et nous mettrons en relation la classification de Strayer avec les structures anatomiques mises en pratique. Puis, grâce à cette classification, nous verrons dans la 3ème partie les impacts de cette pratique, par rapport au groupe d'instruments joués, puis dans la 4ème partie nous présenterons les traitements, les soins particuliers et les alternatives possibles de certains gestes qui permettent une meilleure prise en charge de ces patients. Enfin, nous présenterons quelques anecdotes de traitement dentaire sur des musiciens connus et inconnus. Pour cette révision, je me baserai essentiellement sur des articles trouvés sur les bases de données Pubmed, Cochrane, l’Encyclopédie Médicale ou encore la bibliothèque de l’IUEM. J’utiliserai des références en langue Portugaise, Françaises, Anglaises et Espagnoles, et les mots clés seront : Cavité orale, instruments à vent, influences, solution thérapeutique.Maurício, PauloRepositório ComumGiard, François Renaud Simon Marie2020-11-02T12:50:04Z2020-10-01T00:00:00Z2020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33859202528278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:54:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:09:58.125967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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