O método Jigsaw no Ensino de Estereoisômeros: aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais e sociais em aulas de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Marcelo Max Borges
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31438
Resumo: Atualmente, se faz necessário no ambiente escolar, a implementação de estratégias que facilitem o desenvolvimento de competências sociais. A aprendizagem cooperativa em seu método Jigsaw é uma metodologia ativa baseada na participação coletiva e ativa dos estudantes, aplicada geralmente para pequenos grupos, de forma a possibilitar o desenvolvimento cognitivo, através da troca de informações, e das habilidades sociais cooperativas. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didático-pedagógica utilizando o método Jigsaw, em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública da periferia de Fortaleza-CE, de maneira a favorecer o desenvolvimento visuoespacial de moléculas no estudo de estereoisômeros, concomitantemente com o desenvolvimento de habilidades sociais. Dentre elas, comunicação, empatia e resolução de conflitos. Como referenciais teóricos, utilizamos resultados de pesquisas sobre aprendizagem cooperativa e de aplicação do método Jigsaw, alguns pressupostos da teoria sociointeracionista de Vygotsky e as dificuldades no ensino de estereoisômeros. Para coleta de dados qualitativos da pesquisa, foram aplicados: protocolo de observação, gravação de vídeo, atividades presenciais e virtuais e questionários avaliativos. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a atividade virtual sobre aprendizagem cooperativa e método Jigsaw; a segunda consistiu na aplicação do método Jigsaw e construção de modelos moleculares; a terceira referiu-se à aplicação de questionário avaliativo e avaliação pedagógica coletiva; a última diz respeito a aplicação da avaliação pedagógica individual e questionários de processamento de grupo e avaliação do método em escala Likert. Com a aplicação do método Jigsaw percebeuse que os alunos trabalharam de forma coletiva, solidária, colaborativa e ativa, interagindo e compartilhando suas ideias, desenvolvendo habilidades sociais e visuoespaciais a partir da construção de modelos moleculares, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados, obtidos através de questionários, revelaram que o método Jigsaw facilita o aprendizado dos estudantes e execução de atividades, favorecendo a participação ativa dos educandos. O produto educacional foi elaborado, na forma de cartilha, para ser utilizado por professores do Ensino Básico.
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A aprendizagem cooperativa em seu método Jigsaw é uma metodologia ativa baseada na participação coletiva e ativa dos estudantes, aplicada geralmente para pequenos grupos, de forma a possibilitar o desenvolvimento cognitivo, através da troca de informações, e das habilidades sociais cooperativas. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didático-pedagógica utilizando o método Jigsaw, em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública da periferia de Fortaleza-CE, de maneira a favorecer o desenvolvimento visuoespacial de moléculas no estudo de estereoisômeros, concomitantemente com o desenvolvimento de habilidades sociais. Dentre elas, comunicação, empatia e resolução de conflitos. Como referenciais teóricos, utilizamos resultados de pesquisas sobre aprendizagem cooperativa e de aplicação do método Jigsaw, alguns pressupostos da teoria sociointeracionista de Vygotsky e as dificuldades no ensino de estereoisômeros. Para coleta de dados qualitativos da pesquisa, foram aplicados: protocolo de observação, gravação de vídeo, atividades presenciais e virtuais e questionários avaliativos. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a atividade virtual sobre aprendizagem cooperativa e método Jigsaw; a segunda consistiu na aplicação do método Jigsaw e construção de modelos moleculares; a terceira referiu-se à aplicação de questionário avaliativo e avaliação pedagógica coletiva; a última diz respeito a aplicação da avaliação pedagógica individual e questionários de processamento de grupo e avaliação do método em escala Likert. Com a aplicação do método Jigsaw percebeuse que os alunos trabalharam de forma coletiva, solidária, colaborativa e ativa, interagindo e compartilhando suas ideias, desenvolvendo habilidades sociais e visuoespaciais a partir da construção de modelos moleculares, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados, obtidos através de questionários, revelaram que o método Jigsaw facilita o aprendizado dos estudantes e execução de atividades, favorecendo a participação ativa dos educandos. O produto educacional foi elaborado, na forma de cartilha, para ser utilizado por professores do Ensino Básico.Currently, it is necessary in the school environment, the implementation of strategies that facilitate the development of social skills. Cooperative learning in its Jigsaw method is an active methodology based on the collective and active participation of students, generally applied to small groups, in order to enable cognitive development, through the exchange of information, and cooperative social skills. In this sense, a didactic-pedagogical sequence was developed using the Jigsaw method, in a 3rd year high school class of a public school on the outskirts of Fortaleza-CE, in order to favor the visuospatial development of molecules in the study of stereoisomers, concomitantly with the development of social skills. Among them, communication, empathy and conflict resolution. As theoretical references, we used research results on cooperative learning and application of the Jigsaw method, some assumptions of Vygotsky's socio-interactionist theory and the difficulties in teaching stereoisomers. To collect qualitative data from the research, the following were applied: observation protocol, video recording, face-to-face and virtual activities and evaluative questionnaires. The methodological path was developed in four stages: the first was the virtual activity on cooperative learning and jigsaw method; the second consisted of the application of the Jigsaw method and the construction of molecular models; the third referred to the application of an evaluative questionnaire and collective pedagogical evaluation; the latter concerns the application of the individual pedagogical evaluation and group processing questionnaires and evaluation of the Likert scale method. With the application of the Jigsaw method it was noticed that the students worked collectively, in solidarity, collaborative and active, interacting and sharing their ideas, developing social and visuospatial skills from the construction of molecular models, contributing significantly to the teaching and learning process. The results, obtained through questionnaires, revealed that the Jigsaw method facilitates students' learning and activities, favoring the active participation of students. The educational product was elaborated, in the form of a booklet, to be used by elementary school teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilAprendizagem cooperativaMétodo JigsawHabilidades visuoespaciaisEstereoisômerosO método Jigsaw no Ensino de Estereoisômeros: aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais e sociais em aulas de Químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMetodoJigsawensino_Calixto_2020.pdf.txtMetodoJigsawensino_Calixto_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain269333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31438/2/MetodoJigsawensino_Calixto_2020.pdf.txt9584722892de9d82d7623cdcc2ab1a78MD52THUMBNAILMetodoJigsawensino_Calixto_2020.pdf.jpgMetodoJigsawensino_Calixto_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31438/3/MetodoJigsawensino_Calixto_2020.pdf.jpg2c330c2cf2cd4c2322f891d8a2c34cc1MD53ORIGINALMetodoJigsawensino_Calixto_2020.pdfapplication/pdf103707929https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31438/1/MetodoJigsawensino_Calixto_2020.pdf757955e96bf71b390650eda7cfe1706fMD51123456789/314382021-02-14 05:48:38.345oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31438Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:48:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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