Lideranças e cultura colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria José Andrade Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13820
Resumo: O tema da presente dissertação enquadra-se na área da Administração e Organização Escolar, centrando-se na problemática relativa à cultura colaborativa da escola promovida pela liderança. Na primeira parte do trabalho são apresentadas as várias concepções em torno do conceito de cultura colaborativa e das suas implicações na definição da imagem organizacional da escola. Nestes estudos, analisa-se a dimensão relacional do trabalho dos professores, encarando-se o isolamento profissional dos docentes como um fenómeno social que continua a predominar nas escolas, apesar dos esforços evidenciados por muitos para alterar esta situação. São igualmente identificadas as boas práticas do trabalho colaborativo e a forma como estas podem marcar a diferença na organização escolar. A necessidade da escola responder às mudanças exigidas pelas reformas educativas obriga a que a liderança tome consciência do que significam essas mudanças, do que se exige, se é exequível e desejável. Para além disso, é fundamental refletir sobre a forma de garantir a sustentabilidade e durabilidade das ações da gestão escolar. Na segunda parte, descreve-se, através de um estudo de caso, de que forma a equipa de coordenação pedagógica percepciona e exerce a liderança, numa lógica de promoção do trabalho colaborativo. Em termos metodológicos, para responder às questões formuladas desenhou-se um estudo empírico, recorrendo-se à interpretação dos documentos-base que presidem a uma dinâmica organizativa de escola, à observação participante e à análise de conteúdo das entrevistas feitas à equipa de coordenação pedagógica. A análise dos dados obtidos sugere que só a promoção de lideranças holísticas tornará possível a implementação de um trabalho colaborativo sustentável.
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