As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/744 |
Resumo: | Este trabalho expõe o percurso realizado no intuito de perceber se são ou não inovadoras as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora, em contexto de aula, com os seus alunos, a qual fundamenta a sua ação no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Desenvolvemos a investigação através de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, que foi efetuado numa escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do ensino particular, da Região Autónoma da Madeira, numa turma cuja professora era responsável por dezasseis alunos que frequentavam o terceiro ano de escolaridade. Procuramos, no enquadramento teórico da investigação, definir o conceito de inovação e compreendê-lo no campo da pedagogia articulando-o depois, com o modelo pedagógico do MEM, numa perspetiva construtivista. No estudo empírico descrevemos a postura pessoal e profissional da professora na tentativa de entender se as práticas por ela desenvolvidas vão ao encontro da inovação pedagógica. No final verificamos que as conclusões se direcionam para uma evidência: a postura profissional e pessoal, assumida pela professora, bem como as suas práticas pedagógicas, fundamentadas no modelo pedagógico do MEM, evidenciam uma rutura paradigmática aproximando-se da inovação pedagógica. |
id |
RCAP_62d5ca6c6a8f89f67818c45757f3267b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/744 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino BásicoInovação pedagógicaModelo pedagógicoMovimento da Escola ModernaPráticas pedagógicasCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Centro de Ciências SociaisEste trabalho expõe o percurso realizado no intuito de perceber se são ou não inovadoras as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora, em contexto de aula, com os seus alunos, a qual fundamenta a sua ação no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Desenvolvemos a investigação através de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, que foi efetuado numa escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do ensino particular, da Região Autónoma da Madeira, numa turma cuja professora era responsável por dezasseis alunos que frequentavam o terceiro ano de escolaridade. Procuramos, no enquadramento teórico da investigação, definir o conceito de inovação e compreendê-lo no campo da pedagogia articulando-o depois, com o modelo pedagógico do MEM, numa perspetiva construtivista. No estudo empírico descrevemos a postura pessoal e profissional da professora na tentativa de entender se as práticas por ela desenvolvidas vão ao encontro da inovação pedagógica. No final verificamos que as conclusões se direcionam para uma evidência: a postura profissional e pessoal, assumida pela professora, bem como as suas práticas pedagógicas, fundamentadas no modelo pedagógico do MEM, evidenciam uma rutura paradigmática aproximando-se da inovação pedagógica.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaRodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves2015-04-24T10:31:39Z2015-04-242012-09-01T00:00:00Z2012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:27Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:28.928572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
title |
As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves Inovação pedagógica Modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna Práticas pedagógicas Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais |
title_short |
As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
author |
Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves |
author_facet |
Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Gomes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação pedagógica Modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna Práticas pedagógicas Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais |
topic |
Inovação pedagógica Modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna Práticas pedagógicas Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais |
description |
Este trabalho expõe o percurso realizado no intuito de perceber se são ou não inovadoras as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora, em contexto de aula, com os seus alunos, a qual fundamenta a sua ação no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Desenvolvemos a investigação através de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, que foi efetuado numa escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do ensino particular, da Região Autónoma da Madeira, numa turma cuja professora era responsável por dezasseis alunos que frequentavam o terceiro ano de escolaridade. Procuramos, no enquadramento teórico da investigação, definir o conceito de inovação e compreendê-lo no campo da pedagogia articulando-o depois, com o modelo pedagógico do MEM, numa perspetiva construtivista. No estudo empírico descrevemos a postura pessoal e profissional da professora na tentativa de entender se as práticas por ela desenvolvidas vão ao encontro da inovação pedagógica. No final verificamos que as conclusões se direcionam para uma evidência: a postura profissional e pessoal, assumida pela professora, bem como as suas práticas pedagógicas, fundamentadas no modelo pedagógico do MEM, evidenciam uma rutura paradigmática aproximando-se da inovação pedagógica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01T00:00:00Z 2012-09-01T00:00:00Z 2015-04-24T10:31:39Z 2015-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/744 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129905114382336 |