O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cláudia Ferreira Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6706
Resumo: Actualmente, vivemos num mundo inundado por imagens. Contudo, nem sempre se reflecte sobre o que se vê. Tendo o Cinema uma linguagem própria, que por vezes é apropriada (mas também influenciada) por outros meios audiovisuais, e que pode facilmente ser usada por forma a manipular o espectador, é cada vez mais relevante existir uma Educação do Olhar – ensinar o que é Cinema, como ele funciona, como um filme é construído, como pode ser visto e até lido, entre diversas outras temáticas. O Plano Nacional de Cinema (PNC) surge, neste contexto, de uma sociedade que atribui grande valor à imagem e visa formar novos públicos, novos espectadores para o Cinema. É sobre este projecto que esta dissertação se debruça, procurando definir a sua génese, propósitos, metodologias e algumas das principais consequências. Para tal, procederemos a uma revisão da Literatura, bem como à revalidação da História oral, por meio de entrevistas abertas e recolha de testemunhos junto dos seus principais intervenientes, que nos permitam retirar algumas conclusões sobre os principais efeitos da introdução do PNC nos Ensinos Básico e Secundário, assim como perspectivas do que se irá passar futuramente.
id RCAP_62ddbb8374479830e54694fed9a61a09
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de CinemaCinema. Educação. Plano Nacional de Cinema. Portugal. Espectador.Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaActualmente, vivemos num mundo inundado por imagens. Contudo, nem sempre se reflecte sobre o que se vê. Tendo o Cinema uma linguagem própria, que por vezes é apropriada (mas também influenciada) por outros meios audiovisuais, e que pode facilmente ser usada por forma a manipular o espectador, é cada vez mais relevante existir uma Educação do Olhar – ensinar o que é Cinema, como ele funciona, como um filme é construído, como pode ser visto e até lido, entre diversas outras temáticas. O Plano Nacional de Cinema (PNC) surge, neste contexto, de uma sociedade que atribui grande valor à imagem e visa formar novos públicos, novos espectadores para o Cinema. É sobre este projecto que esta dissertação se debruça, procurando definir a sua génese, propósitos, metodologias e algumas das principais consequências. Para tal, procederemos a uma revisão da Literatura, bem como à revalidação da História oral, por meio de entrevistas abertas e recolha de testemunhos junto dos seus principais intervenientes, que nos permitam retirar algumas conclusões sobre os principais efeitos da introdução do PNC nos Ensinos Básico e Secundário, assim como perspectivas do que se irá passar futuramente.Nowadays, we live in a world that’s flooded by images. However, people not always reflect about what they are seeing. Cinema has its own language, that is often appropriated by other audiovisual media, and that can be used to manipulate the spectator. This makes very important the existence of projects to Educate the Eyes – to teach Cinema, what it is, how it works, how is a film made, how could it be understood and so on. The Portuguese Cinema Nacional Plan was created in this context of a sociaty that has images everywhere and has the goal of creating new publics, new spectators more capables of understanding Cinema. It’s about this plan that this dissertation talks about. In order to achieve our purpose, we started by analizing the existent Literature about this topic and moved to interviews with the main characters of this project, while trying to understand what can be done to improve it.Pereira, Ana Catarina dos SantosuBibliorumMoreira, Cláudia Ferreira Fernandes2019-01-04T17:12:41Z2017-10-312017-10-32017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6706TID:202107698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:22.187988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema
title O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema
spellingShingle O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema
Moreira, Cláudia Ferreira Fernandes
Cinema. Educação. Plano Nacional de Cinema. Portugal. Espectador.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
title_short O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema
title_full O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema
title_fullStr O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema
title_full_unstemmed O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema
title_sort O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema
author Moreira, Cláudia Ferreira Fernandes
author_facet Moreira, Cláudia Ferreira Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina dos Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cláudia Ferreira Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema. Educação. Plano Nacional de Cinema. Portugal. Espectador.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
topic Cinema. Educação. Plano Nacional de Cinema. Portugal. Espectador.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
description Actualmente, vivemos num mundo inundado por imagens. Contudo, nem sempre se reflecte sobre o que se vê. Tendo o Cinema uma linguagem própria, que por vezes é apropriada (mas também influenciada) por outros meios audiovisuais, e que pode facilmente ser usada por forma a manipular o espectador, é cada vez mais relevante existir uma Educação do Olhar – ensinar o que é Cinema, como ele funciona, como um filme é construído, como pode ser visto e até lido, entre diversas outras temáticas. O Plano Nacional de Cinema (PNC) surge, neste contexto, de uma sociedade que atribui grande valor à imagem e visa formar novos públicos, novos espectadores para o Cinema. É sobre este projecto que esta dissertação se debruça, procurando definir a sua génese, propósitos, metodologias e algumas das principais consequências. Para tal, procederemos a uma revisão da Literatura, bem como à revalidação da História oral, por meio de entrevistas abertas e recolha de testemunhos junto dos seus principais intervenientes, que nos permitam retirar algumas conclusões sobre os principais efeitos da introdução do PNC nos Ensinos Básico e Secundário, assim como perspectivas do que se irá passar futuramente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
2017-10-3
2017-10-31T00:00:00Z
2019-01-04T17:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6706
TID:202107698
url http://hdl.handle.net/10400.6/6706
identifier_str_mv TID:202107698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136369026531328