O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6706 |
Resumo: | Actualmente, vivemos num mundo inundado por imagens. Contudo, nem sempre se reflecte sobre o que se vê. Tendo o Cinema uma linguagem própria, que por vezes é apropriada (mas também influenciada) por outros meios audiovisuais, e que pode facilmente ser usada por forma a manipular o espectador, é cada vez mais relevante existir uma Educação do Olhar – ensinar o que é Cinema, como ele funciona, como um filme é construído, como pode ser visto e até lido, entre diversas outras temáticas. O Plano Nacional de Cinema (PNC) surge, neste contexto, de uma sociedade que atribui grande valor à imagem e visa formar novos públicos, novos espectadores para o Cinema. É sobre este projecto que esta dissertação se debruça, procurando definir a sua génese, propósitos, metodologias e algumas das principais consequências. Para tal, procederemos a uma revisão da Literatura, bem como à revalidação da História oral, por meio de entrevistas abertas e recolha de testemunhos junto dos seus principais intervenientes, que nos permitam retirar algumas conclusões sobre os principais efeitos da introdução do PNC nos Ensinos Básico e Secundário, assim como perspectivas do que se irá passar futuramente. |
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O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de CinemaCinema. Educação. Plano Nacional de Cinema. Portugal. Espectador.Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaActualmente, vivemos num mundo inundado por imagens. Contudo, nem sempre se reflecte sobre o que se vê. Tendo o Cinema uma linguagem própria, que por vezes é apropriada (mas também influenciada) por outros meios audiovisuais, e que pode facilmente ser usada por forma a manipular o espectador, é cada vez mais relevante existir uma Educação do Olhar – ensinar o que é Cinema, como ele funciona, como um filme é construído, como pode ser visto e até lido, entre diversas outras temáticas. O Plano Nacional de Cinema (PNC) surge, neste contexto, de uma sociedade que atribui grande valor à imagem e visa formar novos públicos, novos espectadores para o Cinema. É sobre este projecto que esta dissertação se debruça, procurando definir a sua génese, propósitos, metodologias e algumas das principais consequências. Para tal, procederemos a uma revisão da Literatura, bem como à revalidação da História oral, por meio de entrevistas abertas e recolha de testemunhos junto dos seus principais intervenientes, que nos permitam retirar algumas conclusões sobre os principais efeitos da introdução do PNC nos Ensinos Básico e Secundário, assim como perspectivas do que se irá passar futuramente.Nowadays, we live in a world that’s flooded by images. However, people not always reflect about what they are seeing. Cinema has its own language, that is often appropriated by other audiovisual media, and that can be used to manipulate the spectator. This makes very important the existence of projects to Educate the Eyes – to teach Cinema, what it is, how it works, how is a film made, how could it be understood and so on. The Portuguese Cinema Nacional Plan was created in this context of a sociaty that has images everywhere and has the goal of creating new publics, new spectators more capables of understanding Cinema. It’s about this plan that this dissertation talks about. In order to achieve our purpose, we started by analizing the existent Literature about this topic and moved to interviews with the main characters of this project, while trying to understand what can be done to improve it.Pereira, Ana Catarina dos SantosuBibliorumMoreira, Cláudia Ferreira Fernandes2019-01-04T17:12:41Z2017-10-312017-10-32017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6706TID:202107698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:20:40Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:20:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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