Metodologias de ensino no voleibol: comparação entre professores experientes e estagiários nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo Filipe Ribeiro da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3219
Resumo: Durante o percurso académico sempre foi transmitida uma ideia, mais ou menos generalizada, de que apenas se trabalha com qualidade o ensino dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) no treino, sendo a abordagem na escola feita de uma forma aparentemente mais simplista e mais centrada no jogo formal, em detrimento da utilização de jogos reduzidos (JR) e formas jogadas. O presente estudo pretende determinar as principais diferenças evidenciadas na forma de lecionar entre dois tipos de professores (experiente vs estagiário), ou seja, perceber qual dos grupos recorre mais ao aquecimento específico da modalidade em causa e se centram mais as suas aulas no modelo de ensino analítico, ou se, num modelo mais centrado nas formas jogadas e nos jogos reduzidos e/ou condicionados. A amostra do estudo é composta por n=40 professores de Educação Física, sendo que destes, 20 são professores experientes e os restantes são professores estagiários. Dentro dos professores experientes, 11 são do sexo masculino e 9 do sexo feminino, sendo que o professor com menos tempo de experiência leciona há 6 anos e o mais experiente há 16 anos. A amostra contempla professores dos distritos de Vila Real e do Porto. Por sua vez, dentro dos professores estagiários, 11 são do sexo feminino e 9 do sexo masculino. Relativamente à metodologia, foi realizado o teste t para duas amostras independentes; são apresentados os parâmetros estatísticos das amostras em análise; é efetuado o teste de Levene para a homogeneidade das variâncias das duas amostras; são apresentadas as estatísticas de teste para as situações de variâncias homogéneas e não homogéneas; e é estabelecido um intervalo de confiança para a diferença entre as médias de 95%. Após a realização deste trabalho é possível, à luz dos resultados obtidos, afirmar que nas escolas ainda se encontram diferenças na metodologia utilizada no ensino do Voleibol, quer entre sexos, quer no que diz respeito a professores estagiários e experientes. Quando a análise se centra na experiência da docência, verifica-se que os professores experientes ainda guiam muito o seu ensino pelo jogo formal, recorrendo a metodologias de ensino mais antigas e conservadoras. Já no que diz respeito aos professores estagiários, nota-se uma evolução na escolha dos exercícios, pois tentam ensinar o Voleibol recorrendo maioritariamente à utilização de JR, formas jogadas e jogos reduzidos condicionados. Estes resultados podem ajudar a perceber que a Educação Física na escola tem vindo a sofrer alterações, sendo lecionada cada vez mais de acordo com as novas metodologias de ensino. De acordo com os dados obtidos neste estudo, a tendência aponta para uma evidente melhoria no ensino, pois, na sua maioria, os professores estagiários mostraram vontade de adaptar as suas aulas às metodologias mais corretas ou mais adequadas para que o aluno possa tirar mais proveito na sua aprendizagem.
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A amostra do estudo é composta por n=40 professores de Educação Física, sendo que destes, 20 são professores experientes e os restantes são professores estagiários. Dentro dos professores experientes, 11 são do sexo masculino e 9 do sexo feminino, sendo que o professor com menos tempo de experiência leciona há 6 anos e o mais experiente há 16 anos. A amostra contempla professores dos distritos de Vila Real e do Porto. Por sua vez, dentro dos professores estagiários, 11 são do sexo feminino e 9 do sexo masculino. Relativamente à metodologia, foi realizado o teste t para duas amostras independentes; são apresentados os parâmetros estatísticos das amostras em análise; é efetuado o teste de Levene para a homogeneidade das variâncias das duas amostras; são apresentadas as estatísticas de teste para as situações de variâncias homogéneas e não homogéneas; e é estabelecido um intervalo de confiança para a diferença entre as médias de 95%. Após a realização deste trabalho é possível, à luz dos resultados obtidos, afirmar que nas escolas ainda se encontram diferenças na metodologia utilizada no ensino do Voleibol, quer entre sexos, quer no que diz respeito a professores estagiários e experientes. Quando a análise se centra na experiência da docência, verifica-se que os professores experientes ainda guiam muito o seu ensino pelo jogo formal, recorrendo a metodologias de ensino mais antigas e conservadoras. Já no que diz respeito aos professores estagiários, nota-se uma evolução na escolha dos exercícios, pois tentam ensinar o Voleibol recorrendo maioritariamente à utilização de JR, formas jogadas e jogos reduzidos condicionados. Estes resultados podem ajudar a perceber que a Educação Física na escola tem vindo a sofrer alterações, sendo lecionada cada vez mais de acordo com as novas metodologias de ensino. De acordo com os dados obtidos neste estudo, a tendência aponta para uma evidente melhoria no ensino, pois, na sua maioria, os professores estagiários mostraram vontade de adaptar as suas aulas às metodologias mais corretas ou mais adequadas para que o aluno possa tirar mais proveito na sua aprendizagem.It was always a generally transmitted idea that during the academic course the Team Sports (TS) were only practiced with quality in the sports training environment being the approach in school performed in a more simplistic way and more focused on the formal game in prejudice of resorting to reduced games (RG) and played forms of the game. The present study intends to determine the main differences in two types of education between teachers (experienced vs trainee) in other words understand which of the groups resort to a specific warm-up for the sport and if they center their classes in an analytic model education or in a more centered played forms and reduced/conditioned games model. The sample for this study is compound by n=40 Physical Education teachers, being 20 of these experienced and the remainder intern teachers. Within the experienced teachers, 11 are male and 9 are female, being that the teacher with less time of experience teaches for 6 years and the more experienced for 16 years. The sample contemplates teachers from the districts of Vila Real and Porto. On the other hand, within the trainee teachers, 11 are female and 9 are male. As to the methodology, it was carried out a t test for two independent samples; displays the statistic parameters of the samples analyzed; its applied the Levene test for the homogeneity of the variances of the two samples; displays the test statistics for situations of homogenous variances and non homogenous variances; and its established a confidence interval for the difference between the averages of 95%. After the completion of this work it´s possible, according to the results, to say that there are still differences in the methodologies used in schools regarding the teaching of Volleyball, whether between gender whether regarding experienced teachers or trainees. When the analysis focuses on the teaching experience, it is apparent that the experienced teachers still guide their teaching in the formal game, appealing to older and more conservative teaching methodologies. In regard of trainee teachers it´s possible to notice that there´s an evolution in the choice of the exercises because they try to teach Volleyball appealing mostly to the use of RG, played forms and reduced and conditioned types of game. These results can help to understand that in school, Physical Education had been undergoing changes, being taught according to the more recent methodologies of teaching. According to the data obtained in this study, the trend points to clear improvements is teaching because in its majority trainee teachers showed a willingness to adapt their classes to methodologies more correct or most appropriate for the student to be able to get more out of his learning.2014-07-22T09:51:40Z2014-07-22T00:00:00Z2014-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3219porSilva, Ricardo Filipe Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:39.884321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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