Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Fátima, B.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gouveia, C., Lapa, T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20611
Resumo: A comunicação desportiva atinge atualmente novos domínios sociais, em particular, nas redes sociais. Molda cosmovisões clubísticas, narrativas e crenças. Serve de veículo no qual os membros das comunidades de adeptos participam da promulgação, produção, consumo e organização de eventos. Utilizando como estudo de caso o jogo de futebol entre F C Porto e S L Benfica da 13a jornada da Liga NOS, o artigo tem como objetivos identificar os influenciadores do clássico no Twitter, a abrangência geográfica das conversações, os períodos de maior fluxo das mensagens e a narrativa semântica de quatro cliques que se formaram em torno do jogo. A recolha de dados ocorreu entre as 20h e 24h de 1o de dezembro de 2017, o que permitiu englobar a antecipação e o rescaldo do jogo, e resultou numa base de dados com 301.451 mensagens, criadas por 124.459 perfis, associadas pelas hashtags #FCPSLB, #FCPorto e #SLBenfica. Para interpretar os dados foi empregada a Análise de Redes Sociais. Os resultados apontam o adepto como maior influenciador da rede, descentralizando e desafiando o controlo da comunicação externa por parte dos clubes, a abrangência global e a mediatização do evento, a batalha das perspetivas entre comunidades e a relação dos fluxos comunicacionais com episódios do jogo.
id RCAP_63001dd92e976bd1db81453c738482bd
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no TwitterTwitterPortugalFutebolComunicaçãoAnálise de redes sociaisA comunicação desportiva atinge atualmente novos domínios sociais, em particular, nas redes sociais. Molda cosmovisões clubísticas, narrativas e crenças. Serve de veículo no qual os membros das comunidades de adeptos participam da promulgação, produção, consumo e organização de eventos. Utilizando como estudo de caso o jogo de futebol entre F C Porto e S L Benfica da 13a jornada da Liga NOS, o artigo tem como objetivos identificar os influenciadores do clássico no Twitter, a abrangência geográfica das conversações, os períodos de maior fluxo das mensagens e a narrativa semântica de quatro cliques que se formaram em torno do jogo. A recolha de dados ocorreu entre as 20h e 24h de 1o de dezembro de 2017, o que permitiu englobar a antecipação e o rescaldo do jogo, e resultou numa base de dados com 301.451 mensagens, criadas por 124.459 perfis, associadas pelas hashtags #FCPSLB, #FCPorto e #SLBenfica. Para interpretar os dados foi empregada a Análise de Redes Sociais. Os resultados apontam o adepto como maior influenciador da rede, descentralizando e desafiando o controlo da comunicação externa por parte dos clubes, a abrangência global e a mediatização do evento, a batalha das perspetivas entre comunidades e a relação dos fluxos comunicacionais com episódios do jogo.Universidade da Beira Interior2020-07-20T11:42:42Z2020-01-01T00:00:00Z20202020-07-20T12:42:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20611por1646-497410.25768/20.04.03.30.07Di Fátima, B.Gouveia, C.Lapa, T.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:22.775237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
title Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
spellingShingle Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
Di Fátima, B.
Twitter
Portugal
Futebol
Comunicação
Análise de redes sociais
title_short Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
title_full Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
title_fullStr Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
title_full_unstemmed Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
title_sort Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
author Di Fátima, B.
author_facet Di Fátima, B.
Gouveia, C.
Lapa, T.
author_role author
author2 Gouveia, C.
Lapa, T.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Fátima, B.
Gouveia, C.
Lapa, T.
dc.subject.por.fl_str_mv Twitter
Portugal
Futebol
Comunicação
Análise de redes sociais
topic Twitter
Portugal
Futebol
Comunicação
Análise de redes sociais
description A comunicação desportiva atinge atualmente novos domínios sociais, em particular, nas redes sociais. Molda cosmovisões clubísticas, narrativas e crenças. Serve de veículo no qual os membros das comunidades de adeptos participam da promulgação, produção, consumo e organização de eventos. Utilizando como estudo de caso o jogo de futebol entre F C Porto e S L Benfica da 13a jornada da Liga NOS, o artigo tem como objetivos identificar os influenciadores do clássico no Twitter, a abrangência geográfica das conversações, os períodos de maior fluxo das mensagens e a narrativa semântica de quatro cliques que se formaram em torno do jogo. A recolha de dados ocorreu entre as 20h e 24h de 1o de dezembro de 2017, o que permitiu englobar a antecipação e o rescaldo do jogo, e resultou numa base de dados com 301.451 mensagens, criadas por 124.459 perfis, associadas pelas hashtags #FCPSLB, #FCPorto e #SLBenfica. Para interpretar os dados foi empregada a Análise de Redes Sociais. Os resultados apontam o adepto como maior influenciador da rede, descentralizando e desafiando o controlo da comunicação externa por parte dos clubes, a abrangência global e a mediatização do evento, a batalha das perspetivas entre comunidades e a relação dos fluxos comunicacionais com episódios do jogo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20T11:42:42Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
2020-07-20T12:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20611
url http://hdl.handle.net/10071/20611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-4974
10.25768/20.04.03.30.07
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134722359558144