Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/20611 |
Resumo: | A comunicação desportiva atinge atualmente novos domínios sociais, em particular, nas redes sociais. Molda cosmovisões clubísticas, narrativas e crenças. Serve de veículo no qual os membros das comunidades de adeptos participam da promulgação, produção, consumo e organização de eventos. Utilizando como estudo de caso o jogo de futebol entre F C Porto e S L Benfica da 13a jornada da Liga NOS, o artigo tem como objetivos identificar os influenciadores do clássico no Twitter, a abrangência geográfica das conversações, os períodos de maior fluxo das mensagens e a narrativa semântica de quatro cliques que se formaram em torno do jogo. A recolha de dados ocorreu entre as 20h e 24h de 1o de dezembro de 2017, o que permitiu englobar a antecipação e o rescaldo do jogo, e resultou numa base de dados com 301.451 mensagens, criadas por 124.459 perfis, associadas pelas hashtags #FCPSLB, #FCPorto e #SLBenfica. Para interpretar os dados foi empregada a Análise de Redes Sociais. Os resultados apontam o adepto como maior influenciador da rede, descentralizando e desafiando o controlo da comunicação externa por parte dos clubes, a abrangência global e a mediatização do evento, a batalha das perspetivas entre comunidades e a relação dos fluxos comunicacionais com episódios do jogo. |
id |
RCAP_63001dd92e976bd1db81453c738482bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no TwitterTwitterPortugalFutebolComunicaçãoAnálise de redes sociaisA comunicação desportiva atinge atualmente novos domínios sociais, em particular, nas redes sociais. Molda cosmovisões clubísticas, narrativas e crenças. Serve de veículo no qual os membros das comunidades de adeptos participam da promulgação, produção, consumo e organização de eventos. Utilizando como estudo de caso o jogo de futebol entre F C Porto e S L Benfica da 13a jornada da Liga NOS, o artigo tem como objetivos identificar os influenciadores do clássico no Twitter, a abrangência geográfica das conversações, os períodos de maior fluxo das mensagens e a narrativa semântica de quatro cliques que se formaram em torno do jogo. A recolha de dados ocorreu entre as 20h e 24h de 1o de dezembro de 2017, o que permitiu englobar a antecipação e o rescaldo do jogo, e resultou numa base de dados com 301.451 mensagens, criadas por 124.459 perfis, associadas pelas hashtags #FCPSLB, #FCPorto e #SLBenfica. Para interpretar os dados foi empregada a Análise de Redes Sociais. Os resultados apontam o adepto como maior influenciador da rede, descentralizando e desafiando o controlo da comunicação externa por parte dos clubes, a abrangência global e a mediatização do evento, a batalha das perspetivas entre comunidades e a relação dos fluxos comunicacionais com episódios do jogo.Universidade da Beira Interior2020-07-20T11:42:42Z2020-01-01T00:00:00Z20202020-07-20T12:42:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20611por1646-497410.25768/20.04.03.30.07Di Fátima, B.Gouveia, C.Lapa, T.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:22.775237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter |
title |
Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter |
spellingShingle |
Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter Di Fátima, B. Portugal Futebol Comunicação Análise de redes sociais |
title_short |
Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter |
title_full |
Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter |
title_fullStr |
Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter |
title_full_unstemmed |
Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter |
title_sort |
Porto vs Benfica. Uma cartografia entre o amor e o ódio no Twitter |
author |
Di Fátima, B. |
author_facet |
Di Fátima, B. Gouveia, C. Lapa, T. |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, C. Lapa, T. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Fátima, B. Gouveia, C. Lapa, T. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Twitter Portugal Futebol Comunicação Análise de redes sociais |
topic |
Twitter Portugal Futebol Comunicação Análise de redes sociais |
description |
A comunicação desportiva atinge atualmente novos domínios sociais, em particular, nas redes sociais. Molda cosmovisões clubísticas, narrativas e crenças. Serve de veículo no qual os membros das comunidades de adeptos participam da promulgação, produção, consumo e organização de eventos. Utilizando como estudo de caso o jogo de futebol entre F C Porto e S L Benfica da 13a jornada da Liga NOS, o artigo tem como objetivos identificar os influenciadores do clássico no Twitter, a abrangência geográfica das conversações, os períodos de maior fluxo das mensagens e a narrativa semântica de quatro cliques que se formaram em torno do jogo. A recolha de dados ocorreu entre as 20h e 24h de 1o de dezembro de 2017, o que permitiu englobar a antecipação e o rescaldo do jogo, e resultou numa base de dados com 301.451 mensagens, criadas por 124.459 perfis, associadas pelas hashtags #FCPSLB, #FCPorto e #SLBenfica. Para interpretar os dados foi empregada a Análise de Redes Sociais. Os resultados apontam o adepto como maior influenciador da rede, descentralizando e desafiando o controlo da comunicação externa por parte dos clubes, a abrangência global e a mediatização do evento, a batalha das perspetivas entre comunidades e a relação dos fluxos comunicacionais com episódios do jogo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-20T11:42:42Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020 2020-07-20T12:42:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/20611 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/20611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-4974 10.25768/20.04.03.30.07 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134722359558144 |