Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile Robots
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85236 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores |
id |
RCAP_63045022e0658a234a9faf4d8eba3b1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85236 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile RobotsAGVAMRKaizen5SLeanEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e de ComputadoresA indústria automóvel apresenta uma enorme relevância para a sociedade moderna já se utilizam todo o tipo de transportes no quotidiano. Para manter e melhorar estes transportes é necessário que as suas empresas sejam lucrativas. Com a evolução deste setor nos últimos anos, foi necessário encontrar novas formas de melhorar os processos e tornar os mesmos o mais eficiente possível e com isso surgiu a indústria 4.0 e o Lean 4.0 que vem revolucionar a indústria com novas ferramentas e metodologias. Este projeto de dissertação vem melhorar duas linhas de produção dos High Voltage Coolant Heaters (7H01 e 7H02) na empresa BorgWarner, uma empresa do setor automóvel que produz componentes para os diversos veículos. Uma das melhorias, no fluxo de produto acabado, foi o estudo da viabilidade na implementação desta nova ferramenta, os AMRs (Automated Mobile Robot) que são robôs utilizados para o transporte de cargas e assim melhorar a segurança, qualidade e principalmente custos. Os AMRs surgem com a evolução da tecnologia dos AGVs onde deixam de necessitar de uma estrutura física para funcionar e começa a utilizar câmaras e sensores que permitem a sua adaptação a qualquer meio. Durante o processo de melhoria de linhas de produção em que esta dissertação se insere, foram desenvolvidos vários pontos como o fluxo logístico o qual permitiu melhorar as entradas de matéria-prima na linha de produção, os racks logísticos de modo a colmatar as várias lacunas existentes na fábrica. A troca de referência melhorada, a aplicação de metodologias, a documentação de qualidade e o ativo envolvimento no processo de desenvolvimento das linhas de produção onde foram realizados estudos de MSAs (Measurement System Analysis), capacidade e validações de processo (aparafusamento, prensagem, dispensador de cola, gravação laser, testes de fim de linha, etc.). Na implementação das melhorias foi tido em consideração a filosofia Lean onde foram aplicados pontos como 5S, Kaizen, sistemas Poka-Yoke, PDCA, SIPOC, SMED de modo a reduzir os desperdícios existentes e aplicar a melhoria contínua ao longo de todo o processo. O estudo realizado sobre a implementação dos AMRs foi considerado um sucesso já que o mesmo foi desenvolvido baseado em lições aprendidas de vários engenheiros de todo o mundo, de fornecedores e membros da equipa global da BorgWarner. Também foram inseridos no estudo os diferentes departamentos existentes na empresa para alcançar um sistema o mais completo e funcional possível.The present automotive industry is very important to modern society that use every day all types of automotive transports. With the evolution of this sector in recent years, it was necessary to find new ways to improve processes and make them more efficient, and with that, an industry 4.0 and Lean 4.0 emerged, which revolutionized an industry with new tools and methodologies. This project has the purpose of improving two production lines of High Voltage Coolant Heaters (7H01 e 7H02) at BorgWarner, a company in the automotive sector. Other improving is the study of the possibility of implementing one of these tools, the AMR (Automated Mobile Robot). These are designed for transporting material and improving safety, quality, and especially for reduce human costs. AMRs are the next evolutionary step where they make AGVs (Automated Guided Vehicle) an even smarter equipment technology to work with and start using cameras and sensors that allow an adaptation to any situation without a previously developed physics for that purpose. During the process of improving the production line in which this dissertation is inserted, several points are developed such as the logistics which was improved an input of material in the production line, the logistic racks in order to fix all gaps in the factory, the changeover system that was made with all identification was need to optimize the process, all the document of quality that involves operation instruction, control, adjustment, packaging and all points of developing the production line like MSAs (Measurement System Analysis) study, capabilities and process validations of all critical systems (screwing, pressing, glue dispensing, laser engraving, end-of-line testing, etc.). The implementation of improvements was adopted considering Lean philosophy where methodologies such as 5S, Kaizen, Poka-Yoke systems, PDCA, SIPOC, SMED were applied to reduce existing waste and apply the improvement of the entire continuous process. The study carried out on an implementation of AMRs in finished product transport was a success as it was built on lessons learned from various engineers from around the world from suppliers and members of the global BorgWarner team. For this study different departments such as manufacturing, quality, logistics, financial and security provided valuable insight, allowing us to achieve the best solution possible.Monteiro, Vítor Duarte FernandesBrito, HenriqueUniversidade do MinhoAmaral, Marcelo Rodrigues2022-09-012022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85236por203318110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:59.469998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile Robots |
title |
Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile Robots |
spellingShingle |
Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile Robots Amaral, Marcelo Rodrigues AGV AMR Kaizen 5S Lean Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile Robots |
title_full |
Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile Robots |
title_fullStr |
Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile Robots |
title_full_unstemmed |
Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile Robots |
title_sort |
Indústria 4.0: otimização de linhas de produção com Automated Mobile Robots |
author |
Amaral, Marcelo Rodrigues |
author_facet |
Amaral, Marcelo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Vítor Duarte Fernandes Brito, Henrique Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Marcelo Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AGV AMR Kaizen 5S Lean Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
AGV AMR Kaizen 5S Lean Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Dissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-01 2022-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/85236 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/85236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203318110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132381479698432 |