Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, António Luís Câmara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19312
Resumo: Perante um mercado de trabalho global, competitivo e dinâmico, compreender os potenciais candidatos Xers e Millennials pode constituir uma alavanca para o sucesso do recrutamento. Incrementar as intenções de candidatura requer uma atratividade organizacional sólida que, em parte, emerge dos modelos de gestão socialmente responsáveis ao nível do desempenho económico, social e ambiental. Contudo, acredita-se que a relação entre a responsabilidade social das organizações e a atratividade seja moderada pelas diferenças geracionais entre as coortes X e Millennium. O modelo de investigação desta dissertação assentou num design experimental aplicado a potenciais candidatos das Gerações X (n=120) e Millennium (n=132). Os participantes foram aleatoriamente distribuídos por duas condições (baixo vs. alto) de envolvimento de uma empresa fictícia em matéria de responsabilidade social. A análise estatística denotou efeitos significativos que permitiram atestar que o envolvimento percebido em práticas socialmente “conscientes” está positivamente associado à intenção de candidatura dos potenciais candidatos, sendo esse efeito mediado pela atratividade organizacional. Quanto ao papel moderador da geração, verificou-se que a mesma condiciona efetivamente a relação entre a responsabilidade social e a atratividade organizacional. Concluiu-se que a performance social pode constituir uma fonte de vantagem competitiva não somente na “guerra por talentos”, mas também na “guerra pela sustentabilidade”. Esta pesquisa procura, assim, acrescentar valor à comunidade académica e organizacional, reforçando o impacto da responsabilidade social das organizações na formulação de crenças e intenções comportamentais dos potenciais candidatos que representam uma importante parcela da força laboral atual e futura. Palavras-chave: Responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional, intenção de candidatura a uma oferta de emprego, gerações, Xers, Millennials, potenciais candidatos
id RCAP_6307084a8647d1b43f4f52dc5a3df812
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de empregoResponsabilidade social das empresasAtratividade organizacionalIntenção de candidatura a uma oferta de empregoGeraçãoXersMillennialsPotenciais candidatosCorporate social responsibilityOrganizational attractivenessIntention to apply for a job vacancyGenerationsProspective applicantsGestão de recursos humanosRecrutamentoApresentação de candidatura -- Application submissionPerante um mercado de trabalho global, competitivo e dinâmico, compreender os potenciais candidatos Xers e Millennials pode constituir uma alavanca para o sucesso do recrutamento. Incrementar as intenções de candidatura requer uma atratividade organizacional sólida que, em parte, emerge dos modelos de gestão socialmente responsáveis ao nível do desempenho económico, social e ambiental. Contudo, acredita-se que a relação entre a responsabilidade social das organizações e a atratividade seja moderada pelas diferenças geracionais entre as coortes X e Millennium. O modelo de investigação desta dissertação assentou num design experimental aplicado a potenciais candidatos das Gerações X (n=120) e Millennium (n=132). Os participantes foram aleatoriamente distribuídos por duas condições (baixo vs. alto) de envolvimento de uma empresa fictícia em matéria de responsabilidade social. A análise estatística denotou efeitos significativos que permitiram atestar que o envolvimento percebido em práticas socialmente “conscientes” está positivamente associado à intenção de candidatura dos potenciais candidatos, sendo esse efeito mediado pela atratividade organizacional. Quanto ao papel moderador da geração, verificou-se que a mesma condiciona efetivamente a relação entre a responsabilidade social e a atratividade organizacional. Concluiu-se que a performance social pode constituir uma fonte de vantagem competitiva não somente na “guerra por talentos”, mas também na “guerra pela sustentabilidade”. Esta pesquisa procura, assim, acrescentar valor à comunidade académica e organizacional, reforçando o impacto da responsabilidade social das organizações na formulação de crenças e intenções comportamentais dos potenciais candidatos que representam uma importante parcela da força laboral atual e futura. Palavras-chave: Responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional, intenção de candidatura a uma oferta de emprego, gerações, Xers, Millennials, potenciais candidatosIn a global, competitive and dynamic job market, understating prospective applicants Xers and Millennials can be a lever for recruitment success. Building intention to apply for a job vacancy requires a strong organizational attractiveness, witch in turn, emerge from management models focused in corporate social responsibility that contribute to sustainable development in three different dimensions, social, economic and environmental. The role of generations is also important to the survival of organizations in the markets. The proposed model was based on an experimental design applied to prospective applicants of Generations X (n=120) and Millennium (n=132). Participants were randomly assigned to one of the two conditions (low vs. high) of engagement in corporate social responsibility of a fictitious company. Our main results denoted significant effects that allowed us to conclude that perceived engagement in socially “conscious” practices is positively associated with intent of prospective applicants to apply to a job vacancy, this effect being mediated through organizational attractiveness. As for the moderating role of the generation, it was found that it effectively conditions the relationship between corporate social responsibility and organizational attractiveness. We found that social performance can be a source of competitive advantage not only in the “war for talent” but also in the “war for sustainability”. This study thus seeks to add value to the academic and organizational community, reinforcing that corporate social responsibility perceived impacts individuals’ beliefs and intentions who, to date, represents a significant portion of the current and future labor force.2020-01-13T12:38:39Z2019-12-05T00:00:00Z2019-12-052019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19312TID:202332225porSantos, António Luís Câmarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:48.007872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego
title Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego
spellingShingle Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego
Santos, António Luís Câmara
Responsabilidade social das empresas
Atratividade organizacional
Intenção de candidatura a uma oferta de emprego
Geração
Xers
Millennials
Potenciais candidatos
Corporate social responsibility
Organizational attractiveness
Intention to apply for a job vacancy
Generations
Prospective applicants
Gestão de recursos humanos
Recrutamento
Apresentação de candidatura -- Application submission
title_short Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego
title_full Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego
title_fullStr Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego
title_full_unstemmed Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego
title_sort Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego
author Santos, António Luís Câmara
author_facet Santos, António Luís Câmara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, António Luís Câmara
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social das empresas
Atratividade organizacional
Intenção de candidatura a uma oferta de emprego
Geração
Xers
Millennials
Potenciais candidatos
Corporate social responsibility
Organizational attractiveness
Intention to apply for a job vacancy
Generations
Prospective applicants
Gestão de recursos humanos
Recrutamento
Apresentação de candidatura -- Application submission
topic Responsabilidade social das empresas
Atratividade organizacional
Intenção de candidatura a uma oferta de emprego
Geração
Xers
Millennials
Potenciais candidatos
Corporate social responsibility
Organizational attractiveness
Intention to apply for a job vacancy
Generations
Prospective applicants
Gestão de recursos humanos
Recrutamento
Apresentação de candidatura -- Application submission
description Perante um mercado de trabalho global, competitivo e dinâmico, compreender os potenciais candidatos Xers e Millennials pode constituir uma alavanca para o sucesso do recrutamento. Incrementar as intenções de candidatura requer uma atratividade organizacional sólida que, em parte, emerge dos modelos de gestão socialmente responsáveis ao nível do desempenho económico, social e ambiental. Contudo, acredita-se que a relação entre a responsabilidade social das organizações e a atratividade seja moderada pelas diferenças geracionais entre as coortes X e Millennium. O modelo de investigação desta dissertação assentou num design experimental aplicado a potenciais candidatos das Gerações X (n=120) e Millennium (n=132). Os participantes foram aleatoriamente distribuídos por duas condições (baixo vs. alto) de envolvimento de uma empresa fictícia em matéria de responsabilidade social. A análise estatística denotou efeitos significativos que permitiram atestar que o envolvimento percebido em práticas socialmente “conscientes” está positivamente associado à intenção de candidatura dos potenciais candidatos, sendo esse efeito mediado pela atratividade organizacional. Quanto ao papel moderador da geração, verificou-se que a mesma condiciona efetivamente a relação entre a responsabilidade social e a atratividade organizacional. Concluiu-se que a performance social pode constituir uma fonte de vantagem competitiva não somente na “guerra por talentos”, mas também na “guerra pela sustentabilidade”. Esta pesquisa procura, assim, acrescentar valor à comunidade académica e organizacional, reforçando o impacto da responsabilidade social das organizações na formulação de crenças e intenções comportamentais dos potenciais candidatos que representam uma importante parcela da força laboral atual e futura. Palavras-chave: Responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional, intenção de candidatura a uma oferta de emprego, gerações, Xers, Millennials, potenciais candidatos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05T00:00:00Z
2019-12-05
2019-10
2020-01-13T12:38:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19312
TID:202332225
url http://hdl.handle.net/10071/19312
identifier_str_mv TID:202332225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134810444136448