Estudo comparativo da coordenação motora, entre rapazes e raparigas, com idade compreendida entre os 3 e os 6 anos de idade, na região do Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pisco, Catarina Vidigal
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10705
Resumo: O movimento está presente em todos os momentos da nossa vida, pelo que se torna fulcral a identificação de falhas ao nível da coordenação motora. Para a identificação da perturbação do desenvolvimento da coordenação motora existem já vários instrumentos, sendo um dos mais utilizados atualmente, o Movement Assessment Battery for children 2. O presente estudo tem como primeiro objetivo confirmar a aplicação do modelo teórico de referência original desta bateria, contribuindo para a sua validação e confiabilidade na área da motricidade. O segundo objetivo prende-se com a comparação da coordenação motora em cada uma das provas que constituem o instrumento, entre rapazes e raparigas, entre os 3 e os 6 anos de idade, no Alentejo. Esta comparação vai permitir uma intervenção prática direcionada às necessidades de cada criança. Após a aplicação da bateria e análise dos dados foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em três provas do Movement Assessment Battery for children 2, sendo que duas provas dizem respeito à avaliação da habilidade com bola em que os rapazes apresentaram um desempenho superior comparativamente às raparigas, e a última prova refere-se à avaliação do equilíbrio estático em que as raparigas apresentaram um desempenho superior comparativamente aos rapazes. Estes resultados podem ser justificados com as diferentes oportunidades de prática proporcionadas a ambos os sexos, consoante a cultura em que estão inseridos (Lopes et al., 2003); ### ABSTRACT: CATARINA, V. P. (2013). COMPARATIVE STUDY OF MOTOR COORDINATION, BETWEEN BOYS AND GIRLS, AGED 3 TO 6 YEARS OLD, IN THE REGION OF ALENTEJO. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, UNIVERSIDADE DE ÉVORA, ÉVORA. The movement is present in every moments of our lives, so it is crucial to identify gaps in current of motor coordination. To identify the developmental coordination disorder there are already many instruments, one of the most widely used is the Movement Assessment Battery for children 2. The present study aimed primarily to confirm the application of the theoretical model of the original reference of this battery, contributing to its reliability and validity in the area of motor skills. The second objective relates to the comparison of motor coordination in each of the tests that make up the instrument, between boys and girls, between 3 and 6 years old, in Alentejo. This comparison will allow a practical intervention targeted to the needs of each child. After the application of the battery and data analysis were found statistically significant differences in three tests of the Movement Assessment Battery for children 2, and two proofs concern to the evaluation of ball skills in which boys outperformed compared to females, and the last proof refers to the evaluation of static equilibrium in which girls outperformed compared to boys. These results can be explained with the different practice opportunities offered to both sexes, depending on the culture in which they live (Lopes et al ., 2003).
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