Estudo da coordenação motora em crianças dos 3 aos 6 anos de idade, na região do Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Rita de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10969
Resumo: A coordenação motora, assim como o desenvolvimento motor, é influenciada por características biológicas e socioculturais perante tal, este estudo, de delineamento transversal, pretende estudar e comparar a coordenação motora em crianças dos 3 aos 6 anos de idade, a fim de comprovar a influência do fator idade no desenvolvimento das habilidades de destreza manual, lançar e agarrar e equilíbrio. Este estudo é essencial para aos profissionais direcionarem melhor a sua prática às necessidades específicas das crianças. Fizeram parte da investigação 318 crianças que frequentavam o ensino pré-escolar, da região do Alentejo. O instrumento utilizado para avaliar a coordenação motora foi o Movement Assessment Battery for Children, segunda edição (M-ABC-2). Constatou-se que existem diferenças estatisticamente significativas entre as três faixas etárias em estudo. Verificou-se ainda um incremento positivo no desenvolvimento da coordenação motora com a idade, em cinco das oito tarefas motoras que compõem o MABC- 2; *** STUDY OF MOTOR COORDINATION OF THREE TO SIX-YEAROLD CHILDREN IN THE REGION OF ALENTEJO. ABSTRACT: Motor coordination, as well as motor development is influenced by biological and socio-cultural features. Thus, this cross sectional study intended to study and compare the motor coordination in three to six-year-old children, in order to proves the influence of age in the development of the skills ok manual dexterity, aiming and catching and balance. This study is essential for professionals to adapt their practice to the specific needs of children. 318 children that attended pre-school in the region of Alentejo were part of the investigation. The tool to assess the motor coordination was the Movement Assessment Battery for Children, second edition (M-ABC-2). Statistically Significant differences were found among the three studied age groups, with a positive increase in the development of the motor coordination throughout the years. This means that older children tended to have a better performance than younger ones which proves the influence of age in the development of these, in five of the eight motor tasks that comprise the M- ABC- 2.
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