Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Fátima
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paixão, Fátima, Martins, Helena, Nunes, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2147
Resumo: Um aspeto essencial da educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) prende-se com a implementação de práticas de ensino direcionadas para o desenvolvimento integrado de atividades e áreas do saber, promotoras do desenvolvimento cognitivo dos alunos, do crescimento das capacidades relacionais e da aquisição de cultura científica. Nesse âmbito, cada vez mais se requerem oportunidades de aprendizagem diversificadas, estabelecendo a complementaridade entre os espaços formais, associados à escola, e os espaços não formais, pelo seu potencial de interdisciplinaridade, criatividade e motivação. Tomando como referência dois estudos desenvolvidos com uma turma de 4.º ano do 1.º CEB, apresentamos alguns dos recursos didáticos desenvolvidos para apoiar a exploração didática de um espaço de educação não formal – o Jardim do Paço de Castelo Branco – e implementar práticas de ensino integrando as áreas de estudo do meio e matemática. Apresentam-se evidências das atividades desenvolvidas pelos alunos, analisam-se os resultados obtidos e sustenta-se a pertinência da utilização dos espaços não formais para a promoção de aprendizagens de índole curricular.
id RCAP_6315de9944c97308f4cbc6026cf72ab9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino BásicoIntegração curricularInteração de contextos formais e não formais de educaçãoGeometria e medidaUm aspeto essencial da educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) prende-se com a implementação de práticas de ensino direcionadas para o desenvolvimento integrado de atividades e áreas do saber, promotoras do desenvolvimento cognitivo dos alunos, do crescimento das capacidades relacionais e da aquisição de cultura científica. Nesse âmbito, cada vez mais se requerem oportunidades de aprendizagem diversificadas, estabelecendo a complementaridade entre os espaços formais, associados à escola, e os espaços não formais, pelo seu potencial de interdisciplinaridade, criatividade e motivação. Tomando como referência dois estudos desenvolvidos com uma turma de 4.º ano do 1.º CEB, apresentamos alguns dos recursos didáticos desenvolvidos para apoiar a exploração didática de um espaço de educação não formal – o Jardim do Paço de Castelo Branco – e implementar práticas de ensino integrando as áreas de estudo do meio e matemática. Apresentam-se evidências das atividades desenvolvidas pelos alunos, analisam-se os resultados obtidos e sustenta-se a pertinência da utilização dos espaços não formais para a promoção de aprendizagens de índole curricular.Centro de Investigação em Educação da Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoJorge, FátimaPaixão, FátimaMartins, HelenaNunes, Fernanda2013-12-09T12:09:21Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2147porJORGE, Fátima [et al.] (2013) - Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico. In XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga, 16-17 de Novembro : atas. p. 561-575.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:42Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:29.675227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico
Jorge, Fátima
Ensino Básico
Integração curricular
Interação de contextos formais e não formais de educação
Geometria e medida
title_short Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Jorge, Fátima
author_facet Jorge, Fátima
Paixão, Fátima
Martins, Helena
Nunes, Fernanda
author_role author
author2 Paixão, Fátima
Martins, Helena
Nunes, Fernanda
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Fátima
Paixão, Fátima
Martins, Helena
Nunes, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Integração curricular
Interação de contextos formais e não formais de educação
Geometria e medida
topic Ensino Básico
Integração curricular
Interação de contextos formais e não formais de educação
Geometria e medida
description Um aspeto essencial da educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) prende-se com a implementação de práticas de ensino direcionadas para o desenvolvimento integrado de atividades e áreas do saber, promotoras do desenvolvimento cognitivo dos alunos, do crescimento das capacidades relacionais e da aquisição de cultura científica. Nesse âmbito, cada vez mais se requerem oportunidades de aprendizagem diversificadas, estabelecendo a complementaridade entre os espaços formais, associados à escola, e os espaços não formais, pelo seu potencial de interdisciplinaridade, criatividade e motivação. Tomando como referência dois estudos desenvolvidos com uma turma de 4.º ano do 1.º CEB, apresentamos alguns dos recursos didáticos desenvolvidos para apoiar a exploração didática de um espaço de educação não formal – o Jardim do Paço de Castelo Branco – e implementar práticas de ensino integrando as áreas de estudo do meio e matemática. Apresentam-se evidências das atividades desenvolvidas pelos alunos, analisam-se os resultados obtidos e sustenta-se a pertinência da utilização dos espaços não formais para a promoção de aprendizagens de índole curricular.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-09T12:09:21Z
2013-11
2013-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2147
url http://hdl.handle.net/10400.11/2147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv JORGE, Fátima [et al.] (2013) - Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico. In XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga, 16-17 de Novembro : atas. p. 561-575.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130794217701376