Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1203 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_7733313aaffd8c3702f3ec59d555285d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1203 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágioEspaços não formais de educaçãoSimetriaGeometriaMedidaRelatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada, integrada no 1º semestre do 2º ano, do 2º ciclo de estudos, Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O período de estágio apresenta-se efectivamente como uma oportunidade fulcral para o desenvolvimento e experimentação de métodos, técnicas e estratégias que põem muitas vezes em questão concepções e preconceitos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, levando-nos à necessidade de analisar, interpretar e reflectir sobre situações e ocorrências factuais. De acordo com os princípios orientadores da acção pedagógica no 1º Ciclo (ME-DEB, 2001, p.23) o desenvolvimento da educação escolar deve, neste ciclo, promover nos alunos aprendizagens activas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Tendo por base as finalidades fundamentais do ensino da matemática (Ponte et al, 2007, p.3), desenvolveu-se um estudo incidente sobre a repercussão nas aprendizagens matemáticas do 4º Ano do 1º Ciclo da realização de situações práticas/experimentais no Jardim do Paço de Castelo Branco. A opção metodológica recaiu sobre a Investigação-Acção, tendo com técnicas de recolha de dados, a observação não participante, notas de campo, registo fotográfico, documentos de registo de actividades, textos e desenhos, entrevista semi-estruturada à professora cooperante e conversa informal com as crianças. Os resultados permitem inferir que a intenção entre estes dois espaços de educação (formal e não formal) constitui uma mais-valia na consolidação de conhecimento matemático, nas suas vertentes conceptual e procedimental, sobretudo no âmbito da Geometria e Medida, bem como, agentes catalisadores no que concerne à comunicação em matemática. Emerge igualmente deste estudo que os espaços não formais de educação são promotores de motivação, desafio e interacção social em crianças do 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoNunes, Maria Fernanda de Bastos2012-03-09T17:06:18Z2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1203porNUNES, Maria Fernanda de Bastos (2011) – Experiências Matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 210 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:42.329362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio |
title |
Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio |
spellingShingle |
Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio Nunes, Maria Fernanda de Bastos Espaços não formais de educação Simetria Geometria Medida |
title_short |
Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio |
title_full |
Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio |
title_fullStr |
Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio |
title_sort |
Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio |
author |
Nunes, Maria Fernanda de Bastos |
author_facet |
Nunes, Maria Fernanda de Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Maria Fernanda de Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaços não formais de educação Simetria Geometria Medida |
topic |
Espaços não formais de educação Simetria Geometria Medida |
description |
Relatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07 2011-07-01T00:00:00Z 2012-03-09T17:06:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1203 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
NUNES, Maria Fernanda de Bastos (2011) – Experiências Matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 210 f. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130784851820544 |