Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50969 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado que analisa a leitura, construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem com uso das tecnologias de informação e comunicação. Mais especificamente, analisamos as interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos. A pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu em um colégio de ensino médio e profissional da Bahia e se justifica pelas lacunas de pesquisas sobre gráficos estatísticos. Os dados foram coletados através de observações, documentos e entrevistas dos grupos de alunos dos cursos técnicos de Agroindústria e Enfermagem. A análise de dados aponta que alguns gráficos precisaram ser reconstruídos devido à interpretação inicial realizada, em que foram identificados equívocos e/ou dificuldades. Isso gerou um processo que denominamos de interação entre construção e interpretação de gráficos. Portanto, identificamos que foram compostos coletivos de humanos, oralidade, escrita e informática que produziram conhecimentos matemáticos, tecnológicos e reflexivos coletivos ou coflexivos. |
id |
RCAP_6321268ec06f1e129e280470b2159421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicaçãoThe interactions between the construction and the interpretation of statistical graphs in modelling projects with the use of Information and Communication TechnologiesEducação EstatísticaConstrução e Interpretação de Gráficos EstatísticosTecnologias DigitaisModelagem MatemáticaConhecimentos ReflexivosStatistics EducationConstruction and interpretation of statistical graphsDigital TechnologiesMathematical ModellingReflexive knowledgeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado que analisa a leitura, construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem com uso das tecnologias de informação e comunicação. Mais especificamente, analisamos as interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos. A pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu em um colégio de ensino médio e profissional da Bahia e se justifica pelas lacunas de pesquisas sobre gráficos estatísticos. Os dados foram coletados através de observações, documentos e entrevistas dos grupos de alunos dos cursos técnicos de Agroindústria e Enfermagem. A análise de dados aponta que alguns gráficos precisaram ser reconstruídos devido à interpretação inicial realizada, em que foram identificados equívocos e/ou dificuldades. Isso gerou um processo que denominamos de interação entre construção e interpretação de gráficos. Portanto, identificamos que foram compostos coletivos de humanos, oralidade, escrita e informática que produziram conhecimentos matemáticos, tecnológicos e reflexivos coletivos ou coflexivos.This article presents a part of a thesis that analyzes the reading, construction and interpretation of statistical graphs in modelling projects with the use of information and communication technologies. Being more specific, we analyzed the interactions between the construction and the interpretation of statistical graphs. The research, which is of the qualitative nature, occurred in a high school that has professional courses, located in Bahia and it is justified by the shortcomings pointed out by the demands of researches about statistical graphs. The data were collected through observations, documents and interviews with groups of students of technical courses in Agroindustry and Nursing. The analyze of the data shows, that in the interaction between the construction and the interpretation of statistical graphs, some graphs needed to be reconstructed due to the graph constructed previously, where misunderstandings and/or difficulties were identified in its interpretation. This generated a process which we call interaction between construction and interpretation of graphs. Thus, we indentified that were composed collective of humans, speaking, writing and computing, that produced mathematical, technological and reflexive collectively or coflexive knowledge.info:eu-repo/semantics/publishedVersionCentro Universitário Franciscano de Santa MariaUniversidade do MinhoDiniz, Leandro do NascimentoFernandes, José António20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50969porDiniz, L. N., & Fernandes, J. A. (2016). Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação. VIDYA, v. 36, n. 2, 457-475.2176-4603info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:15.693879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação The interactions between the construction and the interpretation of statistical graphs in modelling projects with the use of Information and Communication Technologies |
title |
Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação |
spellingShingle |
Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação Diniz, Leandro do Nascimento Educação Estatística Construção e Interpretação de Gráficos Estatísticos Tecnologias Digitais Modelagem Matemática Conhecimentos Reflexivos Statistics Education Construction and interpretation of statistical graphs Digital Technologies Mathematical Modelling Reflexive knowledge Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação |
title_full |
Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação |
title_fullStr |
Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação |
title_sort |
Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação |
author |
Diniz, Leandro do Nascimento |
author_facet |
Diniz, Leandro do Nascimento Fernandes, José António |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, José António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Leandro do Nascimento Fernandes, José António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística Construção e Interpretação de Gráficos Estatísticos Tecnologias Digitais Modelagem Matemática Conhecimentos Reflexivos Statistics Education Construction and interpretation of statistical graphs Digital Technologies Mathematical Modelling Reflexive knowledge Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Estatística Construção e Interpretação de Gráficos Estatísticos Tecnologias Digitais Modelagem Matemática Conhecimentos Reflexivos Statistics Education Construction and interpretation of statistical graphs Digital Technologies Mathematical Modelling Reflexive knowledge Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado que analisa a leitura, construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem com uso das tecnologias de informação e comunicação. Mais especificamente, analisamos as interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos. A pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu em um colégio de ensino médio e profissional da Bahia e se justifica pelas lacunas de pesquisas sobre gráficos estatísticos. Os dados foram coletados através de observações, documentos e entrevistas dos grupos de alunos dos cursos técnicos de Agroindústria e Enfermagem. A análise de dados aponta que alguns gráficos precisaram ser reconstruídos devido à interpretação inicial realizada, em que foram identificados equívocos e/ou dificuldades. Isso gerou um processo que denominamos de interação entre construção e interpretação de gráficos. Portanto, identificamos que foram compostos coletivos de humanos, oralidade, escrita e informática que produziram conhecimentos matemáticos, tecnológicos e reflexivos coletivos ou coflexivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50969 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Diniz, L. N., & Fernandes, J. A. (2016). Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação. VIDYA, v. 36, n. 2, 457-475. 2176-4603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Franciscano de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Franciscano de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132651162959872 |