Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68983 |
Resumo: | No presente artigo estuda-se o desempenho de alunos do 9º ano de escolaridade na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, enfatizando-se o nível de conclusões que os alunos extraem dos gráficos e os erros e dificuldades que revelam. No estudo participaram 108 alunos do 9º ano, a quem foram aplicadas três tarefas envolvendo a leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Em termos de resultados, na globalidade das tarefas verificou-se um fraco desempenho dos alunos e na análise das respostas a partir dos níveis de leitura e interpretação de gráficos de Curcio (1989) verificou-se que no nível “ler os dados” a grande maioria dos alunos respondeu correctamente, enquanto nos níveis “ler entre os dados” e “ler além dos dados” apenas cerca de 1/3 dos alunos ou menos respondeu correctamente. |
id |
RCAP_6f1d019b21cf2db715f4d604aa709a3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridadeReading and interpretation of statistical graphs by 9th grade studentsGráficos estatísticosLeitura e interpretaçãoAlunos do 9º anoStatistical graphsReading and interpretation9th grade studentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNo presente artigo estuda-se o desempenho de alunos do 9º ano de escolaridade na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, enfatizando-se o nível de conclusões que os alunos extraem dos gráficos e os erros e dificuldades que revelam. No estudo participaram 108 alunos do 9º ano, a quem foram aplicadas três tarefas envolvendo a leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Em termos de resultados, na globalidade das tarefas verificou-se um fraco desempenho dos alunos e na análise das respostas a partir dos níveis de leitura e interpretação de gráficos de Curcio (1989) verificou-se que no nível “ler os dados” a grande maioria dos alunos respondeu correctamente, enquanto nos níveis “ler entre os dados” e “ler além dos dados” apenas cerca de 1/3 dos alunos ou menos respondeu correctamente.In this paper we study the performance of 9th grade students in reading and interpretation of statistical graphs, emphasizing the level of conclusions that students draw from the graphs and the mistakes and difficulties that they show. In the study participated 108 students of the 9th grade, to who were applied three tasks involving the reading and interpretation of statistical graphs. In terms of results, there was a poor student performance in the overall tasks and the analysis of responses through the Curcio(1989)’s levels of reading and interpreting graphs found that at the level "reading data" the most students answered correctly, while at the levels "reading between the data" and "reading beyond the data" only about one third or less of the students answered correctly.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioMorais, Paula Cristina20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68983porFernandes, J. A. & Morais, P. C. (2011). Leitura e Interpretação de Gráficos Estatísticos por Alunos do 9º Ano de Escolaridade. Educação Matemática Pesquisa, 13(1), 95-115.1983-3156https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5282/4052info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:02.653210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade Reading and interpretation of statistical graphs by 9th grade students |
title |
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade Fernandes, José António Gráficos estatísticos Leitura e interpretação Alunos do 9º ano Statistical graphs Reading and interpretation 9th grade students Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade |
title_full |
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade |
title_sort |
Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade |
author |
Fernandes, José António |
author_facet |
Fernandes, José António Morais, Paula Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Paula Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José António Morais, Paula Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gráficos estatísticos Leitura e interpretação Alunos do 9º ano Statistical graphs Reading and interpretation 9th grade students Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Gráficos estatísticos Leitura e interpretação Alunos do 9º ano Statistical graphs Reading and interpretation 9th grade students Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No presente artigo estuda-se o desempenho de alunos do 9º ano de escolaridade na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, enfatizando-se o nível de conclusões que os alunos extraem dos gráficos e os erros e dificuldades que revelam. No estudo participaram 108 alunos do 9º ano, a quem foram aplicadas três tarefas envolvendo a leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Em termos de resultados, na globalidade das tarefas verificou-se um fraco desempenho dos alunos e na análise das respostas a partir dos níveis de leitura e interpretação de gráficos de Curcio (1989) verificou-se que no nível “ler os dados” a grande maioria dos alunos respondeu correctamente, enquanto nos níveis “ler entre os dados” e “ler além dos dados” apenas cerca de 1/3 dos alunos ou menos respondeu correctamente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68983 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, J. A. & Morais, P. C. (2011). Leitura e Interpretação de Gráficos Estatísticos por Alunos do 9º Ano de Escolaridade. Educação Matemática Pesquisa, 13(1), 95-115. 1983-3156 https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5282/4052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132515143778304 |