Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Morais, Paula Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68983
Resumo: No presente artigo estuda-se o desempenho de alunos do 9º ano de escolaridade na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, enfatizando-se o nível de conclusões que os alunos extraem dos gráficos e os erros e dificuldades que revelam. No estudo participaram 108 alunos do 9º ano, a quem foram aplicadas três tarefas envolvendo a leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Em termos de resultados, na globalidade das tarefas verificou-se um fraco desempenho dos alunos e na análise das respostas a partir dos níveis de leitura e interpretação de gráficos de Curcio (1989) verificou-se que no nível “ler os dados” a grande maioria dos alunos respondeu correctamente, enquanto nos níveis “ler entre os dados” e “ler além dos dados” apenas cerca de 1/3 dos alunos ou menos respondeu correctamente.
id RCAP_6f1d019b21cf2db715f4d604aa709a3b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridadeReading and interpretation of statistical graphs by 9th grade studentsGráficos estatísticosLeitura e interpretaçãoAlunos do 9º anoStatistical graphsReading and interpretation9th grade studentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNo presente artigo estuda-se o desempenho de alunos do 9º ano de escolaridade na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, enfatizando-se o nível de conclusões que os alunos extraem dos gráficos e os erros e dificuldades que revelam. No estudo participaram 108 alunos do 9º ano, a quem foram aplicadas três tarefas envolvendo a leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Em termos de resultados, na globalidade das tarefas verificou-se um fraco desempenho dos alunos e na análise das respostas a partir dos níveis de leitura e interpretação de gráficos de Curcio (1989) verificou-se que no nível “ler os dados” a grande maioria dos alunos respondeu correctamente, enquanto nos níveis “ler entre os dados” e “ler além dos dados” apenas cerca de 1/3 dos alunos ou menos respondeu correctamente.In this paper we study the performance of 9th grade students in reading and interpretation of statistical graphs, emphasizing the level of conclusions that students draw from the graphs and the mistakes and difficulties that they show. In the study participated 108 students of the 9th grade, to who were applied three tasks involving the reading and interpretation of statistical graphs. In terms of results, there was a poor student performance in the overall tasks and the analysis of responses through the Curcio(1989)’s levels of reading and interpreting graphs found that at the level "reading data" the most students answered correctly, while at the levels "reading between the data" and "reading beyond the data" only about one third or less of the students answered correctly.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioMorais, Paula Cristina20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68983porFernandes, J. A. & Morais, P. C. (2011). Leitura e Interpretação de Gráficos Estatísticos por Alunos do 9º Ano de Escolaridade. Educação Matemática Pesquisa, 13(1), 95-115.1983-3156https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5282/4052info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:02.653210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
Reading and interpretation of statistical graphs by 9th grade students
title Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
spellingShingle Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
Fernandes, José António
Gráficos estatísticos
Leitura e interpretação
Alunos do 9º ano
Statistical graphs
Reading and interpretation
9th grade students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
title_full Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
title_fullStr Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
title_sort Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
author Fernandes, José António
author_facet Fernandes, José António
Morais, Paula Cristina
author_role author
author2 Morais, Paula Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José António
Morais, Paula Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Gráficos estatísticos
Leitura e interpretação
Alunos do 9º ano
Statistical graphs
Reading and interpretation
9th grade students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gráficos estatísticos
Leitura e interpretação
Alunos do 9º ano
Statistical graphs
Reading and interpretation
9th grade students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No presente artigo estuda-se o desempenho de alunos do 9º ano de escolaridade na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, enfatizando-se o nível de conclusões que os alunos extraem dos gráficos e os erros e dificuldades que revelam. No estudo participaram 108 alunos do 9º ano, a quem foram aplicadas três tarefas envolvendo a leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Em termos de resultados, na globalidade das tarefas verificou-se um fraco desempenho dos alunos e na análise das respostas a partir dos níveis de leitura e interpretação de gráficos de Curcio (1989) verificou-se que no nível “ler os dados” a grande maioria dos alunos respondeu correctamente, enquanto nos níveis “ler entre os dados” e “ler além dos dados” apenas cerca de 1/3 dos alunos ou menos respondeu correctamente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68983
url http://hdl.handle.net/1822/68983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, J. A. & Morais, P. C. (2011). Leitura e Interpretação de Gráficos Estatísticos por Alunos do 9º Ano de Escolaridade. Educação Matemática Pesquisa, 13(1), 95-115.
1983-3156
https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5282/4052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132515143778304