Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/224
Resumo: O tema deste trabalho é o estudo da figura de Director de Turma e o desenvolvimento da sua acção e competências, colocando o enfoque nas representações dos alunos e professores de 3º ciclo e na percepção das interacções estabelecidas. Este estudo de caso, denominado "Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma" procura compreender em que medida as imagens dos alunos e professores, bem como as relações existentes, são determinantes na qualidade e eficácia do exercício das funções que cabem ao professor Director de Turma. Iniciamos o nosso trabalho fundamentando-o teoricamente criando um quadro de referência assente no estudo da emergência e evolução da figura do Director de Turma e em conceitos determinantes na sua acção como Representações Sociais e Interacção. Foram aplicados inquéritos por questionário, às amostras de professores e alunos seleccionadas de um universo correspondente a uma escola urbana de ensino básico de 2º e 3º ciclos. São apresentados e analisados, à luz do referencial teórico, os resultados obtidos e é realizada uma síntese comparativa das representações e percepções, de professores e alunos, das interacções estabelecidas.
id RCAP_632690e303a6afefcafc69d369fcf2ee
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.EducaçãoDirector de turmaCompetênciasLiderançaTMEO tema deste trabalho é o estudo da figura de Director de Turma e o desenvolvimento da sua acção e competências, colocando o enfoque nas representações dos alunos e professores de 3º ciclo e na percepção das interacções estabelecidas. Este estudo de caso, denominado "Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma" procura compreender em que medida as imagens dos alunos e professores, bem como as relações existentes, são determinantes na qualidade e eficácia do exercício das funções que cabem ao professor Director de Turma. Iniciamos o nosso trabalho fundamentando-o teoricamente criando um quadro de referência assente no estudo da emergência e evolução da figura do Director de Turma e em conceitos determinantes na sua acção como Representações Sociais e Interacção. Foram aplicados inquéritos por questionário, às amostras de professores e alunos seleccionadas de um universo correspondente a uma escola urbana de ensino básico de 2º e 3º ciclos. São apresentados e analisados, à luz do referencial teórico, os resultados obtidos e é realizada uma síntese comparativa das representações e percepções, de professores e alunos, das interacções estabelecidas.2009-04-30T11:18:04Z2013-08-14T18:01:07Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/224porCota: TME 224Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:31ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.
title Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.
spellingShingle Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.
Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silva
Educação
Director de turma
Competências
Liderança
TME
title_short Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.
title_full Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.
title_fullStr Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.
title_full_unstemmed Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.
title_sort Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.
author Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silva
author_facet Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Director de turma
Competências
Liderança
TME
topic Educação
Director de turma
Competências
Liderança
TME
description O tema deste trabalho é o estudo da figura de Director de Turma e o desenvolvimento da sua acção e competências, colocando o enfoque nas representações dos alunos e professores de 3º ciclo e na percepção das interacções estabelecidas. Este estudo de caso, denominado "Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma" procura compreender em que medida as imagens dos alunos e professores, bem como as relações existentes, são determinantes na qualidade e eficácia do exercício das funções que cabem ao professor Director de Turma. Iniciamos o nosso trabalho fundamentando-o teoricamente criando um quadro de referência assente no estudo da emergência e evolução da figura do Director de Turma e em conceitos determinantes na sua acção como Representações Sociais e Interacção. Foram aplicados inquéritos por questionário, às amostras de professores e alunos seleccionadas de um universo correspondente a uma escola urbana de ensino básico de 2º e 3º ciclos. São apresentados e analisados, à luz do referencial teórico, os resultados obtidos e é realizada uma síntese comparativa das representações e percepções, de professores e alunos, das interacções estabelecidas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2009-04-30T11:18:04Z
2013-08-14T18:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/224
url http://hdl.handle.net/11328/224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546375770113