Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/224 |
Resumo: | O tema deste trabalho é o estudo da figura de Director de Turma e o desenvolvimento da sua acção e competências, colocando o enfoque nas representações dos alunos e professores de 3º ciclo e na percepção das interacções estabelecidas. Este estudo de caso, denominado "Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma" procura compreender em que medida as imagens dos alunos e professores, bem como as relações existentes, são determinantes na qualidade e eficácia do exercício das funções que cabem ao professor Director de Turma. Iniciamos o nosso trabalho fundamentando-o teoricamente criando um quadro de referência assente no estudo da emergência e evolução da figura do Director de Turma e em conceitos determinantes na sua acção como Representações Sociais e Interacção. Foram aplicados inquéritos por questionário, às amostras de professores e alunos seleccionadas de um universo correspondente a uma escola urbana de ensino básico de 2º e 3º ciclos. São apresentados e analisados, à luz do referencial teórico, os resultados obtidos e é realizada uma síntese comparativa das representações e percepções, de professores e alunos, das interacções estabelecidas. |
id |
RCAP_632690e303a6afefcafc69d369fcf2ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções.EducaçãoDirector de turmaCompetênciasLiderançaTMEO tema deste trabalho é o estudo da figura de Director de Turma e o desenvolvimento da sua acção e competências, colocando o enfoque nas representações dos alunos e professores de 3º ciclo e na percepção das interacções estabelecidas. Este estudo de caso, denominado "Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma" procura compreender em que medida as imagens dos alunos e professores, bem como as relações existentes, são determinantes na qualidade e eficácia do exercício das funções que cabem ao professor Director de Turma. Iniciamos o nosso trabalho fundamentando-o teoricamente criando um quadro de referência assente no estudo da emergência e evolução da figura do Director de Turma e em conceitos determinantes na sua acção como Representações Sociais e Interacção. Foram aplicados inquéritos por questionário, às amostras de professores e alunos seleccionadas de um universo correspondente a uma escola urbana de ensino básico de 2º e 3º ciclos. São apresentados e analisados, à luz do referencial teórico, os resultados obtidos e é realizada uma síntese comparativa das representações e percepções, de professores e alunos, das interacções estabelecidas.2009-04-30T11:18:04Z2013-08-14T18:01:07Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/224porCota: TME 224Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:31ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções. |
title |
Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções. |
spellingShingle |
Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções. Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silva Educação Director de turma Competências Liderança TME |
title_short |
Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções. |
title_full |
Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções. |
title_fullStr |
Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções. |
title_full_unstemmed |
Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções. |
title_sort |
Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma: imagens e interacções. |
author |
Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silva |
author_facet |
Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Paula Monteiro da Rocha Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Director de turma Competências Liderança TME |
topic |
Educação Director de turma Competências Liderança TME |
description |
O tema deste trabalho é o estudo da figura de Director de Turma e o desenvolvimento da sua acção e competências, colocando o enfoque nas representações dos alunos e professores de 3º ciclo e na percepção das interacções estabelecidas. Este estudo de caso, denominado "Alunos e professores do 3º ciclo face ao director de turma" procura compreender em que medida as imagens dos alunos e professores, bem como as relações existentes, são determinantes na qualidade e eficácia do exercício das funções que cabem ao professor Director de Turma. Iniciamos o nosso trabalho fundamentando-o teoricamente criando um quadro de referência assente no estudo da emergência e evolução da figura do Director de Turma e em conceitos determinantes na sua acção como Representações Sociais e Interacção. Foram aplicados inquéritos por questionário, às amostras de professores e alunos seleccionadas de um universo correspondente a uma escola urbana de ensino básico de 2º e 3º ciclos. São apresentados e analisados, à luz do referencial teórico, os resultados obtidos e é realizada uma síntese comparativa das representações e percepções, de professores e alunos, das interacções estabelecidas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005 2009-04-30T11:18:04Z 2013-08-14T18:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/224 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546375770113 |