Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6033 |
Resumo: | Este relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação. |
id |
RCAP_632cdb065c492e9d79e1993f6ed1b874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de GuitarraEnsino de músicaGuitarra clássicaManual didático de guitarraPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoMusic teachingClassical guitarGuitar didactical handbookSupervised teaching practiceAction-researchDomínio/Área Científica : HumanidadesEste relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação.Abstract : This final Master's report aims to describe my experience in supervised teaching practice as well as present my research study. The first part of the report focuses on the Supervised Teaching Practice held at the Choral Phydellius Music Conservatory in Torres Novas, where not only did I work as a trainee but also accumulated functions in the Pedagogical Council as responsible for the guitar department, which I was synonymous with greater responsibility and rejoicing. As a trainee I worked as pre-service teacher in the discipline of Guitar and I collaborated in a discipline of Group Class in format of orchestra of blows. With regard to the Supervised Teaching Practice, the environment and the school are contextualized, the classes and the students are characterized, the lessons taught are exemplified by the presentation of plans and reflections on teaching and learning situations in the two disciplines in which the practice was developed. In the second part of this report I present the study, conducted in the form of action research, long sought after, which somehow intends to demonstrate the pedagogical and educational dimension of the Classical Guitar Didactic Manual developed by me when applied in the discipline of Guitar. This research reflects the positive contribution of the manual to improving student performance as well as increasing their theoretical and technical knowledge. It should be stressed that this research was supported by suitable colleagues who came to give technical validity to the investigation.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daCarvalhinho, Miguel Nuno MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha2018-03-11T17:51:20Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6033TID:201881594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:36Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:44.955604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra |
title |
Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra |
spellingShingle |
Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha Ensino de música Guitarra clássica Manual didático de guitarra Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Music teaching Classical guitar Guitar didactical handbook Supervised teaching practice Action-research Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra |
title_full |
Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra |
title_fullStr |
Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra |
title_full_unstemmed |
Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra |
title_sort |
Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra |
author |
Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha |
author_facet |
Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da Carvalhinho, Miguel Nuno Marques Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Guitarra clássica Manual didático de guitarra Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Music teaching Classical guitar Guitar didactical handbook Supervised teaching practice Action-research Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Ensino de música Guitarra clássica Manual didático de guitarra Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Music teaching Classical guitar Guitar didactical handbook Supervised teaching practice Action-research Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
Este relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-11T17:51:20Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6033 TID:201881594 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6033 |
identifier_str_mv |
TID:201881594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130828421201920 |