Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6033
Resumo: Este relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação.
id RCAP_632cdb065c492e9d79e1993f6ed1b874
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de GuitarraEnsino de músicaGuitarra clássicaManual didático de guitarraPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoMusic teachingClassical guitarGuitar didactical handbookSupervised teaching practiceAction-researchDomínio/Área Científica : HumanidadesEste relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação.Abstract : This final Master's report aims to describe my experience in supervised teaching practice as well as present my research study. The first part of the report focuses on the Supervised Teaching Practice held at the Choral Phydellius Music Conservatory in Torres Novas, where not only did I work as a trainee but also accumulated functions in the Pedagogical Council as responsible for the guitar department, which I was synonymous with greater responsibility and rejoicing. As a trainee I worked as pre-service teacher in the discipline of Guitar and I collaborated in a discipline of Group Class in format of orchestra of blows. With regard to the Supervised Teaching Practice, the environment and the school are contextualized, the classes and the students are characterized, the lessons taught are exemplified by the presentation of plans and reflections on teaching and learning situations in the two disciplines in which the practice was developed. In the second part of this report I present the study, conducted in the form of action research, long sought after, which somehow intends to demonstrate the pedagogical and educational dimension of the Classical Guitar Didactic Manual developed by me when applied in the discipline of Guitar. This research reflects the positive contribution of the manual to improving student performance as well as increasing their theoretical and technical knowledge. It should be stressed that this research was supported by suitable colleagues who came to give technical validity to the investigation.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daCarvalhinho, Miguel Nuno MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha2018-03-11T17:51:20Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6033TID:201881594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:36Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:44.955604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra
title Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra
spellingShingle Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra
Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha
Ensino de música
Guitarra clássica
Manual didático de guitarra
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Music teaching
Classical guitar
Guitar didactical handbook
Supervised teaching practice
Action-research
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra
title_full Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra
title_fullStr Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra
title_full_unstemmed Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra
title_sort Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra
author Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha
author_facet Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Guitarra clássica
Manual didático de guitarra
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Music teaching
Classical guitar
Guitar didactical handbook
Supervised teaching practice
Action-research
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ensino de música
Guitarra clássica
Manual didático de guitarra
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Music teaching
Classical guitar
Guitar didactical handbook
Supervised teaching practice
Action-research
Domínio/Área Científica : Humanidades
description Este relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-11T17:51:20Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6033
TID:201881594
url http://hdl.handle.net/10400.11/6033
identifier_str_mv TID:201881594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130828421201920