Prática pedagógica: cenário de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galveias, Maria de Fátima Cid
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.351
Resumo: O presente texto resulta da transcrição da comunicação apresentada pela autora na Jornadas de Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizadas no âmbito da iniciação à prática profissional dos cursos de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo. Nessa comunicação a autora apresentou uma breve sistematização teórica dos cenários de supervisão para a formação de professores, enfatizando os elementos que considera mais relevantes para a formação inicial dos professores, e que constituem referencial para  a iniciação profissional dos cursos em referência. São ainda apresentadas com detalhe as etapas do processo supervisivo em torno da iniciação a uma prática profissional de professores que se pretende que seja reflexiva, problematizadora, promotora de pesquisa e construtora de conhecimento profissional.
id RCAP_632f7f24d3a56f8e6c94f7958a173f77
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática pedagógica: cenário de formação profissionalNúmero 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.O presente texto resulta da transcrição da comunicação apresentada pela autora na Jornadas de Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizadas no âmbito da iniciação à prática profissional dos cursos de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo. Nessa comunicação a autora apresentou uma breve sistematização teórica dos cenários de supervisão para a formação de professores, enfatizando os elementos que considera mais relevantes para a formação inicial dos professores, e que constituem referencial para  a iniciação profissional dos cursos em referência. São ainda apresentadas com detalhe as etapas do processo supervisivo em torno da iniciação a uma prática profissional de professores que se pretende que seja reflexiva, problematizadora, promotora de pesquisa e construtora de conhecimento profissional.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2008-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.351por1646-2335Galveias, Maria de Fátima Cidinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:35.098327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica: cenário de formação profissional
title Prática pedagógica: cenário de formação profissional
spellingShingle Prática pedagógica: cenário de formação profissional
Galveias, Maria de Fátima Cid
Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.
title_short Prática pedagógica: cenário de formação profissional
title_full Prática pedagógica: cenário de formação profissional
title_fullStr Prática pedagógica: cenário de formação profissional
title_full_unstemmed Prática pedagógica: cenário de formação profissional
title_sort Prática pedagógica: cenário de formação profissional
author Galveias, Maria de Fátima Cid
author_facet Galveias, Maria de Fátima Cid
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galveias, Maria de Fátima Cid
dc.subject.por.fl_str_mv Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.
topic Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.
description O presente texto resulta da transcrição da comunicação apresentada pela autora na Jornadas de Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizadas no âmbito da iniciação à prática profissional dos cursos de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo. Nessa comunicação a autora apresentou uma breve sistematização teórica dos cenários de supervisão para a formação de professores, enfatizando os elementos que considera mais relevantes para a formação inicial dos professores, e que constituem referencial para  a iniciação profissional dos cursos em referência. São ainda apresentadas com detalhe as etapas do processo supervisivo em torno da iniciação a uma prática profissional de professores que se pretende que seja reflexiva, problematizadora, promotora de pesquisa e construtora de conhecimento profissional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.351
url https://doi.org/10.25755/int.351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130946682748928