Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.353 |
Resumo: | Este trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. Tinha-se a expectativa de que a adoção de uma intervenção didático-pedagógica envolvendo um projeto desafiador, como o Congresso, sustentaria, de um lado, a construção de inovações no ensino como uma forma de os licenciandos experimentarem outras modalidades do currículo e do trabalho docente e, de outro, propiciar a formação profissional de professoras/pesquisadoras iniciantes. Como forma de coleta de dados dessa experiência utilizamos questionários aplicados aos licenciandos, crônicas escritas pelos alunos da disciplina ao término do semestre letivo, diário de bordo de uma pós-graduanda participante da experiência e os relatos da pós-graduanda e da professora responsável pela disciplina. Constatamos que, para os alunos da graduação, essa experiência possibilitou: aprendizagem sobre a docência em suas múltiplas dimensões: um trabalho coletivo no ambiente educacional; a reflexão na e sobre a ação; o contato com uma pluralidade de estratégias de ensino; a percepção da importância do vínculo com os alunos, a importância da criatividade e da flexibilidade nas ações de ensino; e vivenciar que a mudança é possível. |
id |
RCAP_d662b7606ec46a9beaf6b07c79f27a83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professoresNúmero 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.Este trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. Tinha-se a expectativa de que a adoção de uma intervenção didático-pedagógica envolvendo um projeto desafiador, como o Congresso, sustentaria, de um lado, a construção de inovações no ensino como uma forma de os licenciandos experimentarem outras modalidades do currículo e do trabalho docente e, de outro, propiciar a formação profissional de professoras/pesquisadoras iniciantes. Como forma de coleta de dados dessa experiência utilizamos questionários aplicados aos licenciandos, crônicas escritas pelos alunos da disciplina ao término do semestre letivo, diário de bordo de uma pós-graduanda participante da experiência e os relatos da pós-graduanda e da professora responsável pela disciplina. Constatamos que, para os alunos da graduação, essa experiência possibilitou: aprendizagem sobre a docência em suas múltiplas dimensões: um trabalho coletivo no ambiente educacional; a reflexão na e sobre a ação; o contato com uma pluralidade de estratégias de ensino; a percepção da importância do vínculo com os alunos, a importância da criatividade e da flexibilidade nas ações de ensino; e vivenciar que a mudança é possível.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2008-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.353por1646-2335Oliveira, Márcia Márcia Rozenfeld Gomes deBozzini, Isabela Custódio TaloraMonte, Maria das GraçasFreitas, Denise deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:35.186901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores |
title |
Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores |
spellingShingle |
Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores Oliveira, Márcia Márcia Rozenfeld Gomes de Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão. |
title_short |
Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores |
title_full |
Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores |
title_fullStr |
Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores |
title_sort |
Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores |
author |
Oliveira, Márcia Márcia Rozenfeld Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Márcia Márcia Rozenfeld Gomes de Bozzini, Isabela Custódio Talora Monte, Maria das Graças Freitas, Denise de |
author_role |
author |
author2 |
Bozzini, Isabela Custódio Talora Monte, Maria das Graças Freitas, Denise de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Márcia Márcia Rozenfeld Gomes de Bozzini, Isabela Custódio Talora Monte, Maria das Graças Freitas, Denise de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão. |
topic |
Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão. |
description |
Este trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. Tinha-se a expectativa de que a adoção de uma intervenção didático-pedagógica envolvendo um projeto desafiador, como o Congresso, sustentaria, de um lado, a construção de inovações no ensino como uma forma de os licenciandos experimentarem outras modalidades do currículo e do trabalho docente e, de outro, propiciar a formação profissional de professoras/pesquisadoras iniciantes. Como forma de coleta de dados dessa experiência utilizamos questionários aplicados aos licenciandos, crônicas escritas pelos alunos da disciplina ao término do semestre letivo, diário de bordo de uma pós-graduanda participante da experiência e os relatos da pós-graduanda e da professora responsável pela disciplina. Constatamos que, para os alunos da graduação, essa experiência possibilitou: aprendizagem sobre a docência em suas múltiplas dimensões: um trabalho coletivo no ambiente educacional; a reflexão na e sobre a ação; o contato com uma pluralidade de estratégias de ensino; a percepção da importância do vínculo com os alunos, a importância da criatividade e da flexibilidade nas ações de ensino; e vivenciar que a mudança é possível. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.353 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130946685894656 |